A família é o nosso primeiro grupo social. Nós não a escolhemos. Apenas nascemos nesse grupo, com o qual convivemos desde a infância. Passado algum tempo, nós mesmos constituímos uma nova família, já na idade adulta. Esse convívio com as gerações anteriores e também com as gerações sucessoras é geralmente marcado por laços de amor, mas nem por isso está livre de conflitos.

Divergências de opiniões, intromissões na vida do outro, ciúme, infidelidade, dinheiro ou simples tarefas do cotidiano doméstico — todos eles são motivos que frequentemente causam conflitos no ambiente familiar. Toda família passa por isso, sem exceções.

Quando esses conflitos surgirem, não fuja deles, mas aja no sentido de resolvê-los, com equilíbrio emocional. Para manter a harmonia no seu ambiente familiar, confira as dicas a seguir:

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

1. Não seja egoísta

O egoísmo é a raiz de todos os males, seja numa família, entre amigos, no trabalho etc. A primeira coisa a se fazer para manter um clima harmônico na família é ensinar o pensamento coletivo e altruísta, o que deve ser feito desde a infância.

Pequenos gestos, como ensinar a compartilhar brinquedos e alimentos, ajudar nas tarefas domésticas, dividir responsabilidades e ajudar o próximo são muito relevantes na vida familiar.

PSC

O marido que acha que os cuidados com a casa são exclusividade da esposa, o filho que não arruma o próprio quarto e o irmão que não compartilha os brinquedos são pessoas propensas a iniciar conflitos. Ensine que esses comportamentos prejudicam a harmonia do lar. Por via das dúvidas, reforce aquela velha recomendação: “não faça aos outros aquilo que você não gostaria que fizessem a você”.

2. Não misture a vida profissional com a vida pessoal

Toda pessoa passa por problemas em sua vida profissional. Nesses momentos, é natural querer desabafar sobre eles com o marido ou com a esposa. Fazer isso de vez em quando é saudável, pois alguém de fora da empresa pode oferecer a você um novo olhar sobre a questão. Além disso, é sempre bom contar com um abraço de afeto e amor.

Entretanto, evite fazer desses desabafos uma rotina. Deixe o estresse do trabalho no trabalho. Ao chegar em casa, pense que as pessoas que ali estão não merecem encontrar alguém irritado ou estressado. Como citado, há exceções em que um desabafo possa ser necessário. No entanto, pense no momento da volta para casa como uma oportunidade de relaxar e de sair dos assuntos do trabalho. Curta a sua família, passe um tempo de qualidade com filhos, irmãos e esposo (a).

3. Faça programas em família

Por falar em curtir a família, há muitas pessoas que não sabem como fazer isso. Alguns indivíduos mal trocam palavras com os seus familiares, não fazem refeições juntos e logo mergulham na televisão ou nos aparelhos celulares. Parecem ter se esquecido de como é conversar ou conviver.

Para evitar esse isolamento dentro da própria casa, faça programas juntos. Converse sobre o dia de cada um, assista a um filme em família, brinque com jogos de tabuleiro, promova passeios e viagens. É nesses momentos que as lembranças em família são construídas. Evite chegar ao fim da vida sem boas memórias.

Descubra o que o seu parceiro (a) e os seus filhos gostam de fazer. Entre no universo deles, permita que as pessoas façam parte das vidas umas das outras. Com interesses em comum, fica mais fácil criar vínculos de afeto e harmonia.

4. Converse

A quarta dica é muito simples, mas, possivelmente, é a mais importante. Jamais deixe de dialogar com as pessoas da sua família, sobre qualquer assunto. Converse com o seu parceiro sobre o relacionamento, sobre as questões da casa ou do trabalho. Converse com os seus filhos sobre os amigos deles, sobre os problemas que estejam vivendo na escola, sobre o que fazem em seu tempo livre.

Não fuja nem mesmo dos assuntos mais delicados, como dinheiro, sexo, drogas, doenças na família, entre outros. Reúna a família, não esconda os problemas e mostre que, dentro daquele círculo, as pessoas podem contar umas com as outras e não precisam esconder nada. O diálogo ajuda a construir uma relação de confiança, sem mentiras.

A falta de diálogo, porém, leva as pessoas ao isolamento e à falta de certeza se podem ou não se abrir com os pais, irmãos, esposo etc. Portanto, mostre-se aberto ao diálogo, escute atentamente o que o outro tem a dizer, ajude-o da maneira que for possível e faça dessa atitude um hábito em sua família.

5. Defina regras

Seguir regras nem sempre é fácil ou divertido, mas é muito importante instituí-las nas famílias a fim de evitar problemas. Mentir, tirar notas baixas, proferir xingamentos e sair sem avisar são alguns dos comportamentos que mais desencadeiam conflitos e que, portanto, devem ser proibidos.

Da mesma maneira, uma dica importante é atribuir responsabilidades a cada membro da família, de modo que o serviço possa ser distribuído entre todos, sem que ninguém fique sobrecarregado. Lavar a louça, juntar o lixo, arrumar o quarto, cozinhar, pagar as contas, tirar notas boas na escola e juntar a roupa suja são algumas das obrigações a serem divididas entre pais e filhos.

Estabelecer esses combinados ajuda a família a compreender quem é responsável por qual tarefa. Assim, ninguém terá desculpa para empurrar a responsabilidade a outras pessoas quando deixar de cumprir as suas obrigações.

6. Respeite a privacidade de cada um

Todo mundo precisa de privacidade: esposa, marido, filho, filha etc. Por isso, não queira mexer nos objetos pessoais, agendas, diários e celulares dos seus familiares para saber o que se passa em suas vidas. Também é importante ensinar os seus familiares a não agir dessa forma. É preciso que possamos confiar uns nos outros e, se houver algum problema, resolvê-lo por meio do diálogo.

A intromissão na vida do outro é um gesto invasivo, que pode provocar muitos conflitos. O que se pode fazer é orientar o outro e dar abertura para que ele fale sobre a sua vida com você, mas sem forçar a barra. A exceção fica por conta das crianças, que precisam realmente de um acompanhamento mais próximo dos pais. Por isso, os responsáveis devem observar os materiais escolares, mochilas e agendas dos pequenos diariamente.

7. Saiba perdoar

Mesmo seguindo as dicas acima, com regras e incentivo ao diálogo, ainda assim as pessoas cometerão erros. É natural do ser humano errar, e, em sua família, não é diferente. Quando você perceber que houve alguma falha por parte de seu marido, esposa, irmão, filhos etc., não inicie uma discussão em tom acusatório. Sente-se ao lado da pessoa e converse com ela para entender o que houve, exercite o perdão quando necessário.

Explique por que a atitude dela foi inadequada, mas também se demonstre aberto ao perdão. Os erros são fontes de aprendizado para que possamos ser pessoas melhores a cada dia. Como todo mundo erra, negar o perdão a alguém arrependido pode ser um erro ainda maior, especialmente quando se trata de uma família, que precisa reforçar os seus vínculos diariamente.

Resumidamente, demonstre amor e carinho, eduque por meio do ensino e não da punição, seja gentil, respeite a privacidade e as diferenças, perdoe os erros e deixe as brigas do passado no passado. Assim, você conseguirá manter um ambiente familiar repleto de paz e harmonia.

E você, o que achou das dicas? Tem outras sugestões de recomendações para manter a serenidade no lar? Então, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, não se esqueça de compartilhar este artigo com todos os seus amigos, colegas e familiares, por meio das suas redes sociais!

Imagem: Por Gorodenkoff