Everything Possible/Shutterstock Conheça tipos de Consultoria Organizacional e veja como cada uma pode ajudar a potencializar os resultados de sua empresa

Existem diversos tipos de consultoria organizacional, mas independente do modelo, todas têm como objetivo levar as empresas um atendimento especializado e personalizado em determinada área. Este serviço realizado por consultores são importantes porque ajudam a organização a conhecer seu estado atual e traçar estratégias e ações efetivas para alcançar seu estado desejado.

Fazendo uma metáfora, uma consultoria é como uma visita ao médico. Podemos fazer simplesmente para checar como está nossa saúde naquele momento e para obter orientações sobre onde melhorar ou buscar esta consulta na emergência, quando precisamos receber todos os conhecimentos do especialista para voltar a ficar bem e saudável e voltar á vida.

Muitas empresas se enquadram neste último grupo de pacientes e, isso ocorre, porque em muitos casos elas esperam tempo demais para fazer um check-up completo e corrigir comportamentos e hábitos nocivos, vivenciam grandes transtornos em sua gestão e nos resultados.  Para evitar exatamente isso, vou apresentar neste artigo tipos de consultoria organizacional e mostrar como podem ajudar sua empresa. Continue lendo e confira quais são e os benefícios.

3 Tipos de Consultoria Organizacional

Consultoria Financeira – Esta consultoria tem como objetivo ajudar as empresas a fazer um mapeamento completo de sua situação financeira, os pontos fortes, de melhoria, avaliação dos processos, ferramentas e programas utilizados e também da gestão econômica da empresa por seus líderes. É muito importante para entender em qual estágio a organização se encontra; definir novos planos de ações e metas e objetivos para o futuro em curto, médio e longo prazo.

Consultoria de Recursos Humanos – Focada na melhoria dos processos no que tange à Gestão de Pessoas; este tipo de consultoria de RH visa atender as demandas organizacionais relativas aos processos humanos no que concernem todas as atribuições deste departamento, seus planejamentos estratégicos e as necessidades de investimento contínuo no capital humano.

Consultoria de Coaching – Este modelo é uma das consultorias mais utilizadas pelas empresas atualmente, pois a Consultoria de Coaching oferece uma gama de possibilidades que vão além dos processos técnicos, permeando assim todas as áreas da organização, uma vez que também tem foco no desenvolvimento dos colaboradores e líderes, o que está diretamente ligado aos resultados que a empresa deseja conquistar.

PSC

Um coach como consultor além de expertise em determinada área de especialidade também tem conhecimentos e ferramentas para ajudar a empresa a visualizar seu estado atual de modo sistêmico e definir com mais assertividade suas metas e objetivos e traçar estratégias mais efetivas para alcançá-las por meio da implantação das melhorias identificadas.

O que está esperando então? Defina os seus objetivos organizacionais e leve todos os benefícios de uma consultoria especializada para sua empresa. Ter uma visão de fora de sua instituição ajuda a expandir sua própria visão e a dos seus gestores sobre a organização e unir forças para melhorar seus processos técnicos e humanos e conquistar resultados extraordinários em todas as áreas.