você pode curar sua vida

PHOTOCREO Michal Bednarek/Shutterstock O Autoconhecimento é o elemento-chave para curar sua vida, honrar e respeitar a sua história e viver o seu melhor!

Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo. Acredito nestas palavras e tenho usado esta frase há alguns anos, como um exemplo poderoso do quanto o autoconhecimento é um elemento – chave no processo de autocura de todo ser humano que deseja superar seus traumas, medos, ressignificar momentos negativos e ir além, em todas as esferas de sua vida.

De fato, às vezes, de forma consciente e inconsciente alimentamos pensamentos e crenças negativas, em relação a nos mesmos, e que nos ferem profundamente e nos limitam. Isso impacta diretamente na forma como nos enxergamos no espelho, na imagem que fazemos de nós mesmos, em como nos autorrelacionamos e nos nossos resultados pessoais e profissionais.

Todo este desequilíbrio é reflexo da falta de amor por si mesmo, da falta de autoconhecimento, de autoperdão. Isso é o que nos faz adoecer, somatizar emoções e sentimentos ruins e transformá-los em doenças da alma e nos internar na ala dos sofrimentos emocionais que só nos martirizam.

O Poder da Cura pelo Autoconhecimento

Quantas pessoas vivem reclamando que não possuem isso ou aquilo, que o outro tem mais sorte ou mais oportunidades, quando na realidade o seu problema está em não pertencer a si mesmo. Em suma, tudo que conquistamos externamente é fruto daquilo que, antes, projetamos mentalmente. E é exatamente esta programação mental positiva que nos leva a ir além.

Não há nada que possamos alcançar que já não esteja dentro de nós, pois como sabiamente disse Chico Xavier – “Tudo que é seu encontrará uma forma de chegar até você.”. Mas é se quando chegar o momento nós não estivermos prontos? E se quanto às oportunidades surgirem, nós estivermos cegos? E se quando menos esperarmos, tudo se colocar em nossa frente e permanecer invisível?

PSC

Quando estamos doentes e nos negamos a tomar os remédios que podem nos curar, é assim que tudo fica: invisível.  Não vemos luz no final do túnel; alegria no riso, calor no sol, energia no abraço e, embora você esteja cheio de muitas coisas, tudo fica vago e sem sentido.

O que somos hoje é o reflexo do nosso passado, mas o que seremos amanhã só depende da forma como vivemos o nosso aqui e agora, como nos conectamos com a nossa realidade atual, como resolvemos nossos problemas, como pensamentos, cremos, agimos e como nos relacionamos conosco, com o mundo e as pessoas à nossa volta.

Você Pode Curar sua Vida

No livro: “Você Pode Curar sua Vida”, da escritora americana, Louise Hay, considerada uma das precursoras da literatura de autoajuda, a autora defende exatamente a necessidade de vivermos o nosso presente e de nos desvencilharmos do que foi ou do que será e valorizarmos o nosso agora.

Segundo Hay – “Os pensamentos que escolhemos pensar são as ferramentas que usamos para pintar o quadro de nossas vidas.”. Então, se pensamos em coisas positivas, agimos e caminhamos nesta direção. Quando o contrário acontece, vivemos perdidos em nossa própria escuridão e adoecemos.

Estes pensamentos ruins nos levam a autodepreciação e a alimentar crenças autossabotadoras em relação a quem somos ou ao que podemos ser.

Por isso, é corriqueiro que no imaginário e nas falas da pessoa, com crenças limitantes, seja comum ouvirmos frases do tipo – “Eu não mereço”, “Eu não consigo”, “Eu não sou capaz”, “Eu só perco”, “Eu sou feia” “Fulano é melhor que eu”, “Eu sou fraco”, “Ganhar não é o meu forte”, “Eu não vou ser feliz”, “Ninguém gosta de mim”, “Ninguém me ama”, “Ninguém reconhece meus esforços”; e por ai vai.

Por isso, se ao ler todas estas frases, você viu sua imagem e ouviu sua própria voz dizendo e repetindo estas palavras, saiba que cada vez que você diz e repete estas frases nocivas, você está se boicotando e atentando contra sua própria integridade emocional, contra seus sonhos, contra os seus resultados.

Por isso, neste exato momento, eu te convido a refletir sobre estes pensamentos negativos e te pergunto – Quais deles fazem parte do seu dia a dia? Quais frases te acompanham? Quais palavras negativas você teima em associar a você? Não está cansado disso? Não vê que pode ser mais?

Se estes são os padrões de pensamento que você alimenta, eu tenho duas informações para te dar. A primeira é que eles estão te prejudicando e limitando sua vida, seu processo de autocura e de empoderamento. A segunda é que se você quiser, se você se permitir, estes hábitos podem sim, ser modificados e ressignificados.

Portanto, para mudar seu estado atual e evoluir, você deve começar por uma mudança real em sua forma de pensar e agir.

Viva o Tempo Presente!

Você Pode Curar sua Vida

Tom Wang/Shutterstock Quando você permite se curar, você pode viver o seu melhor, o seu aqui e agora, e ter mais qualidade e felicidade na vida

Devemos honrar e respeitar a nossa história, mas jamais sermos reféns dela. Não temos máquina do tempo, não podemos voltar ao passado e modificar momentos que nos fizeram adoecer, nos entristecer e que nos fazem acreditar, hoje, que não merecemos ser felizes e bem-sucedidos.

Não podemos voltar, entretanto, podemos sim escolher o que vamos fazer com tudo que nos ocorreu. Temos a opção de assumir a postura de vítimas destas situações, das pessoas que passaram por nossa vida, de nos tornamos pessoas frágeis e rancorosas e de arrastar correntes até o nosso fim. A alternativa a isso é buscar apoio para vencer estas memórias ruins, ressignificar estes acontecimentos e buscar algo de positivo que nos faça crescer como seres humanos.

Uma ferida aberta pode deixar uma cicatriz em nosso corpo, porém quando colocamos remédio e nos permitimos curar este machucado, embora sua marca ainda esteja ali, ela não vai mais doer. Com o tempo, não vamos mais nem nos lembrar do que nos feriu, porque os machucados fazem parte do cair e levantar e a cura é um processo natural do nosso corpo.

No Veneno Está o Antídoto”

Do mesmo modo é com a nossa mente, se por um lado os pensamentos negativos podem nos adoecer, os pensamentos positivos podem nos curar. Isso é fantástico, é maravilhoso e transcendental e tem uma relação direta com os opostos complementares, yin e yang, luz e sombra e até mesmo a mitologia Hindu, que por meio do exemplo de Shiva, o deus “transformador e destruidor”, nos ensina que é preciso destruir o velho para criar algo novo.

Em outras palavras, nós podemos transformar a nossa dor em algo curador. Nós somos o nosso próprio remédio, pois como bem disse o psicoterapeuta americano, Milton Erickson – “No veneno está o antídoto”. Tanto é que o especialista usava exatamente as dores inconscientes dos seus clientes para ajudá-los a superar seus transtornos, medos e traumas mais profundos.

Assuma o Controle de sua Vida

Podemos dar ao outro o poder de nos manejar como marionetes e de guiar nossas vontades, desejos e sonhos, sem fazer nada. Podemos viver a sombra dos problemas passados e reféns de momentos e memórias negativas, podemos, mas não precisamos, repito, não precisamos viver assim.

Podemos não ter o controle, mas nós somos os responsáveis por escolher a forma como vamos enfrentar e lidar com os nossos problemas e vencê-los. A vida é um presente sagrado, uma oportunidade única de viver o nosso melhor, sendo também o melhor ser humano que podemos ser. Por que estragar isso?

Se for para assumir um papel, que seja o de “protagonista” e não de figurante em sua própria história. Permita-se pensar positivo, ter pensamentos construtivos, ações assertivas que realmente te ajudem a superar suas limitações, curar suas feridas, solucionar suas lacunas pessoais, profissionais, espirituais, mentais; conhecer-se melhor e dar-se a chance de fazer diferente daqui para frente.

Escreva uma Nova História

Imagine que sua vida é um livro com muitas páginas em branco e que estão sendo escritas agora, neste exato momento. Cada dia, cada página é um novo capítulo e uma nova oportunidade para você escrever uma história diferente, pintar novas imagens, visitar novas paisagens, subir ao palco e dar um show.

Como na vida de qualquer pessoa, este enredo tem altos e baixos; dias felizes e outros mais ou menos; memórias tristes e aquelas que de tão maravilhosas e inesquecíveis te fazem rir sem perceber. E ainda quem nem tudo sejam flores, nem tudo são dores também. E se olharmos de forma mais positiva, tudo que nos aconteceu, de bom ou ruim, é o que nos trouxe firmes e mais fortes, até aqui.

Portanto, honre e respeite a sua história, ouse mudar seus padrões de pensamentos e ter crenças mais positivas em relação a si mesmo, as pessoas e ao mundo. Você não precisa ancorar sua memória em coisas ruins e em indivíduos idem, não precisa se culpar, se aterrorizar, se punir por seus erros e focar somente nos aspectos negativos.

Saiba que nos momentos ruins também há uma chance de aprendizado e crescimento em todos os aspectos de nossa vida. O que não podemos é usar isso como escudos, como desculpas para não enfrentar nossos medos, limitações e finalmente nos curarmos.

Aprenda a Perdoar e Ressignificar

Medo, ressentimento, culpa e crítica: são exemplos de sentimentos nocivos que nos atrelam a pessoas e nos fazem culpá-las por nossos problemas. E como pensamentos negativos atraem pensamentos negativos, o mesmo ocorre quando nos tornamos pessoas negativas, pois isso atrai outros com o mesmo perfil e só potencializa nossos padrões de crenças ruins.

As doenças da emoção são ocasionadas pelos sentimentos obscuros que nós alimentamos; pela forma desconfigurada como percebemos e sentimos o mundo e tratamos a nós mesmos e aos outros. Quando não nos perdoamos ou perdoamos a quem tenha nos ofendido, por exemplo, vamos do mesmo modo insuflando ressentimentos e nos autossabotando num ciclo sem fim, que vai impactando em tudo e em todos ao nosso redor.

Constantemente buscamos no outro uma perfeição que não existe. Queremos pais perfeitos, filhos perfeitos, professores perfeitos, amigos perfeitos, parceiros perfeitos, chefes perfeitos, trabalhos perfeitos; enquanto que a vida é um treinamento permanente, onde temos que aprender a conviver com as nossas próprias imperfeições, usar o que temos e fazer o nosso caminho.

Ao compreendermos estas facetas da existência, podemos ampliar nossa visão e entender que mesmo as pessoas que nos ofenderam, não tiveram estas atitudes por mal. Seus comportamentos têm a ver com o mapa de mundo de cada um, com a forma como a pessoa foi estimulada a pensar e com as informações, experiências e crenças que tinham naquele instante.

Seus pais, por exemplo, não foram rígidos com você, na infância e adolescência, simplesmente porque assim queriam ser, mas talvez porque esta tenha sido a única referência de educação que eles tenham recebido dos seus avós. Já parou para pensar nisso? Então, o que eles ofereceram a você e aos seus irmãos, é apenas o reflexo do que eles conheciam. Em resumo: isso foi o melhor que podiam fazer naquele momento. Fique com a intenção positiva.

A Cura Está Dentro de Você!

Tanto o que há de positivo quanto negativo em nossa vida é um reflexo direto de como nos sentimos por dentro. Quando nos amamos, honramos e respeitamos nossa história, nos reconhecemos como pessoas: merecedoras, possíveis, inteligentes, felizes e brilhantes; colocamos esta mesma energia em tudo que fazemos e conseguimos ser bem-sucedidos e autorrealizados.

Entretanto, quando não nos amamos, quando não nos conhecemos, não nos vemos de forma positiva e não sabemos quem somos e quais são as nossas capacidades, habilidades, dons e talentos; estas crenças nos impedem de avançar e conquistar nossos sonhos e objetivos pessoais e profissionais. Então, se você deseja curar sua vida e ressignificar seu modo de pensar e agir; comece investindo em seu processo de autocura.

Elimine pensamentos negativos e liberte-se do papel de vítima do passado. O que passou não pode ser mudado, mas você pode mudar. Crie uma nova vida para você, transforme o seu presente e crie um futuro extraordinário, onde sua felicidade dependa apenas de você.

Lembre-se dos exemplos de pessoas que superaram grandes adversidades e ousaram ir além, como Nelson Mandela, que ficou preso por quase 30 anos e teve seu filho e amigos assassinados, enquanto estava na cadeia. Contudo, ao sair, Madiba não levou ressentimentos, perdoou seus algozes, tornou-se o primeiro presidente negro, da Àfrica do Sul, uniu e transformou seu país, separado pelo regime Apartheid, e virou uma referência para o mundo por sua resiliência, força mental, integridade, honra, otimismo, amor próprio e por seu semelhante e especialmente, por seu sorriso, sua alegria de viver.

Portanto, não guarde mágoas, rancores, culpas e ressentimentos em relação a si mesmo ou aos outros, deixe o que ficou passar e virar passado. Foque agora, no tempo presente, em seu aqui e agora, pois é neste exato instante que a sua vida acontece e, é agora que você pode transformar a sua realidade.

Se você deseja conquistar resultados extraordinários e ter uma felicidade autêntica, permita-se construir relações pessoais, profissionais, familiares e afetivas mais positivas, ame-se e permita-se ser amado, reconheça suas qualidades e diferenciais e amplie sua visão de mundo.

Ouse ser o protagonista da sua história, ouse parar de se autossabotar, ouse parar de dizer “eu não posso, eu não consigo”. Pare de reclamar de tudo, pare de focar no negativo, de culpar os outros e comece, hoje, aqui e agora, a pensar e agir de forma diferente.  Acredite: você pode. A vida muda quando você muda. Aceite este convite e ouse mudar!