Quantas vezes você viu notícias de pessoas que possuem riqueza material entrando e saindo de clínicas de reabilitação, fazendo tratamentos para ansiedade, depressão ou que tomaram decisões financeiras por impulso e acabaram sem nada? Isso significa que não basta ter dinheiro, principalmente se você não tem desenvolvimento pessoal e emocional para ser verdadeiramente rico. A forma como vivemos e enxergamos tudo ao nosso redor é resultado do nosso nível de desenvolvimento pessoal e inteligência emocional. A fórmula é simples: ações criam resultados; é uma questão de causa e efeito. Mas o que muitas vezes não nos damos conta é que ações são também geradas por emoções.

O que estou querendo dizer é que você se comporta conforme seu estado emocional e se você não tem controle e inteligência emocional, consequentemente não terá riqueza emocional e não conseguirá bons resultados.

Por que devo buscar ter riqueza emocional?

A busca por todas as formas de riqueza requer equilíbrio, confiança, força de vontade e resiliência. Às vezes as coisas não vão sair como imaginamos, você terá que enfrentar situações inesperadas, desafios e incertezas. E para enfrentar tudo isso precisa ter inteligência emocional. Riqueza emocional tem a ver com autocuidado, com a busca pelo próprio desenvolvimento como um meio de alcançar o sucesso. Pessoas emocionalmente ricas sabem da importância de dedicar o tempo necessário para reabastecer e cuidar de si mesmas. A ciência comprova que a psicologia positiva e a neuroplasticidade, a habilidade de se transformar e se adaptar a novas experiências, é uma realidade. Desenvolver esta habilidade, criar o hábito diário de nutrir suas sementes positivas para crescer e enriquecer emocionalmente melhorará sua qualidade de vida.

Como Busco A Riqueza Emocional?

Desenvolver a inteligência e controle emocional pode ser uma porta de entrada para novas amizades, sucesso pessoal, acadêmico e profissional, além de proporcionar autoconhecimento. Você poderá alcançar esta riqueza prestando atenção ao que sente, identificando as manifestações das emoções dentro de si e de que modo você reage a elas. Praticar esta aproximação com as próprias emoções leva a uma riqueza emocional e promove a autoconfiança. Não nascemos com riqueza e inteligência emocional e tampouco caem do céu um dia e dura para sempre.

É um esforço diário, uma busca constante por ser melhor. Como saberei que tenho riqueza emocional? Aqueles que possuem riqueza emocional alcançam sucesso duradouro porque sabem que a felicidade está ao longo da jornada. São pessoas que conhecem seu valor, não precisam de aceitação ou validação de outras pessoas e têm uma força interior profunda para afastar pessoas e pensamentos negativos ou para evitar que tenham impacto na sua vida. Ter riqueza emocional não significa não ter medo ou dúvidas, mas sim ter a capacidade de buscar seus resultados apesar das inseguranças.

Portanto, se você conhece e controla suas emoções ao invés de apenas reagir a elas; se é capaz de escolher pensamentos e respostas que o levem ao sucesso e se afasta do pensamento negativo; se você não tem medo de demonstrar vulnerabilidade, tem coragem de admitir suas inseguranças e está aberto a novas possibilidades com honestidade, autenticidade e dando o melhor de si, considere-se uma pessoa emocionalmente rica.

Copyright:  617840372 – https://www.shutterstock.com/pt/g/everst23