Monkey Business Images/Shutterstock Todo profissional da Educação pode e deve ser líder das mudanças que deseja e exemplo para os alunos

A Educação sem dúvida é uma das áreas mais importantes de todo país. E, embora no Brasil ela seja muito negligenciada pelas autoridades governamentais, na contramão, estão os seus profissionais, que lutam bravamente para oferecer o melhor aos alunos, mesmo com tantas adversidades.

Por isso a liderança na educação é tão fundamental, pois são os líderes que guiam as mobilizações, empreendem as mudanças, ajudam a desenvolver o empoderamento nas pessoas e fazem com que os movimentos por uma Educação Melhor não se percam como tantos outros.

No ambiente de uma escola, todos: professores, diretores, auxiliares e demais profissionais podem e devem assumir o papel de líderes das mudanças educacionais que desejam. Porém, esta liderança não deve estar pautada apenas na luta por condições de trabalho e salários melhores. Num ambiente educacional, suas ações também servem para mostrar, aos alunos, a importância de defender e lutar por seus direitos.

Trabalhando a Liderança no Dia a Dia

Normalmente vemos na figura do diretor como a da principal liderança de uma escola. Entretanto, como são muitas responsabilidades e atribuições é importante que cada profissional, independente da hierarquia e área, também pode assumam a posição de líder e estejam comprometidos em fazer sua parte.

Para isso, cada pessoa pode observar, ao seu redor, e verificar as melhorias que precisam e podem ser feitas e sugerir as mudanças necessárias. Isso vale para todo o quadro escolar: professores, vigias, merendeiras, monitores; todos são líderes e também um espelho para as crianças e adolescentes que estudam neste local. Reflita então – Quais exemplos você quer passar para estes seres humanos em formação?

Por isso, como um membro importante da escola, você deve valorizar seu papel e lembrar-se sempre de que tudo que, falar e fizer e não fizer, está sendo avaliado pelos estudantes. Liderança não é um cargo, mas sim ações, pois corresponde aos comportamentos que cada profissional apresenta em seu dia a dia de trabalho.

PSC

Ser líder na escola é dizer não no momento certo, saber ouvir na essência, educar com prazer e paixão, estar comprometido com o desenvolvimento das crianças, observar e propor melhorias. É lutar de forma justa por seus direitos, ter senso de grupo, disseminar respeito às diferenças, guiar os alunos para o caminho certo e fazer as coisas certas mesmo quando ninguém está olhando.

Ser líder na escola é ser, acima de tudo, um bom exemplo, independente das condições de trabalho, e buscar ser a melhor pessoa/profissional/professor que você pode ser; para si mesmo, e para aos alunos que se propôs a educar.

Pense nisso e boa sorte!