Profissionais desmotivados, durante reunião para tratar a falta de vontade de trabalhar

Iakov Filimonov/Shutterstock O líder deve ter estratégias efetivas para eliminar a falta de vontade de trabalho dos profissionais

Quando somos líderes um dos nossos principais desafios é lidar com a falta de vontade de trabalhar, especialmente, dos funcionários mais antigos na empresa. Claro, nem todos os dias nós amanhecemos supermotivados, entretanto, quando este desânimo de torna constante, é sinal de que é hora de agir ou senão os resultados da sua equipe podem ficar comprometidos.

O fato é que ninguém simplesmente perde a motivação e fica sem vontade de trabalhar de uma hora para a outra. Inúmeros fatores influenciam neste estado, tais como: falta de tarefas desafiadoras, descrença com a empresa, falta de reconhecimento, rotina, baixa remuneração e carga horária de trabalho excessiva também.

Se pensarmos bem, para não sucumbir a tudo isso, haja resiliência, o que nem todos os colaboradores, por mais antigos que sejam, têm. Por isso mesmo, o papel do líder é evitar que os profissionais mais experientes na empresa fiquem desmotivados, pois além de isso diminuir sua produtividade, também pode acabar afetando os colaboradores mais novos também e, consequentemente, contaminando o ambiente como um todo.

Dicas para eliminar a falta de vontade de trabalhar

A motivação é interna quando vem de nós mesmos e, externa quando algo ou alguém nos incentiva a ir além. Por isso mesmo, o líder deve ter estratégias eficientes para encontrar mecanismos efetivos para motivar seus profissionais e mantê-los sempre animados e proativos.

Isso é bom tanto para o desempenho da equipe quanto para a satisfação dos próprios colaboradores, que ao sentirem-se felizes, reconhecidos, respeitados e desafiados, terão ainda mais prazer em acordar todos os dias, ir para o trabalho e realizar grandes coisas em sua empresa.

PSC

O que fazer então para incentivar seus profissionais mais antigos e também os mais novos? Como aumentar sua vontade de trabalhar e potencializar sua produtividade? Vamos lá, ver algumas dicas de como fazer isso:

 Ofereça novos desafios

A falta de desafios é uma das principais causas da falta de vontade de trabalhar, pois ao fazer tudo sempre igual e ter sempre as mesmas demandas, a função tornar-se cansativa e nada desafiadora. Esteja atento aos seus profissionais, ofereça a eles novos desafios sempre buscando desenvolver alguma capacidade que precisa ser aprimorada ou mesmo desenvolvida. Isso vai dar um gás a mais em seus profissionais e animá-los bastante.

Reconheça seus profissionais

Passar anos e anos na empresa, dando o seu melhor e nunca ser reconhecido realmente é um banho de água fria em qualquer motivação. Seja um líder justo, que reconhece o bom desempenho dos seus profissionais, seus esforços e como também os resultados conquistados por meio de suas colaborações. Reconheça sempre!

Dê feedbacks

Feedbacks são oportunidades de melhoria e crescimento, mas muitas vezes são esquecidos pelos gestores, que não os transmitem aos seus liderados. Assim, sem um retorno positivo, feedbacks de reconhecimento, melhoria ou mesmo correção, por exemplo, os profissionais sentem-se como se aquilo que fazem todos os dias fosse apenas uma obrigação para a empresa. Use os feedbacks para impulsionar o crescimento da equipe, sempre lhes dando um posicionamento sobre sua atuação, seus comportamentos e resultados.

Ofereça capacitação

Capacitação é movimento, ou seja, quando mais aprendemos mais nos preparamos para os desafios da empresa. Quando os colaboradores sentem que a organização investe em seu desenvolvimento eles sentem-se também mais valorizados e motivados. Treine seus profissionais, dê a eles a confiança e veja como isso é importante para impulsionar seus resultados de forma contínua.

Aproveite estas dicas e não deixe que seus profissionais percam sua vontade de trabalhar por conta de falta de incentivo ou de reconhecimento. Lembre-se disso e tenha sucesso com sua equipe!