Cultura organizacional ou empresarial nada mais é do que o conjunto de normas, diretrizes, preceitos, valores e regras estabelecidas por uma determinada organização para definir e determinar quem ela é diante do mercado, dos clientes e, principalmente, perante seu time de profissionais.

Fundamental em qualquer empresa, é a cultura empresarial que define e orienta o padrão de atitudes e comportamentos, além dos direitos e deveres que cada colaborador deve ter e executar dentro do meio corporativo.

Trata-se da maneira como os valores e a visão de uma empresa são propagados e absorvidos por cada um dos funcionários, com o propósito de alcançar as metas e objetivos propostos por ela.

Definição de Cultura Organizacional

De acordo com Linda Smircich, autora do livro “Concepts of culture and organizational analysis”, uma organização funciona como um organismo vivo e adaptativo que está em contínua evolução devido as trocas que realiza com o meio em que está inserido. A pesquisadora explica que a cultura organizacional se comporta como um sistema de conhecimento, formada pelo conjunto de significados subjetivos partilhados em comum com todos os membros.

Cultura empresarial, segundo a definição de Edgar Schein, um dos nomes mais notáveis do campo teórico do desenvolvimento organizacional, é um padrão de respostas a problemas, tanto internos quanto externos, cujo resultado foi positivo e interessante o suficiente para ser entendido pelos membros da organização como ideais. Isso faz com que eles sejam propagados como a forma certa de agir em situações similares.

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Valores

PSC

Os valores são a pedra fundamental de uma organização. Na grande maioria das empresas, eles são cunhados pelos próprios fundadores. O sucesso do grupo garante a validação desses valores que passam a ser passados para os novos membros.

Vantagens de uma cultura organizacional

A partir de uma cultura empresarial bem estabelecida é possível estimular o cultivo de um ambiente de trabalho propício e favorável ao desenvolvimento efetivo das atividades diárias e, principalmente, para o alcance dos lucros e resultados almejados pela organização.

Existem diversas vantagens que uma cultura organizacional pode oferecer a uma empresa. Confira cada uma delas abaixo:

  • Uma cultura organizacional sólida pode reduzir substancialmente problemas, dificuldades e conflitos internos;
  • Favorece o desenvolvimento de uma imagem positiva da empresa diante do mercado;
  • A cultura organizacional diferencia uma empresa diante de seus concorrentes;
  • Define uma identidade própria e senso de pertencimento a cada dos funcionários presentes;
  • Proporciona uma melhor gestão e o controle eficaz de processos e de pessoas;
  • Propicia uma adaptação rápida dos colaboradores à cultura empresarial;
  • Uma cultura organizacional bem definida pode aumentar o comprometimento dos funcionários atuantes;

Desvantagens

A principal desvantagem que uma cultura organizacional forte e bem sólida pode causar é impedir ou mesmo prejudicar os processos de mudanças organizacionais, quando forem necessários.

Quando a cultura corporativa é negativa, as desvantagens da governança corporativa podem ser bastante significativas. A rotatividade de funcionários pode ser gigantesca pois a motivação dos funcionários é baixa. A produção corporativa será afetada em qualidade e quantidade. O problema é que algumas empresas consideram que uma cultura corporativa positiva é mais uma reflexão tardia e que elas não pensam sobre a cultura corporativa na fase de planejamento. A armadilha de ter uma cultura corporativa negativa é algo que toda empresa corre o risco de cair.

Existem muitas vantagens e desvantagens da cultura organizacional. No entanto, as desvantagens do tipo errado de cultura corporativa são especialmente significativas, e as desvantagens individuais devem ser consideradas como sinais de alerta de que você precisa fazer algo para garantir que sua cultura corporativa não seja comprometida.

Falta de comunicação

Sempre que não há química de equipe em uma empresa, as coisas podem ficar bastante ruins rapidamente. Não é de surpreender, portanto, que uma das coisas que você tem no tipo errado de cultura corporativa seja uma comunicação interna fraca. Se você procura criar uma cultura na qual todos sejam amigáveis ​​e apoiem ​​seus colegas, deve enfatizar a comunicação adequada. Quando você garante que a comunicação flua livremente em sua organização, a cultura seguirá. Quando as pessoas começam a sentir que é muito difícil falar umas com as outras, ou as conversas parecem forçadas e não são agradáveis, então há um problema. Comece com uma comunicação corporativa clara, do recrutamento e em todas as fases posteriores. Incentivar os funcionários a se comunicarem abertamente de maneira respeitosa e amigável irá beneficiar sua cultura corporativa.

Microgerenciamento

Sempre que os funcionários sentem que a gerência está sendo o Big Brother, os funcionários se sentirão tensos e a atmosfera será de ansiedade. O microgerenciamento – excessivo controle sobre sua equipe – não funciona em nenhuma circunstância. Na verdade, isso coloca seus funcionários sob pressão desnecessária e diminui a velocidade com que eles trabalham, sem mencionar a qualidade de sua produção. Para evitar essa situação, evite o microgerenciamento por completo. Seu processo de contratação deve ser o caminho certo. Quando você cria o processo de contratação certo, no qual contrata os funcionários, não precisa se preocupar, porque eles são funcionários em quem você pode confiar. Você também deve tentar criar um ambiente onde as tarefas estejam claramente definidas e todos saibam exatamente o que devem fazer. Dessa forma, os indivíduos podem trabalhar sozinhos sem supervisão e a uma velocidade confortável para eles.

Competição excessiva

Concorrência não é uma coisa inerentemente ruim. É uma ótima maneira de fazer o trabalho. Na verdade, quando colegas de trabalho têm um pouco de competição amigável, a qualidade de sua produção pode disparar. No entanto, tudo deve ser com moderação e isso é verdade sobre a concorrência, como é verdade para quase todo o resto. Quando a competição se torna hostil, os funcionários não apenas começam a desenvolver relacionamentos hostis, mas sua produtividade também será afetada negativamente. Isso não significa que você não deve implementar esquemas como “Empregado do mês” e assim por diante. Tais esquemas são ótimos para motivar os funcionários a fazer o melhor. No entanto, certifique-se de que a competição não fica fora de controle.

Maus hábitos = maus exemplos

Os maus hábitos podem, e geralmente acontecem, começar com o gerenciamento de nível superior. Se a gerência parece ter maus hábitos, então os empregados irão imitar esse comportamento pensando que está tudo bem. Afinal, a gerência está fazendo isso. Se um gerente chegar ao trabalho tarde de forma consistente, os funcionários pensarão que esse tipo de comportamento está correto. Se a gerência não observar os padrões do setor quando realizar tarefas, os funcionários também não as considerarão. Eventualmente, isso irá permear toda a organização. Maus hábitos também podem acontecer porque você é muito tolerante com seus funcionários e não os gerencia adequadamente. Se for esse o caso, você precisa prestar muita atenção nisso. 

Foco apenas no lucro

É claro que toda organização sem fins lucrativos está no negócio, por definição, com fins lucrativos. Não há, portanto, nada de errado em tentar ter um bom trimestre. No entanto, faturar não é a única coisa que você deve se concentrar no mundo corporativo. Na verdade, isso geralmente é um sintoma de uma empresa que não tem muito senso de propósito, pois essas empresas estão mais interessadas em resultados de curto prazo do que em metas de longo prazo. As empresas que se concentram apenas no lucro que fazem tendem a não ter tempo para envolver seus funcionários. Estas são as mesmas empresas que têm uma rotatividade de funcionários incrivelmente alta. É mais fácil trabalhar em uma empresa que valoriza você.

Muitas fofocas

Não importa se o ambiente é corporativo ou não; a fofoca é ruim. Quando a fofoca é realizada no escritório, a atmosfera pode ser destruída. Pode incentivar coisas como intimidação e demissão injusta. O objeto da fofoca pode ser ferido e ter a auto-estima prejudicada, sem mencionar o potencial de depressão. Para lidar com isso, é importante falar com os funcionários que são diretamente afetados por fofocas, bem como os principais responsáveis. Uma vez feito isso, você pode falar com o escritório coletivamente.

Baixo engajamento no escritório

Uma das razões pelas quais os funcionários optam por deixar as empresas é que elas não mais sentem que estão sendo engajadas. Esta é realmente uma das desvantagens mais comuns de uma cultura corporativa ruim. Ainda assim, pode ser fácil combatê-lo tentando dar uma nova vida à sua cultura corporativa. Pode ser algo tão simples como comemorar aniversários ou algo tão complexo como instalar uma sala de jogos e relaxar no escritório onde os funcionários podem ir apenas relaxar e conversar. O bom envolvimento dos funcionários é um dos benefícios da cultura organizacional.

Falta de empatia

A empatia é um dos elementos mais importantes da interação humana. Quando você mostra aos seus funcionários que tem empatia por eles e pelas vidas que eles levam, então você está criando uma base sólida que cria relações muito fortes com seus funcionários. Da mesma forma, é importante que você mostre aos seus funcionários que você entende seus pontos fortes e fracos e os valoriza. Sem mostrar isso, eles se sentirão desvalorizados e buscarão outras oportunidades.

Liderança e Gestão ruins

A administração e a liderança de uma empresa são, com frequência, os funcionários que iniciam tendências ruins, que chegam aos funcionários de nível inferior. Seja o caso de não administrar funcionários de maneira útil ou de definir maus hábitos, quando a liderança da empresa não está certa, a cultura da empresa frequentemente sofre. Para evitar isso, certifique-se de ter os líderes certos na empresa, começando pelo recrutamento. Além disso, certifique-se de que haja algum tipo de supervisão, o que garante que os líderes estejam definindo os exemplos certos para os funcionários.

Como estabelecer uma cultura empresarial

Esse processo pode ser bastante demorado e trabalhoso, mas seus inúmeros benefícios
fazem com que todo o esforço valha a pena. Em seu livro, Criatividade S.A, Ed Catmull, fundador da Pixar e atual CEO da Disney Animation e Pixar, explica que mais importante do que ter um discurso que enfatize os valores da empresa para os colaboradores é a criação de ações e situações que demonstrem esses valores. Um exemplo usado por ele foi o fim dos lugares marcados nas mesas de reunião de brainstorm. Segundo o autor, essa prática criava uma hierarquização da importância das ideias durante o processo, o que desmotivava aqueles que ficavam na parte baixa dessa pirâmide a contribuírem.

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