profissional-multifuncional

20 Características do Profissional Multifuncional

Por: José Roberto Marques | Blog | 08 de novembro de 2018

Nas últimas décadas, a lógica do mercado de trabalho passou por uma série de mudanças e o perfil do colaborador ideal também se alterou. O mundo globalizado exige um profissional multifuncional, aquele que é capaz de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo, sem perder o foco em nenhuma. Por isso, ter jogo de cintura e saber trabalhar distribuindo sua atenção é fundamental para ser tornar requisitado pelo mercado.

20 Características do Profissional Multifuncional

Será que você é um profissional multifuncional? Confira abaixo 20 principais características desse perfil e descubra:

1 – Flexibilidade

Certamente a palavra mais presente no vocabulário de um profissional multifuncional é flexibilidade, pois ele deve conseguir tocar mais de um projeto ao mesmo tempo e exercendo diferentes papéis. Isso significa que não é porque você seja de uma área, que não possa transitar com outras, aprender e colaborar com seus conhecimentos. Grande parte das empresas necessitam de profissionais preparados para exercer as suas funções e em paralelo aprender novas atividades.

2 – Curiosidade

Realizar uma série de funções, incluindo muitas que não são originalmente suas, exige que esse profissional tenha um mínimo de curiosidade. Ter o desejo de aprender sobre novas áreas, de maneira que as novas atribuições não sejam vistas como um peso é fundamental. É importante que o indivíduo que se vê exercendo um papel de profissional multifuncional tenha realmente o desejo de estar nessa posição, pois trabalhar sem a gana de aprender pode ser bastante frustrante.

3 – Resiliência

Um dos conceitos mais importantes para o profissional moderno, a resiliência, é a capacidade de se adaptar a diferentes cenários sem se deixar afetar por eventuais contratempos. O profissional multifuncional deve estar sempre pronto para alterar o curso da sua carreira em prol de um melhor aproveitamento de suas qualidades. Adaptação é um dos nortes dos profissionais que são classificados como multifuncionais, pois eles são os primeiros a exercer as funções das novas demandas do mercado de trabalho.

4 – Responsabilidade

Profissionais definidos como multifuncionais devem ser bastante responsáveis e comprometidos em desempenhar as suas diferentes tarefas. Empresas de médio e grande porte preferem optar pela fusão de setores, deixando os mesmos a cargo de um profissional em que tenham confiança. Assumir posição de liderança em diferentes setores exige muito comprometimento por parte dos profissionais.

5 – Polivalência

Compreender que precisa assumir funções que, muitas vezes, não eram originalmente suas e desempenhar um bom papel é essencial para o profissional do futuro. Algumas profissões já tinham esse caráter polivalente, como as secretárias, por exemplo, que em diversas empresas já realizavam atividades de secretárias-executivas e de liderança para que o trabalho acontecesse dentro da lógica necessária. O profissional multifuncional não só assume novas funções, como está preparado para isso.

6 – Proatividade

Ser proativo significa se antecipar em situações que exigem soluções rápidas e nas quais não há tempo para consultar os superiores assumindo as responsabilidades. Para as empresas, os funcionários proativos são um verdadeiro tesouro que contribui para o bom desenvolvimento do trabalho. Estar à disposição para realizar tarefas que não são suas, mas nas quais você pode ajudar, também é ser proativo.

7 – Interesse em Encontrar Soluções

Os funcionários que estão sempre lendo e se informando sobre as novidades no setor atuante da empresa contribuem para o seu crescimento trazendo boas ideias. Ter uma atitude interessada em aumentar o seu conhecimento para ajudar a empresa é uma das principais atitudes positivas no trabalho.

8 – Trabalho em Equipe

Esta é uma competência essencial para todo profissional, possibilita compartilhar seus conhecimentos, desenvolver novas competências, aprender a ouvir e respeitar o outro e, consequentemente, ao ter uma postura mais participativa, gerar de seus colegas mais colaboração também.

9 – Bom Relacionamento Interpessoal

Está relacionado com o modo com que as pessoas se relacionam como um colega e interagem com o outro. Para que exista harmonia no seu local de trabalho, essa atitude é primordial para todos.

10 – Respeito

Talvez seja essa a atitude mais necessária para que se haja harmonia no seu local de trabalho, ter respeito é considerar o outro, aceitá-lo da forma que é e pensar em seu colega não ultrapassando os limites impostos nessa relação.

11 – Comprometimento

Quando você assume um compromisso com uma pessoa, ela espera que você o cumpra. Comprometer-se a fazer alguma coisa, é algo que requer foco e dedicação, pois é uma atitude que deve ser desenvolvida e cumprida dentro do combinado.

12 – Polivalente

Dominar uma área é extremamente importante e significativo, porém é fundamental ampliar a gama de conhecimentos para multiplicar o leque de saberes e torna-lo mais sólido e culto. Em outras palavras, a ascensão intelectual deve ser trabalhada de forma a absorver várias disciplinas para transformar o profissional em uma máquina multifuncional com foco na criatividade e na inovação. À vista disso, fique perto de profissionais com formações diferentes das suas, se especialize por intermédio de cursos e palestras, seja um pesquisador constante e focado, não tenha medo de aprender novas funções (fazendo uma segunda graduação, por exemplo) e esteja aberto a conhecer novas matérias para que sua mente seja uma célula de profunda e rica sabedoria.

13 – Networking

Os relacionamentos nunca estiveram em tamanha evidência. Hoje, em qualquer negócio é imprescindível que haja essa interação inteligente entre as pessoas para que sejam criadas intimidades corporativas e consequentes desfechos positivos para ambas as partes. Decerto, fomentar uma teia social poderosa é um oficio que exige algumas habilidades específicas como a comunicação, o conteúdo e o carisma, mas mais importantes que todas essas vertentes elencadas é a milenar e tradicionalíssima honestidade, porque de nada adianta gerar laços corporativos de valor se os tais não forem acompanhados de uma personalidade verdadeira e confiável. Deste modo, se aproxime das pessoas: gere afinidades, troque ideias organizacionais, faça parcerias inteligentes, seja generoso e abnegado regularmente e lembre-se: sempre com imensa sinceridade (jamais por interesses vãos) no coração e na alma para que seus relacionamentos sejam motivos de orgulho, satisfação e honra.

14 – Habilidade em tecnologia

Com o crescimento da TI e do universo conectado é extremamente relevante manusear algumas ferramentas cibernéticas para gerenciar as informações de maneira apropriada e organizada. Sem dúvidas, compreender e domar essas engenhosas armas será um diferencial fantástico para qualquer profissional do futuro. Desta forma, se interesse por esse tema: estude, pratique e enriqueça seu portfólio de conhecimentos para que o mercado trabalhe na direção de suas ideias virtuais e não virtuais.

15 – Capacidade de lidar com mercados incertos

O mercado atual é de total volatilidade e a tendência é que essas inconstâncias aumentem significativamente no porvir. As mudanças são um fator chave do ambiente globalizado e os gestores nada podem fazer contra essas enfadonhas e rixosas variáveis. Destarte, é fundamental aprender a lidar com o caos, transformando os desafios do dia a dia em excêntricas oportunidades de ascensão e desenvolvimento.

Sendo assim, tenha uma mente flexível e ágil para vencer esses obstáculos por meio de atitudes criativas e inovadoras, realizando obras antecipatórias e tipicamente empreendedoras na perpétua busca pela excelência e pela egrégia qualidade total.

16 – Iniciativa

Um profissional competente não espera as coisas acontecerem, ele faz as coisas acontecerem. Seguramente, muitos indivíduos sofrem desnecessariamente por serem apáticos, omissos e negligentes em suas funções, porém o mercado do futuro não tolerará esse tipo de erro e avaria. Seja proativo e busque criar soluções regularmente, destronando os problemas antes que eles se desenvolvam e se tornem monstros colossais e invencíveis.

17 – Estratégia e Perspicácia

O ser humano já consegue usufruir de inúmeras vantagens e privilégios oriundos da tecnologia contemporânea. Por exemplo, em aplicativos que auxiliam na geração de ideias e inovações, em ferramentas que permitem a realização de cursos e seminários sem sair de casa (ou em qualquer outro lugar), em ambientes sociais digitais que facilitam a troca de informações e questionamentos, em escolas com plataformas, métodos e didáticas modernas que fazem com que seus alunos possam customizar suas variadas disciplinas de acordo com suas preferências e predisposições, enfim muitas são as formas de aproveitar os benefícios do extraordinário mundo moderno.

18 – Capacidade de lidar com pessoas

O trabalho em equipe é um dos segredos do sucesso de qualquer empresa bem sucedida, pois um grupo unido, competente e entrosado eleva o patamar corporativo e faz os processos se tornarem mais ágeis e eficientes. Logo, um profissional moderno deve entender muito de gente para que seu material humano seja um reluzente diferencial a frente de suas decisões, planejamentos e controles. Nós não podemos nos esquecer que as pessoas são importantes porque é exclusivamente delas que se originam as ideias assertivas e arrojadas das empresas. Lamentavelmente, ainda nos dias de hoje, alguns chefes ainda enxergam as pessoas como meras peças de reposição, todavia com o avanço dos empreendimentos em volta do globo essa apequenada decisão tende a desintegrar-se juntamente com a ignorância e limitação desses aloprados profissionais. Por isso, seja leal as pessoas: busque respeitá-las, admirá-las e sempre procure lapidá-las, tendo em vista que um bom líder é aquele que fortalece moralmente e intelectualmente sua trupe.

19 – Liderança

Uma das missões mais difíceis do mercado é motivar pessoas. Não se engane: influenciar positivamente os outros é um desafio que faz muitos líderes caírem. Em outras palavras, muitos indivíduos conceituados acabam se perdendo por não compreenderem a alma alheia (empatia), destruindo suas carreiras por pensarem (erroneamente) que podem pensar e agir solitariamente.

Deste jeito, saiba ser sensível e transparente para entender as necessidades e os desejos das pessoas, gerando ações táticas para que todos estejam engajados, entusiasmados e realizados em suas múltiplas ocupações.

20 – Coragem

As decisões são uma parte crucial na vida de um exímio profissional, mas não é fácil fazer escolhas e tomar medidas ousadas em momentos turbulentos. No futuro, onde as variações tendem a ficar mais complexas e inexatas, será demasiadamente impreterível que os profissionais tenham um espirito intrépido e aguerrido para que possam ser firmes em suas apostas a curto, médio e longo prazo. Isto posto, tenha uma alma determinada e não tenha medo de ser valente em suas escolhas e inclinações, visto que a coragem é a cintilante estrela que guia os empreendedores para a glória.

Assim, procure aprender a usar esses instrumentos de maneira arguciosa e clara, fazendo com que eles enriqueçam sua bagagem de entendimentos para que sua consciência seja aprimorada continuamente por intermédio da absorção constante de novas ciências e noções.

Gostou de aprender mais sobre o profissional multifacetado? Quer ampliar seu leque de possibilidades e incorporar novas qualidades, estes e outros diferenciais também? Invista em Coaching e, acelere e potencialize seus resultados.

 Deixe seu Comentário!

Copyright: https://www.shutterstock.com/

Deixe seu Comentário: