No meio a tantos problemas, a tantas adversidades parece muito difícil encontrar aquilo que chamamos comumente de “uma luz no fim do túnel”.

Estamos permeados por situações que, muitas vezes, fogem ao nosso controle. E afinal, o que você tem feito para lidar com elas? Existem diversas maneiras de enxergar uma crise, um problema que se apresenta diante de nós. Podemos:

  • Permanecer imóveis diante a situação
  • Deixar que o problema ou o medo tomem conta de tudo
  • Mudar o padrão e enxergar uma solução para o problema

É como eu sempre digo, a vida não é o que acontece com você e sim o que você faz a partir do que acontece você. Esse pensamento é poderoso pois permite que possamos enxergar a vida com outros olhos e perceber que, por mais tumultuosa que seja a situação, somos capazes de sermos felizes, mudando nossa forma de agir, mudando o nosso mindset.

Nossas escolhas, nosso modo de pensar e a nossa maneira de agir são os verdadeiros fatores responsáveis por proporcionar, à nós, o caminho para a felicidade. 

Portanto, é essencial entendermos que precisamos mudar os nossos padrões, sobretudo no modo como nos relacionamos com as adversidades. Entender que, a partir delas, podemos encontrar não apenas as soluções para cessá-las, mas também oportunidades que possam contribuir para o nosso crescimento pessoal e profissional.

Quer entender mais sobre os caminhos que podemos tomar e quais são suas deduções para mudarmos o padrão e conquistarmos a felicidade? Me acompanhe nessa leitura.

Padrões que nos prejudicam

Como disse anteriormente, existem três caminhos que podemos seguir, mediante às situações que lidamos diariamente. Não fazermos nada; perder o controle da situação ou decidir mudar, agir. 

PSC

É fácil percebermos que dois desses caminhos bem distantes de serem ideias, isso ocorre pois à medida que não tomamos o controle da situação nos tornamos cada vez mais propensos a perder o controle, afinal, quando nos abstemos em resolver algo a tendência é que esse problema se torne cada vez maior, ou que ele se acumule com outros.

Por outro lado, quando já perdemos o total controle da situação, nos tornamos cada vez mais suscetíveis a desenvolver problemas que vão bastante além do que ele especificamente representa. Digo isso porque o sentimento de frustração pode acarretar em diversos outros problemas emocionais

No fim das contas, pergunte a si mesmo – “Os problemas do dia a dia são capazes de tirar a minha felicidade?”,  “Eu sou capaz de lidar com eles?”, “Como eu tenho enxergado os meus problemas? Como obstáculos a serem superados ou como muralhas intransponíveis?”.

São muitas perguntas mas o meu objetivo é justamente esse, fazer você refletir sobre como você tem lidado com os seus problemas, e , sobretudo, como você os tem enxergado. 

Entenda que é imprescindível mudarmos os nossos padrões a fim de tomarmos o terceiro caminho. Aquele que nos proporciona aprendizado, superação e desenvolvimento. Se não estivermos dispostos a nos relacionarmos bem com as adversidades seremos incapazes de solucioná-las e quiçá encontrarmos novas oportunidades.

Quer entender como é possível mudar? É só continuar a leitura.

Encontre as oportunidades

 Antes de mais nada podemos presumir com bastante segurança que, para sermos capazes de lidarmos bem com os nossos medos, falhas e emoções a fim de superarmos um obstáculo, precisamos agir. De nada adianta ficarmos à deriva esperando que tudo seja solucionado. 

Mas afinal, como podemos gerar em nós mesmos essa consciência de que é preciso mudar para sermos aptos a superar quaisquer obstáculos, para sermos verdadeiramente felizes? Mesmo durante as adversidades precisamos ser positivos pois só assim poderemos enxergar uma luz no fim do túnel.

Separei para você alguns passos que vão te ajudar nesse processo.

1 – Autoconhecimento: Antes de mais nada precisamos entender como nos relacionamos com os nossos problemas. Somos capazes de lidar com eles? O modo como os enxergamos está ligado ao modo como vemos a nós mesmos e  também o mundo. 

Promover uma visão positiva em relação a isso vai muito além do simples querer, precisamos nos conhecer, entender nossas fraquezas, falhas, pontos de melhoria. Desse modo descobriremos do que somos capazes e como nos desenvolver.

2 – Atenção redobrada: Se não estivermos atentos dificilmente poderemos enxergar oportunidades em meio ao caos. Estar atento é manter o foco e concentração, evitando que a adversidade se perca de vista.

3 – Inteligência Emocional: Enxergamos não só os problemas mas também a vida, como um todo, de um modo positivo parte do pressuposto que somos emocionalmente capazes de lidar com as adversidades. Portanto, desenvolver essa habilidade irá evitar que possamos perder o controle.

4 – Agir: O último passo é provavelmente o que mais facilmente associamos àquela maneira de enxergar os problemas – Mudar o padrão e enxergar uma solução para o problema. Para que isso ocorra é necessário agir, arriscar-se, estar apto a não apenas ter uma visão positiva do problema mas solucioná-lo.

Ter em mente que tudo ocorre na sua vida não somente é passível de solução mas que também pode nos propiciar aprendizado, desenvolvimento e nos ajudar a identificar oportunidades genuínas de sucesso, é entender que ao adotarmos esse padrão estamos cada vez mais próximos da felicidade.