Flexibilidade e resiliência são termos que envolvem a habilidade de adaptação que o indivíduo tem diante das mudanças que ocorrem nas nossas vidas. Têm a ver também com a capacidade de evoluir ao se deparar com as adversidades do dia a dia, obtendo aprendizado com todas as experiências, por mais difíceis que elas sejam.

A pessoa que utiliza essas ferramentas da mente consegue potencializar muito mais o seu desempenho, pois encontra nas dificuldades uma oportunidade. Além disso, as pessoas com tais características conseguem resistir com maior facilidade às pressões e ao estresse que o trabalho e as mudanças impõem, fortalecendo-se com isso.

Perante um cenário cada vez mais instável e imprevisível, os profissionais têm o desafio de se adequar a essa realidade, que se torna recorrente em qualquer ambiente organizacional.   No entanto, o desenvolvimento dessas habilidades não depende somente do colaborador, pois a empresa também precisa oferecer a ele suporte e apoio para que ele não ceda às situações estressantes da sua carreira.

O fato de, constantemente, passarmos por momentos de intensa competitividade e inúmeras exigências faz com que todos nós tenhamos que desenvolver essas duas habilidades com maestria. Vamos entender, então, como a flexibilidade e a resiliência se aplicam. Continue a leitura a seguir e saiba mais!

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho
profissional! Clique aqui, faça nosso “TESTE”
e descubra como anda sua felicidade!

A flexibilidade e a sua importância

Nos dias atuais, a única constante é a mudança. Especialmente na vida profissional, é preciso compreender que as empresas passam por muitas alterações — que têm se tornado cada vez mais rápidas, intensas e dinâmicas. Isso ocorre porque o dinamismo é uma característica da nossa época.

PSC

A cada dia que passa, desenvolvemos novas tecnologias, progredimos nos avanços científicos, encontramos novas formas de comunicação, criamos novos produtos, oferecemos novos serviços e desenvolvemos novos valores e comportamentos. Assim, o mundo de hoje é muito diferente do que era 5 anos atrás e, com certeza, muito diferente também de como será daqui a 5 anos.

Bem, se as coisas mudam com tanta frequência, será que faz sentido que as pessoas e as empresas ajam da mesma maneira por muito tempo? Em outras palavras, será que uma empresa que age hoje da mesma forma como agia 20 anos atrás continuará tendo sucesso? Certamente, não. Novos tempos demandam novos comportamentos, e é aí que reside a importância da flexibilidade.

Ser flexível não significa abrir mão da sua essência, mas conseguir ler as circunstâncias que se apresentam e responder a elas de forma apropriada. É comprar um guarda-chuva quando o tempo muda, aprender mandarim porque o mercado demanda, desenvolver um novo produto porque a concorrência cresce, dominar um novo programa de computador porque o antigo ficou ultrapassado, e por aí vai.

A resiliência e a sua necessidade nos dias atuais

Além da flexibilidade, também precisamos desenvolver a resiliência. Esse termo tem a sua origem na física e se refere à propriedade que alguns materiais têm de retomar a sua forma original, depois de terem sido submetidos a uma deformação elástica. É o que acontece, por exemplo, com uma esponja: quando uma pessoa a aperta (pressão externa), ocorre uma deformação, mas quando ela a solta, a esponja retoma a sua forma original.

A psicologia e outras áreas do desenvolvimento humano tomaram esse termo de empréstimo da física para designar a competência que as pessoas têm (ou que precisam desenvolver) para se recuperar e recompor as energias depois de enfrentar adversidades. Assim, uma pessoa é resiliente quando consegue seguir em frente, mesmo depois de enfrentar problemas complexos, assim como a esponja retoma o seu estado normal depois de ser deformada.

A verdade é que todo mundo tem problemas, decepções, medos, frustrações, traumas, crises, erros e fracassos. A questão é: o que fazer quando tudo isso acontece? Podemos cair, chorar, desabar. Em seguida, porém, devemos reunir as nossas energias e seguir em frente, dando a volta por cima. Esse é o convite que a resiliência nos traz.

O diferencial dos profissionais com flexibilidade e resiliência

Diante desse contexto, as empresas valorizam cada vez mais os profissionais que têm jogo de cintura para lidar com as mais diversas situações do cotidiano. Para as pessoas que desejam ser bem-sucedidas nas suas carreiras, trabalhar nesse sentido fará com que alcancem os seus objetivos de forma mais acelerada. Em resumo, flexibilidade e resiliência são essenciais à vida pessoal e à carreira.

Elas são as características comportamentais que o mercado mais busca nos seus profissionais atualmente, pois toda a competitividade que existe requer que as organizações tenham nada mais nada menos do que os melhores no seu quadro de colaboradores. Exigem-se pessoas dinâmicas e proativas, que saibam responder à altura esse panorama que se modifica a todo o momento.

A intenção de tudo isso é estarmos preparados para acompanhar, se fizer sentido para nós, essas mudanças que são a única coisa permanente na vida. Se não nos adaptarmos, viveremos em frequente estado de frustração. Rapidez, flexibilidade, eficiência e persistência são fundamentais para que sejamos capazes de ultrapassar todos os limites que nós mesmos nos impomos, algumas vezes.

Com isso, você claramente mostra que não se deixa intimidar por nenhuma dificuldade. Pelo contrário, vai ao encontro dela, procurando a oportunidade que ela está trazendo consigo. É isso o que chamamos de resiliência, ou seja, não se deixar abater, independentemente da situação. A resiliência nos ajuda a não cair.

Não tenha medo de pedir ajuda!

Se, por acaso, você cair, levante-se e enfrente as situações, pois você tem metas a cumprir, e elas não são as que a empresa precisa para ter bons resultados, mas sim as suas metas e os seus sonhos, de modo que você seja uma pessoa verdadeiramente realizada. Por isso, sempre que precisar, não hesite em pedir a ajuda dos seus amigos, dos seus colegas de trabalho, dos seus familiares e até mesmo de profissionais especializados — como os coaches e os psicólogos.

Ser resiliente e flexível no ambiente de trabalho vai proporcionar a você um grande crescimento e o colocará no caminho da evolução contínua. Hoje, elas são valores agregados que poucas pessoas conseguem desenvolver — não por ser difícil, mas porque nunca tentaram e porque têm medo de se arriscar e experimentar o novo. Todavia, quanto mais cedo puderem trabalhar nesse sentido, melhor será, pois o mercado e as mudanças não esperam, e você pode acabar sendo atropelado por isso.

E você, ser de luz, se considera uma pessoa flexível? E resiliente? Em quais aspectos você poderia melhorar? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!