Voltar

Você Sabe o que é Cultura Organizacional

Publicado em | 0 comentários
Cultura organizacional

Foto: Free Digital Photos/jscreationzs

Podemos chamar de Cultura Organizacional o conjunto de regras definidas pela empresa para balizar suas atividades, seu posicionamento frente à sociedade, seu mercado de atuação e seus clientes internos e externos.

Assim, para que haja um ambiente favorável ao desenvolvimento das atividades, coletivas e individuais, é essencial que estes preceitos sejam seguidos e respeitados por todos os componentes da organização.

Em nosso ambiente de trabalho, nossas ações devem ser pautadas de acordo com as diretrizes, valores, missão, visão, políticas, padrões éticos e as normas de conduta definidas pela empresa.

Desta forma, direta ou indiretamente, somos orientados por nossos gestores a seguir estas premissas e a conduzir todas as nossas atividades e comportamentos dentro do que a organização considera ser o mais adequando e congruente. Quem não se adapta, na maioria das vezes, é convidado a sair.

Encontre a Empresa Certa Para Você

Cada empresa possui sua própria cultura organizacional, isso é fato. Algumas podem adotar políticas mais liberais e outras estipularem regras mais severas em relação aos comportamentos e às formas de produção do trabalho. Porém, mesmo que nem sempre estas regras estejam bem definidas, com certeza, elas estão presentes dia a dia de trabalho.

O profissional que busca por ascensão na carreira ou mesmo uma colocação no mercado deve procurar adaptar-se à cultura da empresa onde deseja trabalhar, ou então, buscar organizações que tenham uma cultura condizente com seu sistema de valores e crenças.

Se por exemplo, um colaborador não acredita naquilo que a empresa propõe, vende e tem definido como os seus referenciais organizacionais, logicamente haverá um conflito de valores que impossibilitará um bom relacionamento entre as partes e impedirá o alcance de bons resultados.

Por isso, quando há um choque de culturas é importante que tanto a empresa quanto o colaborador se posicionem e busquem um entendimento comum. Caso contrário, a empresa corre o risco de ter em seus quadros funcionários insatisfeitos e improdutivos e o profissional, fora da cultura, pode tornar-se uma pessoa infeliz em seu trabalho.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!