Segundo o consultor Mark Brouwer, “Um homem é só um líder quando tem um seguidor atrás de si.” Concordo plenamente e ainda acrescento que para ter seguidores, é preciso dar bons exemplos, ou seja, ser um gestor ou líder exemplar dentro e fora da empresa.

O seu líder ou gestor é um bom exemplo dentro e fora do trabalho? Continue lendo o texto para saber mais sobre o assunto.

Conheça os passos que vão te tornar um Líder Extraordinário!
Clique aqui e baixe meu ebook “Leader Coach”!
É um presente!

Comportamento constante

Parece estranho exigir que o líder seja sempre uma pessoa reta e congruente 100% do tempo, mas não. Uma liderança de verdade só se faz se as características do gestor forem universais e aplicáveis a todos os contextos da sua vida.

Claro que é esperado que o ser humano mude de comportamento quando está fora do espaço profissional. Afinal, quando não estamos trabalho, temos a possibilidade de ficar mais relaxados, fazermos nossas atividades pessoais e nos encontrarmos com amigos. O que não é esperado é que deixe de ser honesto, respeitoso ou aja fora da lei.

Quer entender mais? Para facilitar, vou mostrar duas situações hipotéticas. Vamos lá!

Imagine que o seu gestor seja honesto dentro do trabalho, mas faça contrabando de objetos no tempo livre. Os gestos não combinam com uma pessoa constantemente honesta, não é mesmo?

PSC

Outro exemplo: imagine o seu líder sendo super respeitoso com as diferenças de gênero e de cor de pele dentro do ambiente corporativo, porém o discurso muda quando está fora do escritório. Seus hábitos pessoais incluem, por exemplo, difamar pessoas do sexo oposto e de cor de pele diferente da sua nas redes sociais.

Deu para compreender melhor agora? O problema é mais tenso do que uma simples mudança de atitude dentro e fora do espaço profissional. Agora vamos combinar que nem você e nem ninguém gostaria de ver o seu chefe numa situação que indicasse um comportamento duvidoso, não é mesmo?

Por isso, é muito importante que as características de um gestor ou líder sejam compatíveis com suas falas, orientações, conhecimentos, exemplos e as experiências que compartilha com sua equipe. Do contrário, esta incongruência entre discurso e atitudes será negativa, levará o gestor ao descrédito e a não ser respeitado por seus liderados.

Agora que o cenário está mais claro, vou te mostrar alguns pontos para se prestar atenção em quem está na liderança ou na gestão.

8 características de um líder ou gestor exemplar

Reuni as 8 principais características de um gestor ou líder exemplar. Ou seja: o comportamento é constante tanto dentro do trabalho quanto fora. Confira:

 

  1. Caráter: um bom gestor é aquele que é honesto e não obriga seus colaboradores a fazerem coisas erradas, contrariando suas crenças e valores. Também é aquele que assume seus erros e não os direciona para a equipe, fala a verdade, é congruente e não tem a famosa “duas caras”.
  2. Comunicação assertiva: este é o meio de criar bons relacionamentos, delegar as demandas de forma efetiva, orientar, corrigir e ensinar a equipe e também estimular os colaboradores a desempenharem o melhor de si. Por saber disso, o chefe exemplar se comunica de forma clara, objetiva e sempre com respeito.
  3. Respeito às regras: cumprir com os horários, respeitar os superiores e as normas e regras da empresa é uma forma do líder mostrar seu respeito pela organização e inspirar sua equipe a fazer o mesmo em seu dia a dia de trabalho. Com base neste alinhamento, todos podem caminhar na mesma direção.
  4. Princípios e valores: ter princípios e valores claros é mais uma forma do gestor dar bons exemplos aos seus profissionais e inspirá-los a seguir crenças positivas e ter comportamentos iguais, dentro e fora da empresa. Os líderes que possuem essas características bem definidas são mais respeitados, admirados e seguidos por todos.
  5. Comprometimento com a equipe: sabe aquele gestor que faz tudo para o crescimento de sua equipe? Que trabalha muito para investir no desenvolvimento de seus liderados, buscando por oportunidades de crescimento para cada um? Este é um líder exemplar! Este tipo de profissional não busca sucesso apenas para si, mas para todos do time, pois ele entende que esse tipo de atitude ajuda a ele, aos membros do grupo e a própria empresa como um todo. Afinal, funcionário valorizado é mais produtivo. E produtividade gera mais resultados positivos.
  6. Corrigi as falhas prontamente: o gestor exemplar não deixa que o incêndio se alastre para só então começar a apagar o fogo. Muito pelo contrário, sempre que identifica alguma ação ou comportamento errado, chama seus colaboradores para corrigir e orientar sobre a forma certa de proceder. Isso evita problemas de relacionamento e na execução das tarefas.
  7. Humanidade e flexibilidade: o fato de a pessoa ser flexível não quer dizer que ela é fraca ou boazinha. Pelo contrário, ela entende que todos podem viver situações inesperadas que afetam diretamente a produtividade do trabalho, tais como acidentes, doenças e problemas pessoais. O líder exemplar cobra, mas também busca ser mais compreensível com as situações difíceis, ao invés de pressionar o colaborador por resultados em um momento em que ele está fragilizado ou precisando de apoio.
  8. A felicidade é imprescindível para uma boa gestao empresarial !
    Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

  9. Experiência e grandes resultados: todos querem chegar ao patamar que o líder exemplar chegou, trilhando seu caminho e conquistando grandes resultados na carreira. Por tudo isso, sempre há uma leva de profissionais que quer trabalhar com ele para aprender. A expertise, experiências e conhecimentos do gestor podem ajudar esse colaborador a aumentar as próprias chances de ter sucesso na carreira e na vida.

Característica extra: o líder que é exemplo também é uma pessoa acessível, sempre um “bom dia” e se importa com as pessoas. Justamente por conta desse comportamento, esse profissional constrói relacionamentos interpessoais muito positivos e duradouros com os seus colegas, subordinados e líderes. Além de ajudar a aumentar a qualidade do ambiente de trabalho, isso confere à equipe maior liberdade para se relacionar com o seu líder, compartilhar ideias, mostrar potencial e evoluir juntos. Mais leitura: dicas para uma liderança de sucesso.

Um modo bem efetivo de desenvolver essas e outras características de uma boa liderança ou gestão é fazer a formação Leader Coach Training (LCT) de coaching. O método possui ferramentas assertivas que levam o aluno ao máximo da sua força interna e ainda desperta habilidades novas que fomentam o alto desempenho.

E você é ou tem um gestor exemplar? Comente sua resposta abaixo!

 

Copyright: 1032686041 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes