produtividade-extraordinaria

5 Escolhas para uma Produtividade Extraordinária. Você conhece?

Por: José Roberto Marques | Blog | 06 de novembro de 2019

A produtividade é uma habilidade essencial para aqueles que desejam alcançar o sucesso. Ser produtivo significa ser eficiente, conseguir realizar todas as tarefas as quais se propõe. E, para que um objetivo seja alcançado, agir é fundamental. Um indivíduo que tem o sonho de se tornar advogado, por exemplo, e construir uma carreira brilhante, precisará ingressar na faculdade, absorver o máximo de conhecimento possível, se formar, ser aprovado no exame da OAB e, então, começar a exercer a profissão. Se ele não for produtivo, enfrentará grandes problemas para alcançar o que deseja.

O mesmo vale para qualquer coisa que uma pessoa deseje alcançar em sua vida, pois, sem produtividade, as tarefas acabam se perdendo pelo caminho, o que abre espaço para a desmotivação e, consequentemente, para a desistência. Se deseja ser produtivo e alcançar todos os seus objetivos, continue acompanhando e saiba quais são as cinco escolhas que deve fazer para ter uma produtividade extraordinária!

Diferença entre produtividade e sobrecarga de tarefas

Antes de mais nada, é preciso diferenciar produtividade de sobrecarga de tarefas, até porque, nem sempre aquele que é o último a sair do escritório é o mais produtivo. O foco não deve estar apenas na quantidade de atividades que se realiza, e sim em uma combinação entre ela e a qualidade. Finalizar cinco tarefas com atenção e dedicação vale mais do que concluir oito com pressa, sem se atentar a detalhes importantes.

Considerando tudo isso, pode-se afirmar que ser produtivo significa realizar atividades de modo organizado, prezando tanto pela quantidade quanto pela qualidade, sem permitir que a busca por uma prejudique a outra. Afinal de contas, assim como fazer tudo com pressa e sem atenção não é positivo, o mesmo vale para o excesso de perfeccionismo, que leva o indivíduo a se prender a detalhes que não são importantes, atrasando a conclusão das tarefas.

Como ter uma produtividade extraordinária? Saiba quais são as 5 escolhas que deve fazer

Depois de entender o que a produtividade realmente representa, saiba quais são as cinco escolhas que deve fazer para ser extraordinariamente produtivo e, assim, conquistar todos os seus objetivos. A lista a seguir é baseada no livro “5 Escolhas: o caminho para uma produtividade extraordinária”, escrito por Kory Kogon, Adam Merrill e Paulo Kretly, com base em um estudo realizado com 351 mil pessoas.

1 – Concentrar-se no que é mais importante

No decorrer de um dia, nos deparamos com uma série de atividades, que fazem parte das mais diferentes áreas. Reuniões de trabalho, afazeres domésticos, cuidados pessoais, eventos sociais, atenção para a família e assim por diante. Se você perder o controle sobre todas essas obrigações, começará apenas a reagir ao que é urgente, apagando incêndios constantemente. Com isso, deixará de lado as coisas que são importantes para a realização dos seus objetivos.

Para fazer essa escolha, é preciso que, todas as manhãs, olhe para a sua lista de tarefas e identifique aquelas que são prioridades. As que sobrarem terão dois destinos: a espera ou o descarte, que servirá para que se livre de tudo aquilo que não agrega e apenas toma o seu tempo. A habilidade de classificar os itens da sua lista de tarefas é algo que irá aperfeiçoar com o tempo, conforme esse hábito for se tornando cada vez mais parte da sua rotina.

2 – Buscar sempre o extraordinário

Em um mundo em que muitos se contentam com o mediano, queira sempre ir além e buscar o extraordinário. Se você tem um projeto para entregar, para que fazer de um modo que todos fariam se pode dar o seu toque e surpreender? Contudo, é sempre importante refletir para identificar quais são as vitórias que valem a pena, para evitar que se torne um aficionado por perfeição e isso acabe te limitando.

A melhor forma de manter o equilíbrio entre dar o seu melhor e evitar o excesso de perfeccionismo é tendo a excelência como principal objetivo. Assim, através da sua dedicação e empenho, conseguirá alcançar resultados extraordinários dentro das suas possibilidades, sem ansiedade ou sofrimento.

3 – Separe as tarefas grandes em etapas

Levar o lixo para fora ou fazer uma reforma na casa: qual dessas atividades leva mais tempo? Certamente a segunda, porque precisará se planejar, contratar profissionais, comprar materiais e assim por diante. Porém, da mesma maneira que levar o lixo é necessário, realizar essa reforma também é. Então, para evitar que as tarefas pequenas consumam todo o seu dia e acabe deixando atividades importantes para trás, comece a separar as maiores em etapas.

Por meio dessa estratégia, conseguirá intercalar atividades do dia a dia com aquelas relacionadas a objetivos grandes, que são importantes para você. Afinal, se não reservar tempo para as grandes coisas, elas simplesmente não acontecerão. Assim, através de cada passo, conseguirá chegar onde deseja.

4 – Ter um relacionamento equilibrado com a tecnologia

A tecnologia é uma ferramenta fantástica que facilita o nosso dia a dia e nos permite reunir em um só aparelho atividades como: se informar, se comunicar, fazer transações bancárias, realizar cálculos, armazenar arquivos, organizar tarefas e mais uma série de funções. Porém, quando uma pessoa perde o controle, permite que a tecnologia a domine, fazendo-a desperdiçar o seu tempo com coisas que não são importantes.

Para evitar isso, é essencial que repense o seu tempo online e identifique quais são as ações que realmente contribuem para as suas prioridades, verificar as redes sociais a cada minuto certamente não é uma delas. Lembre-se sempre que o seu tempo é o recurso mais valioso que possui, e, portanto, deve ser usado com inteligência.

5 – Cuide da sua energia com inteligência e equilíbrio

Por último, é preciso lembrar da importância de prezar pela sua energia, porque é através dela que conseguirá ser produtivo e concluir todas as tarefas que precisa com sucesso. Se trabalhar sem parar por horas a fio, por mais que consiga realizar diversas atividades, no final é bem provável que a sua mente não esteja conseguindo entregar a mesma qualidade.

Para evitar que isso aconteça, procure sempre prezar pelo equilíbrio, fazendo pausas de dez minutos a cada hora trabalhada, praticando atividades físicas, alimentando-se de modo saudável, passando tempo de qualidade com a sua família. Tudo aquilo que promove o seu bem-estar está diretamente ligado à sua produtividade, afinal, uma pessoa feliz e com os níveis de energia em dia produz muito mais do que aquela que está exausta e com a saúde prejudicada.

Como bem disse Stephen Covey, o segredo não é priorizar o que está na sua agenda, e sim agendar as suas prioridades. Pense nisso e dê o seu melhor para se tornar extraordinariamente produtivo.

 

Copyright:  599873921 – https://www.shutterstock.com/pt/g/tashatuvango

Deixe seu Comentário: