Medo – Como o Coaching te ajuda a lidar com ele?

Por: José Roberto Marques | Blog | 19 de julho de 2015
homem se escondendo atrás de mesa

alphaspirit / Shutterstock O medo é um sentimento natural do ser humano, mas que pode se tornar um grave limitador em casos extremos.

O medo é uma reação natural, sendo uma ferramenta do corpo para se defender de situações, pessoas ou coisas potencialmente perigosas ou que incomodam o indivíduo. Entretanto, quando o medo é muito intenso, a ponto de paralisar as ações, ele se torna um grave limitador do crescimento individual.

Ao longo de nossa existência, seja de maneira consciente ou inconsciente, acumulamos diversas experiências ruins que, quando não ressignificadas, tendem a nos tornar indivíduos medrosos e com diversas crenças limitantes em relação a nós mesmos, nossos sonhos e projetos.

Você tem medo de quê?

Você tem medo da felicidade? Medo de ser grande? Medo de empreender? Medo de sair do emprego que não suporta? Medo de terminar um relacionamento que não te faz feliz? Medo de ser bem-sucedido? Responda sinceramente: quantos medos rondam sua vida?

Entenda que, para tudo na vida, há um limite — até mesmo para o medo. Ainda que você tema não estar preparado para enfrentar os desafios profissionais e pessoais, vale lembrar que apenas você tem o poder para mudar esta situação e enfrentar seus medos.

Basta querer sair da zona de desconforto e abrir-se para vencer o que te aprisiona e faz infeliz. Reaja contra seus medos e busque o equilíbrio. Proteja-se, mas não se aprisione. E, por fim, busque ferramentas efetivas para ajudar a vencer esta luta contra seus medos.

Você é feliz?

Como o Coaching ajuda a vencer os medos

Seja qual for o seu medo, o Coaching pode ser excelente aliado na hora de superá-lo. Ao vivenciar o intenso processo de autoconhecimento proporcionado pela metodologia, é possível identificar a origem dos medos e trabalhar, assertiva e objetivamente, para eliminá-los.

Além de disso, no processo de Coaching, o coachee (cliente) tem a oportunidade de reconhecer suas crenças limitantes, os comportamentos que sabotam seus resultados, bem como reconhecer suas competências e habilidades que ignora.

Ao visualizar como seus medos impactam na vida e carreira, o coachee tem mais condições de trabalhar os aspectos nocivos de seus temores, traçar um plano de ações efetivo para eliminá-los e seguir adiante, livre de suas interferências.

Leve os benefícios do Coaching para sua vida e aprenda como se libertar do medo. Faça a Formação Professional & Self Coaching e ouse ir além!

Gostou do artigo? Compartilhe abaixo se você tem ou já teve algum medo!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: