Voltar

Trabalho e Estudo – Um Grande Desafio

Publicado em | 0 comentários

Alphaspirit/Shutterstock Saber administrar bem seu tempo é essencial para conciliar carreira e  estudos

Conciliar trabalho e estudo, com certeza, é um grande desafio para a maioria dos brasileiros. Na prática isso significa saber administrar bem seu tempo, dedicar-se de forma assertiva a ter um bom desempenho nas duas atividades.

Entretanto a realidade brasileira é bem diferente e se adéqua ao contexto de cada classe social. Assim, de um lado estão os jovens de classe média, em início de carreira, em dúvida se continuam focados nos estudos após a faculdade (fazer MBA, intercâmbio) ou se começam agora a procurar trabalho.

De outro, vemos pessoas, de menor poder aquisitivo, que na maioria dos casos tem que escolher entre os estudos e o emprego. Este grupo é aquele que, muitas vezes, é obrigado deixar a escola ou universidade de lado para trabalhar e ajudar no sustento de suas famílias.

Contudo, é um grande mérito, destes estudantes trabalhadores, saber conciliar suas necessidades e administrar tantas responsabilidades ao mesmo tempo. Neste sentido, para ajudar você a sair-se ainda melhor nesta tarefa empreendedora, separei algumas dicas interessantes. Confira!

Dicas para Conciliar Trabalho e Estudos

Mantenha o Foco – Por mais difícil que seja o seu dia a dia, é importante manter o foco em suas atividades, sejam elas de trabalho ou estudo, dedicar-se ao seu crescimento e aprendizado continuamente e não deixar que fatores externos (excesso de internet e baladas) boicotem seus resultados.

Defina seus objetivos – Onde e como você deseja estar daqui a 5,10, 20 anos? Responda esta pergunta e aproveite para definir suas metas e objetivos pessoais e profissionais. Isso te dará um norte, guiará melhor seus passos e evitará desvios ao longo de seu caminho.

Tenha visão de futuro – Os profissionais de sucesso desde cedo sabiam onde queriam chegar. Ouse ter sua própria visão de futuro, enxergar sua vida e carreira em longo prazo e projetar grandes resultados para você.

Faça a gestão do tempo – Aprenda desde já a administrar bem o seu tempo e definir o momento certo para dedicar-se a cada uma de suas atividades. Se, por exemplo, durante o dia você tem que trabalhar e estudar à noite, você pode tentar estudar no horário de almoço ou mesmo depois das aulas. Pode ser cansativo agora, mas fará toda diferença em seu futuro. Pense positivo e não desista!

Estude Sempre – Estudar nos proporciona grandes conhecimentos e, de forma constante, nosso aprimoramento técnico e humano. Por isso, por mais complicada que seja sua situação financeira, não desista dos seus sonhos e de seus estudos. Se for obrigado a parar, que seja por um tempo apenas. Enquanto isso busque cursos gratuitos (a internet oferece muitos, assim como os serviços ligados ao comércio e a indústria), faça boas leituras, visite museus e exposições.

Aproveite estas dicas e invista em seu crescimento. Para isso, acumule experiências práticas na carreira, mas claro, continue a investir sempre em seus estudos. Com certeza, isso trará resultados extraordinários em sua vida!

Gostou das dicas? Então,  compartilhe este artigo agora em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!