Quando você pensa em seu assunto favorito no Instagram, certamente é capaz de elencar alguns influenciadores que se destacam nesse meio, certo? Elas se destacam porque o conteúdo que produzem é de alta qualidade e também porque a maneira como se comunicam com o público é atrativa e eficaz.

Nas redes sociais, essas pessoas que são referência em determinados assuntos são conhecidas como “autoridades”. Assim, o objetivo de qualquer pessoa que produz conteúdo nessas redes é tornar-se uma autoridade, ou seja, aquela pessoa de que todos se lembram quando o assunto em questão surge. A questão é: como é possível construir essa autoridade no Instagram? Neste artigo, você conferirá 7 passos para que isso ocorra.

7 passos para construir autoridade no Instagram

A construção de autoridade é um processo, e não um efeito milagroso que surge do dia para a noite. Ela é resultado de uma série de atitudes que provam que você sabe do que está falando. Sendo assim, é essencial que você seja paciente e dedicado. Aos poucos, as pessoas perceberão o quanto você é bem informado acerca dos temas do seu nicho. Para ajudá-lo nesse processo, confira algumas dicas, na sequência.

1. Defina o seu nicho

É impossível que uma pessoa construa autoridade em diversos segmentos ao mesmo tempo. Ninguém pode ser especialista em gastronomia, moda e videogames simultaneamente. Quem afirma que consegue está mentindo, pois ser uma autoridade envolve uma dedicação plena e total a um tema único.

Portanto, determine qual é o nicho em que você pretende atuar, com base em sua experiência e em sua afinidade com os temas em questão. Leve em consideração a sua formação, a sua atuação profissional e, acima de tudo, as coisas pelas quais você realmente se interessa. Todos esses fatores possibilitam que você defina um nicho e dedique-se plenamente a ele.

2. Construa um perfil humanizado

A dinâmica das redes sociais é um pouco diferente da construção de autoridade em outras mídias. No Instagram, por exemplo, é importante não apenas que o conteúdo seja de qualidade, mas também que as pessoas saibam quem é o ser humano que está por trás de todas aquelas informações.

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Um perfil humanizado é aquele em que a forma como a informação chega às pessoas é tão importante quanto a mensagem em si. A escolha das imagens, das palavras e da maneira como o influenciador se dirige ao seu público mostra o quanto ele é divertido, sensível, atento à sociedade, enfim, humano!

3. Fale sobre a sua trajetória

Quem produz conteúdo em redes sociais deve compreender que quem deve brilhar é o conteúdo, e não o produtor. Contudo, no processo de construção de autoridade, algumas exceções precisam ser abertas.

“Quem é esse cara?” “Onde ele estudou?” “Que autoridade ele tem para produzir esse conteúdo?”. Infelizmente, circulam pelas redes sociais pessoas que se intitulam especialistas em determinadas áreas do conhecimento, sem que de fato o sejam. Portanto, dedique alguns posts ou lives para contar a sua trajetória e a sua experiência com o tema sobre o qual você fala. Isso permitirá que esses questionamentos levantados pelo público sejam adequadamente respondidos.

4. Publique conteúdo constantemente

A produção constante de conteúdo é a principal ferramenta para a construção de autoridade no Instagram e em qualquer outra rede social. Cada post publicado é um degrau a mais na caminhada para tornar-se uma verdadeira referência no assunto abordado.

Por isso, utilize todas as ferramentas da plataforma (os posts, os stories, as lives etc.) como possibilidades de mostrar tudo aquilo que você sabe. Crie um calendário editorial, de modo que você sistematize a produção constante do conteúdo, sem ficar tempos sem postar. Faça lives, crie tutoriais, publique dicas rápidas, crie infográficos, produza cursos online, redija e-books e divulgue todos esses materiais na sua página.

5. Comunique-se com clareza

Você já teve de lidar com aqueles professores que nitidamente eram profundos conhecedores de suas áreas do conhecimento, mas que não tinham a didática adequada para explicar o que sabiam? Nas redes sociais, é importante evitar que algo semelhante ocorra. A forma como você se comunica é tão importante quanto o conteúdo.

Por isso, procure organizar a informação em passos simples, de modo que você consiga, aos poucos, introduzir informações novas e chegar aos cenários mais complexos. Além disso, comunique-se com clareza e simplicidade, sem acelerar no raciocínio e sem utilizar termos muito específicos da sua área (ao menos não sem tê-los explicado anteriormente). Lembre-se de que aquilo que é óbvio e natural para você pode não ser para quem o segue.

6. Tenha fontes e parceiros fidedignos

Por mais que você seja um profundo conhecedor do seu nicho, jamais deve deixar de estudar. Toda e qualquer área do conhecimento passa constantemente por atualizações, às quais você deve ficar atento e acompanhar as notícias. Contudo, lembre-se de selecionar muito bem as fontes das suas informações. Consulte profissionais especialistas e veículos de comunicação confiáveis.

O mesmo vale para os profissionais com os quais você queira estabelecer parcerias no Instagram. Se você convidar alguém para participar de uma live em sua página, certifique-se de que esse convidado também seja uma autoridade fidedigna. Convidar um parceiro sem o conhecimento adequado e informações atualizadas pode prejudicar não apenas a reputação dele, mas também a sua, por tê-lo convidado sem pesquisas prévias.

7. Divulgue os seus resultados

Por fim, lembre-se de divulgar os resultados positivos obtidos com o seu trabalho. Faça posts comemorativos para cada aumento registrado na quantidade dos seus seguidores, por exemplo. Peça depoimentos de pessoas que alcançaram as suas metas porque seguiram as suas dicas. Além disso, publique os prêmios que receber.

Esse tipo de conteúdo, desde que seja verdadeiro, permite que as pessoas de fato percebam o quanto você está obtendo destaque e sendo premiado. Não há resultados sem esforço e sem conteúdo. Portanto, o próprio público notará que, se você tem conseguido conquistas expressivas, é sinal de que as suas informações de fato são valiosas.

Resumidamente, pode-se dizer que a construção de autoridade no Instagram é um processo gradativo, que demanda paciência e muito trabalho. Os principais pilares desse processo consistem em: definir um nicho, humanizar a página, citar a sua trajetória, publicar conteúdo constantemente, comunicar-se com clareza, ter fontes fidedignas e divulgar os resultados positivos obtidos.

E você, querida pessoa, o que tem feito para construir a sua autoridade em sua área de atuação? Quais das dicas acima mais chamaram a sua atenção? Por quê? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além disso, que tal levar essas informações a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!