reciclagem-profissional

A Importância da Reciclagem Profissional

Por: José Roberto Marques | Blog

Para qual caminho você está direcionando a sua carreira: mais conhecimento ou zona de conforto?
Constantemente vemos matérias, artigos, entrevistas e estudos mostrando a importância da reciclagem profissional. Mesmo assim, muitos profissionais preferem não dar muita importância para esta realidade e, seguem suas carreiras, sem jamais investir em seu aprimoramento.

Este é um dos maiores pecados que alguém pode cometer em relação ao próprio crescimento profissional e pessoal. Hoje em dia, é fundamental acompanhar e estar preparado para as mudanças, tendências e inovações do setor e do mercado.

Entender a importância do aprendizado regular é o primeiro passo. O próximo é encontrar o modo de obter conhecimento e de executá-lo com eficácia. Para ajudar nessa etapa, é essencial que você compreenda o papel do networking e da educação continuada por meio de cursos complementares, coaching, pós-graduação e treinamentos.

Os médicos e demais profissionais da saúde, os engenheiros, os professores, os treinadores e os comunicadores: são alguns exemplos de trabalhadores que sempre estão em busca de cursos de reciclagem para se atualizar e incorporar novas técnicas, ferramentas, métodos e recursos à sua atuação. É só observar a quantidade de seminários, fóruns e palestras que eles participam!

Por tudo isso é sempre importante estar atento, investir em qualificação, com o objetivo de sempre aumentar sua empregabilidade no mercado de trabalho. Para saber mais sobre esse assunto é só continuar lendo o artigo!

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!
Conheça mais sobre essa metodologia,
acesse “Tudo Sobre Coaching”!

Invista em bons treinamentos

O mantra é: fazer os melhores treinamentos. Esta é uma mentalidade que vem crescendo entre os profissionais, pois é mais fácil que os colaboradores mais capacitados e preparados se destaquem.

Saber enfrentar diversos tipos de situações e entregar um alto desempenho e grandes resultados é um fator relevante para as empresas. Por isso, além de colaborar com sua expertise, estes funcionários também são aqueles que conseguem manter seu emprego em momentos economicamente ruins.

5 benefícios da educação continuada para o funcionário

Um colaborador que sente que tem investimento na sua formação não só evoluir profissionalmente, como também pessoalmente. Agora você vai conferir 5 benefícios que o funcionário pode ter ao aderir a filosofia da educação constante. Acompanhe:

  1. Autoestima turbinada, pois ele se sente dono do negócio e entende que a sua capacidade técnica e experiência profissional estão sendo valorizados.
  2. Crescimento do conhecimento de assuntos do setor.
  3. Descobrimento da importância de se entender com o autoconhecimento e o exercício da inteligência emocional.
  4. Vontade de praticar ações que ampliem sua visão de mercado e de mundo.
  5. Empoderamento e mais maturidade para lidar com as pressões internas e externas.

5 ações para a formação educacional dos colaboradores

Atualmente o mercado pede muito mais do que simplesmente apertar parafusos. A organização quer colaboradores proativos, cheios de ideias e ligados em inovação para aprimorar as tarefas do dia a dia e trazer mudanças substanciais no cenário como um todo.

Só que esse profissional não é tão fácil de se encontrar. Por isso, é essencial que as áreas de recursos humanos (RH), gestão e liderança estejam alinhados sobre a importância de se investir em educação continuada. Isso pode com diversas ações e agora você vai conhecer as 10 principais. Confira:

Você é feliz?

  1. Oferecimento de desconto em cursos de graduação, pós-graduação, MBA, idiomas estrangeiros e mais por meio de parcerias com instituições de ensino.
  2. Palestras de profissionais importantes no meio para aumentar o conhecimento técnico de determinado tipo de cargo. Isso pode ser feito com todos os cargos.
  3. Dinâmicas para ampliar a consciência coletiva e otimizar o trabalho em grupo.
  4. Inserção de processo denso de feedback em que é possível entender a visão do colaborador e do gestor e elaborar um plano de carreira assertivo e adequado.
  5. Desenvolvimento de projeto de mentoria interna, em que profissionais que são destaque no cargo dão aulas para outros que ainda possuem muitos pontos que necessitam de atenção.

 

Se você quiser compartilhar outra ação interessante é só escrever nos comentários no final deste artigo!

5 benefícios do investimento em educação para a empresa

Quando um funcionário se sente valorizado, a empresa também ganha. Justamente por isso, selecionei os principais benefícios que a empresa pode ganhar ao investir na educação dos colaboradores. Veja quais são:

  1. Mais aderência à cultura organizacional;
  2. Alcance de resultados com mais agilidade e qualidade;
  3. Otimização de processos diários;
  4. Crescimentos dos índices positivos de clima organizacional;
  5. Retenção de talentos.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

Como reforçar o empoderamento

Neste sentido, investir em processos ou mesmo em uma formação completa em coaching é uma ideia inteligente e efetiva. O método é uma forma efetiva de alterar o mindset sem mudar a essência de cada um. Com exercícios e ferramentas específicas você chega a um grau de sabedoria sobre si mesmo, que é capaz de se autodesenvolver e de gerar autoconfiança sem muita dificuldade.

Ao fazer um curso como o Professional & Self Coaching (PSC), você trabalha formas de evoluir seus conhecimento profissionais e pessoais para executar tarefas com alto desempenho e se tornar uma autoridade no assunto em que sabe. Além de aprimorar seus conhecimentos profissionais, você também terá a chance de se tornar coach e atuar dentro e fora de sua empresa.

Neste extraordinário treinamento, você que busca a reciclagem, tem a oportunidade de desenvolver de forma acelerada, encontrando novas competências técnicas, emocionais e comportamentais que já estavam dentro de você; vencendo crenças limitantes; e potencializando habilidades e, consequentemente, os resultados na carreira.

Mais do que isso, no PSC você tem acesso às mais modernas ferramentas e técnicas de desenvolvimento humano no que tange liderança, gestão de pessoas e processos e administração de empresas, por exemplo.

Se não bastassem todos estes benefícios e diferenciais, ao fazer este curso de coaching, você também faz um poderoso treinamento de Analista Comportamental, com a exclusiva ferramenta Coaching Assessment, que tem a validação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da FUMSOFT (Fundação Mineira de Software), e a chancela como produto inovador pela FINEP e do Ministério da Ciência e Tecnologia. Esse procedimento tem a função de expandir ainda mais a sua atuação como profissional, seja no seu cargo original, outra área ou mesmo como coach.

Gostou dessa ideia? Essa é uma ótima forma de investir na sua educação, potencializando seu lado profissional e pessoal ao mesmo tempo. Afinal, quando um lado progride, o outro segue também. Não espere mais, invista agora em uma reciclagem completa. Faça a formação Professional & Self Coaching e conquiste resultados extraordinários!

 

Compartilhe esse texto com os seus amigos nas suas redes sociais!

 

Até a próxima!

 

Copyright: Elena 11/Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: