Pressmaster/ Shutterstock A consultoria ajuda empresas e profissionais a definirem estratégias de negócios e carreira.

Consultoria pode ser definida como o ato de oferecer soluções específicas, com o intuito de atender necessidades e objetivos também específicos de determinados clientes. Este serviço, prestado por empresas e profissionais especializados, é muito comum no universo corporativo.

Na prática, de um lado, a empresa apresenta suas demandas e objetivos organizacionais. De do outro, o consultor, com suas experiências e especialidades, oferece serviços de avaliação e diagnóstico do mercado, tendências, bem como apresenta as melhores formas de resolver problemas e aproveitar as novas oportunidades.

Conheça os Principais Tipos de Consultoria

 Consultoria OrganizacionalEste procedimento é utilizado pelas empresas visando à tomada de decisões estratégicas, de forma mais coesa e assertiva. Neste cenário, o consultor traz determinadas informações para ajudar no processo decisório, o que amplia a visão do mercado e as possibilidades de acerto do líder.

Consultoria Empresarial – Quer empreender e não sabe por onde começar? Este tipo de apoio é muito indicado para quem deseja empreender e conhecer profundamente o nicho de mercado onde deseja atuar. Com o apoio de profissionais especializados, é possível conhecer as oportunidades e dificuldades do empreendimento, e fazer um plano de negócios congruente.

Consultoria Profissional – Esta consultoria funciona fornecendo auxílio ao desenvolvimento da carreira. Oferece subsídios para que o profissional alavanque seus resultados, a partir da avaliação e apoio de um especialista, que por ter mais experiências, consegue ajudar a traçar os melhores caminhos para conquistar seus resultados.

PSC

Consultoria Pessoal – Aplicada ao contexto pessoal, este tipo de consultoria favorece a que o indivíduo consiga organizar melhor suas metas e objetivos de vida e ajustar determinados aspectos que precisavam de atenção especial. Personal Trainer e Personal Hair são alguns exemplos conhecidos de profissionais que atuam como consultoria pessoal.

Consultoria de Imagem – Este profissional, um mix de relações públicas, assessoria de imprensa e consultoria de carreira, atua oferecendo a artistas e celebridades, orientações sobre como se comunicar, se portar, vestir, apresentar-se em eventos, nas redes sociais e também para ajudar definir quais trabalhos escolher e as marcas que mais têm a ver com a imagem que desejam passar ao público.

Independente do modelo de consultoria que você precisa, antes de contratar é importante escolher empresas e profissionais capacitados, ou seja, que tenham experiência e conhecimento, para oferecer o subsídio necessário ao alcance de suas metas e objetivos.

Se o seu intuito é alcançar crescimento pessoal e profissional, de forma rápida e efetiva, uma excelente alternativa é investir num curso de Coaching. A formação oferece um conjunto de ferramentas de Coaching e técnicas que podem ser aplicadas em todos os âmbitos de sua vida e na conquista de resultados realmente extraordinários.

Conheça o Professional & Self Coaching e ouse ir além!