Equipe feliz, aplaudindo o coach, depois de uma sessão de Coaching em grupo

Rawpixel.com/Shutterstock O Coaching é um processo que ajuda no desenvolvimento sistêmico das equipes

 

O Coaching pode ser considerado uma metodologia sistêmica, uma vez que se configura como um processo de aprendizagem por meio da qual uma equipe ou uma organização se questiona a respeito dos limites de seu desempenho a fim de superá-los.

Se esta equipe tem algumas interpretações que dificultam o seu desempenho, sua competitividade, alcançar os resultados procurados, vínculos efetivo entre os membros da equipe, o clima organizacional entre outros fatores a visão sistêmica pode auxiliar a solucionar esses problemas.

O Poder do Coaching no Desenvolvimento de Equipes!

Dentro da sessão de Coaching em grupo, por exemplo, o coach (profissional especializado) acompanha a equipe no processo de desa­fiar-se, de questionar suas interpretações com o objetivo de que a equipe, como um todo, passe a realizar o que eles não podiam antes.

Especificamente, o coach auxilia uma equipe a:

  • Questionar sua forma de observar o mundo;
  • Identificar os obstáculos que impedem a mudança;
  • Resolver estes obstáculos, a ver aqueles que, mer­gulhado em sua própria situação e não consegue ver;
  • Identificar, implementar e estabelecer novas ações em prol do resultado buscado;

Também no processo de Coaching organizacional, o coach observa e intervém nos seguintes níveis:

  • As ações que os membros da equipe executam in­dividualmente
  • As interações estabelecidas entre os diferentes mem­bros da equipe
  • Padrões de comportamento que caracterizam a equi­pe como um todo, que todos os membros da equipe ajudaram a construir e que todos se alimentam e sustentem-se através de uma estrutura de relacio­namentos e vínculos únicos e especiais.
PSC

Deste modo, é necessário que em uma organização ou uma equipe os colaboradores devem atingir uma mudança individual para que a organização ou equipe se modifique também.

Para ter um trabalho em equipe eficaz é importante que os componentes de uma equipe estabeleçam uma confiança e respeito muito grande entre eles. A abertura e aceitação para visões diferentes também é um dos fatores importantes para que se crie um ambiente sinérgico.

A Importância da Sinergia entre os Profissionais da Equipe

A sinergia entre equipes é criada a partir do estimulo do compromisso em desenvolver uma visão compartilhada de como podem se organizar para aumentar os resultados. Para isso, é necessário que se tenha criado um consenso para a nova visão de equipe, competência e conexão para desen­volvê-la.

É importante também obter apoio de todas as uni­dades que irão interagir, a fim de estabelecer boas relações não só internamente na equipe, mas com todas as pessoas e instituições que terão contato externamente, garantindo que o produto final será de excelência. Abaixo segue algumas características de uma equipe eficaz:

  • Aceitação, abertura, confiança e respeito;
  • Alta motivação para produtividade e excelência;
  • Conflitos e as divergências tratadas com eficácia;
  • Os membros da equipe possuem visão global e sabem sua contribuição;
  • Apoio e disposição da equipe quando um membro possui problemas e desafios.

Por fim, outro fator importante na criação de uma equipe eficaz, companheira e comprometida é a comunicação, pois quanto mais ela é assertiva, mais gera bons resultados para a empresa e seus profissionais.