Profissionais com cara fechada demonstrando insatisfação

Andrey Popov/Shutterstock Alguns fatores, como a falta de confiança, podem afetar os resultados do Coaching em Grupo. Conheça os demais!

Quando falamos nos fatores que podem prejudicar os resultados do Coaching em Grupo e que podem sabotar todo o processo realizado com determinado conjunto de pessoas, é preciso conhecê-los profundamente para saber como lidar com eles.

Para evitar que isso aconteça, o coach deve conhecer muito bem quais são estes tabus e limitações que podem influenciar diretamente no sucesso do seu trabalho e também do serviço oferecido por ele a empresas e pessoas. Neste sentido, neste artigo vamos conhecer estes cinco elementos para saber como lidar com eles assertivamente.

5 Fatores que Podem Prejudicar o Sucesso do Coaching Group

Dentre todos os fatores que podem tornar uma equipe disfuncional existem 5 fatores principais que podem ser destacados e, que de maneira geral se apresentam em diferentes grupos com objetivos diversificados entre si. Os 5 fatores são:

1º Falta de confiança nas pessoas

Diferente do que todos imaginam se mostrar confiante não é a mesma coisa que ser “fechado” as influências externas. Ser uma pessoa confiante é saber se mostrar vulnerável aos seus colegas de equipe, saber reconhecer erros cometidos e puder confiar que essas mesmas pessoas não vão te julgar, elas vão compartilhar do problema e buscar as possíveis soluções para o mesmo.

Quando sabemos que as pessoas do grupo estão em sintonia e com as mesmas intenções fica muito mais fácil de criar um ambiente confiável. A confiabilidade se dá quando não há competição intergrupo, mas sim um desejo comum de comprometimento com a causa do grupo. A falta de confiança é um problema que pode ser resolvido se o grupo ou equipe tiver uma boa condução por seu líder.

PSC

Se forem utilizadas ferramentas elaboradas com o propósito de elevar a sinergia entre os componentes de um mesmo grupo, consequentemente, os níveis de confiança aumentarão. Outro fator que eleva os níveis de confiabilidade entre os indivíduos do grupo é o feedback.

O feedback funciona como uma importante ferramenta para desenvolvimento pessoal e, consequentemente, para o grupo. Saber reconhecer um bom trabalho feito e também os pontos de melhoria contribui grandemente para o melhor andamento das atividades de um grupo, aumentando os bons resultados.

2º Tabu sobre o conflito

Quando ouvimos a palavra conflito logo imaginamos discussões acaloradas, pessoas brigando e essa ideia já nos soam mal. Em ambientes organizacionais muitos gestores e líderes tentam evitar qualquer tipo de discussão para manter um clima harmonioso, porém algumas discussões e conflitos pode auxiliar a equipe a desenvolver mais e melhor.

A ideia que temos que firmar em nossas cabeças não é a de evitar o conflito a qualquer custo, mas sim saber lidar com o conflito, com o embate de ideias sem destruir as relações de confiança já estabelecidas.

É necessário que o reconhecer que o conflito é um campo produtivo, que a partir dele vícios habituais podem ser mudados, novas ideias podem ser apresentadas, bem como uma comunicação mal desenvolvida pode ser explicada. Em situações de conflito a ferramenta necessária para acabar com essa disfunção é a mediação certa.

O líder deve estar capacitado psicologicamente e profissionalmente para saber lidar com as diferenças entre seus liderados. E como já disse várias vezes nas páginas anteriores, um grupo é constituído por pessoas diferentes com jeitos, opiniões, crenças e experiências distintas então fazer essa mediação não é algo tão simples, exige preparo e muita dedicação do líder.

3º Falta de comprometimento

O comprometimento é um dos fatores fundamentais para que um trabalho em grupo dê certo. A falta de comprometimento acarreta em uma multiplicidade de problemas, pois se uma pessoa não está verdadeira comprometida com a causa do grupo ela tende a atrapalhar todo o desenvolvimento das tarefas e obrigações dos outros integrantes.

Ao montar um grupo ou equipe é necessário que as visões dos participantes estejam voltadas para um mesmo rumo, ou seja, para um mesmo propósito. Essa ideia não pressupõe que todos devem ter uma mesma opinião, muito pelo contrário, a pluralidade de opiniões deve ser ouvida, considerada e respeitada, para, a partir de então, decidir qual será o melhor rumo a se seguir.

Para acabar com essa disfunção de grupo e gerar uma mentalidade de comprometimento é importante que o gestor faça um cronograma de atividades para serem desenvolvidas, estabelecendo metas e prazos, dessa forma fica mais fácil de detectar e reconhecer o qual comprometido o integrante do grupo está.

4º Falta de responsabilidade

A falta de responsabilidade é um desdobramento da disfunção anterior que é a falta de comprometimento. Quando as pessoas não se comprometem, consequentemente, elas abandonam o plano de ação estabelecido por todos no grupo. Quando uma pessoa é irresponsável e não segue os acordos estabelecidos entre os membros do grupo as chances de insucesso são maiores, além de criar um mal estar entre os componentes.

Para que uma equipe seja produtiva é de fundamental importância que todos sejam comprometidos e responsáveis em seguir suas tarefas, e para conseguir esse desempenho dos indivíduos o líder deve criar a disciplina da mútua cobrança, e a regular revisão dos desempenhos e resultados obtidos pelo grupo.

5º Não se preocupar com os resultados do grupo

Atingir bons resultados é o fato motivacional para que o grupo trabalhe como uma equipe coesa, funcional e que todos permaneçam em clima de cooperação. Obter resultados positivos é a afirmação que a gestão e o trabalho em equipe estão fluindo bem. Essa disfunção se dá quando um dos integrantes do grupo não está verdadeiramente comprometido, desse modo o seu desempenho e rendimento cai, consequentemente ele faz o rendimento da equipe cair como um todo.

Quando o grupo, ou um dos integrantes dele perde o olhar focado em atingir as metas estabelecidas é a organização que sai perdendo. Para sanar essa disfunção o ideal é que o líder do grupo se mantenha atento aos resultados individuais de cada integrante, bem como no cronograma antes já estabelecido.

Outra forma de manter a atenção do grupo focada em atingir as metas é estabelecer um programa de reconhecimento através do feedback e premiação geral quando cada etapa da meta for atingida. É importante salientar que a premiação é do grupo, e não para cada indivíduo, para que não seja criado um ambiente de concorrência e competitividade.

Agora que você já conhece os elementos que podem alterar os resultados do Coaching em Grupo, sempre que perceber que estes tabus estão impedindo o grupo de avançar, busque aplicar estratégias efetivas para evitar maiores danos.