Como-se-manter-motivado

18 Dicas de Como se Manter Motivado no Trabalho

Por: José Roberto Marques | Blog | 26 de novembro de 2018

Se você já começa segunda pensando na sexta-feira realmente tá na hora de aprender como se manter motivado no trabalho, pois se o seu foco não está em seu desenvolvimento e produtividade diários, mas sim em ir embora da empresa e descansar no final de semana, pode ser que seja hora de parar e avaliar o seu desempenho profissional e os motivos para tanta desmotivação.

Entendo que vez ou outra nós podemos sim, nos sentir cansados afinal, a rotina, as demandas, as responsabilidades profissionais e também pessoais, muitas vezes, acabam se sobrepondo às nossas energias. Prazos sempre apertados, reuniões improdutivas, projetos que nunca chegam ao fim, tarefas urgentes, excesso de cobranças ou mesmo dificuldades nos relacionamentos interpessoais, com seus colegas e líderes, são também elementos que podem acarretar na falta de motivação no trabalho. Esteja atento!

Além disso, quando o ambiente de trabalho não oferece condições adequadas para a boa execução das demandas e uma entrega de alto nível, a desmotivação bate realmente a porta e pode acabar se tornando uma constante no dia a dia do profissional e um perigo às suas realizações.

18 Dicas de Como se Manter Motivado no Trabalho

Para evitar exatamente esta baixa em sua energia, eu trouxe e quero compartilhar com você dicas poderosas de como se manter motivado no trabalho. Continue lendo, confira e anime-se:

Foco na Organização

Por mais caótico que o ambiente ao seu redor esteja você não precisa deixar que isso afete a sua motivação e muito menos a sua produtividade. Para tal, você pode começar a organizar a realização de suas tarefas diárias por ordem de importância e urgência e definir metas diárias de trabalho, de modo que suas demandas se acumulem e você acabe ficando estressado por conta disso.

Fuja da Rotina

Por mais que você tenha tarefas bem definidas, isso não quer dizer que o seu trabalho precisa ser sempre igual. Uma boa forma de sair da rotina é incrementando novas ferramentas de gestão de jobs, como aplicativos, por exemplo, ou aprendendo a executar suas demandas de outra forma. De repente, seu colega do lado tem uma forma mais eficiente de fazer o mesmo trabalho e pode ajudar você a incorporar melhorias ao seu desempenho diário. Pesquise, converse e só não deixe que a rotina mine sua automotivação.

Procure Inovar

Pegando o gancho da dica anterior, é preciso sim, ser inovador e inventivo para saber como manter a motivação no trabalho todos os dias. Se você fizer tudo sempre exatamente igual, seus resultados serão iguais também. Quer mudança? Deseja que algo de novo aconteça? Quer ser promovido e aumentar seu salário? Procure estar atento às novidades do seu mercado, sempre bem informado, colaborar com novas ideias e soluções, pois assim os trabalhos também podem variar e se tornarem mais atraentes e produtivos.

Invista em sua Automotivação

Ficar esperando que algo externo aconteça para, então, se motivar é um condicionante da sua produtividade que você precisa eliminar. Digo isso porque cada um de nós tem suas próprias razões para trabalhar e investir seu tempo e sua energia numa determinada profissão ou empresa. Com certeza, os estímulos externos são bem-vindos, mas eles não podem ser o principal, pois a motivação deve vir de dentro de você, dos seus sonhos, metas, objetivos e dos desejos que almeja realizar. Lembre-se sempre disso todos os dias e invista em sua automotivação.

Tenha seus Momentos de Descanso

Tem um ditado que diz que quando somos oito ou oitenta, perdemos 78 possibilidades. O que estou querendo dizer com isso é que é importante buscar equilíbrio e nem trabalhar demais e nem de menos. Ou seja, é preciso tanto focar em seu crescimento profissional como em cuidar da qualidade dos seus momentos de descanso e lazer para, assim, poder espairecer, limpar a mente, relaxar e voltar pleno de suas capacidades e potencialidades ao seu trabalho.

Saiba Ouvir

Se comunicar de forma que o seu interlocutor compreenda as informações corretamente. Uma pessoa motivada é aquela que sabe ouvir seus colegas de equipe, portanto, falar no momento certo e ouvir mais.

Fortaleça a Confiança e o Respeito

Respeitando toda a equipe na participação dos projetos e metas, dando espaço para a criatividade e contribuição de cada colaborador para o alcance desses projetos, fortalece o sentimento de confiança e respeito. Isso faz com que a equipe cresça junto.

Estabeleça Proximidade

Nesse aspecto, quem trabalha com equipe, ajudar a evitar barreiras que acabam prejudicando o desempenho de todos os colegas é fundamental.  A proximidade ajuda a entender melhor as competências de cada colaborador.

Solucione Conflitos

Um bom líder é aquele que, em qualquer ambiente possui muita sensibilidade e cuidado para a solução de algum conflito. Deverá encontrar uma solução rápida e adequada para o problema.

Qualidade de Vida

Busque ter qualidade em seu final de semana, reserve tempo para estar com as pessoas que ama, fazer o que gosta ou simplesmente curtir seus instantes de ócio. Estes momentos de respiro são essenciais para aliviar seu corpo e mente e realmente se equilibrar.

Identificação de Tarefas

Quando está bem claro o que exatamente você está fazendo, é muito mais motivador. Crescer no que faz é uma sensação muito boa. Ver seus projetos realizados mais ainda. Não tem nada mais desmotivador do que você chegar no final do dia e ter a sensação que não produziu o suficiente por não ter identificado suas tarefas. Tenha o hábito de listar todas as suas tarefas no começo do dia e mantenha essa lista visível ao longo do dia.

Variedade nas Tarefas Diárias

Já chegou ao final do seu dia e teve a sensação que não fez nada de interessante? Esse sentimento existe quando você não está sabendo variar e organizar suas tarefas.  Você fica sem estímulo algum. Para mudar é necessário que você se envolve com diferentes habilidades. Tente estruturar os seus dias, para que você possa trabalhar em diferentes tarefas durante todo o dia.

Faça seu planejamento semanal e diversifique durante toda a semana. Verá o quão motivador será essa experiência.

Autonomia Para Fazer Escolhas

Se você tem autonomia no seu trabalho, que ótimo! Isso não significa que você sempre poderá fazer o que quiser, mas que você pode escolher como fazer as coisas. Liberdade para criar de maneira diferente é fugir do convencional. Ajuda você a se tornar uma pessoa mais criativa.

Fuja da Rotina

Fugir da rotina não é deixar de executar suas tarefas diárias. É intercalar com tarefas que não são rotineiras. As extras, as diferentes! Entre uma tarefa e outra vale ouvir uma música, tomar um cafezinho e relaxar, talvez uma caminhada dentro do ambiente de trabalho mesmo. Depende de você planejar um dia motivador e sem muito estresse.

Escute Mais

Falar menos e escutar mais! Esse é o grande segredo para as relações interpessoais de sucesso e um ambiente motivador. Não dê muita importância para os que os outros falam de você, ou o que vê e lê nas redes sociais. Fique ao lado de pessoas que contribuem para seu crescimento profissional e pessoal. Procure escute mais os seus colegas de trabalho e gestores que são formadores de opinião. Ao ouvir, ler, e processar conteúdos realmente importantes conseguimos tornar a nossa rotina no trabalho e na vida melhor.

Pratique Mindfulness

Quando deixamos de viver o presente e ficamos preocupados com o que está acontecendo à nossa volta, desemprego, demissões, não costumamos cumprir com os nossos afazeres. Uma boa tática é praticar Mindfulness e manter uma planilha de atividades no dia a dia. Anote todas as tarefas que cumpriu naquele dia. Ao final do expediente você conseguirá mensurar o que fez e programar o dia seguinte. Sensação de dever cumprido. Sua mente agradecerá pois ficará relaxada. Assim, você se manterá no presente e influenciará na produtividade da sua empresa.

Fique Longe de Fofocas

Evite as fofocas no ambiente de trabalho. Quando surgirem assuntos desagradáveis, tente se afastar discretamente, vá tomar um café, espairecer um pouco. Pensamentos ruins levam a conversas ruins e estragam o dia a dia de qualquer um.

Faça Algo “pra você”

Seja um esporte ou conversar com um amigo reserve um período do seu dia para fazer algo que realmente goste. Isso será refletido no seu ambiente de trabalho e fará de você uma pessoa muito mais feliz.

E aí, gostou das dicas? Estes são comportamentos importantes no dia a dia de trabalho para manter-se motivado, para conquistar seus bons resultados e sucesso profissional. Mantenha-se firme, aproveite estas ideias e motive-se sempre!

Deixe seu Comentário.

 

Copyright: https://www.shutterstock.com/

 

Deixe seu Comentário: