Natasa Adzic/Shutterstock O Manipura é o chacra responsável pelas emoções humanas

Talvez você já tenha sido acometido por uma fortíssima dor estomacal após uma grande emoção, seja de raiva ou de ansiedade. Essa sensação não é por acaso. Nesse ponto, exatamente na região sobre o umbigo está o terceiro chacra, o chacra do Plexo Solar.

Esse ponto está vinculado às emoções e, ao mesmo tempo, com a digestão e o metabolismo. Quando muito energizado, indica que a pessoa é voltada para as emoções e prazeres imediatos. Quando fraco sugere carência energética, baixo magnetismo, suscetibilidade emocional e a possibilidade de doenças crônicas.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!Conheça mais sobre essa metodologia,
acesse “Tudo Sobre Coaching”!

A famosa gastrite nervosa nada mais é que um desequilíbrio desse chacra que, como reação ao descontrole emocional, ativa a acidez do estômago como quem quer extravasar por algum ponto a energia que não tem vazão. Da mesma forma, pessoas extremamente agitadas e ansiosas, tendem a ter sérios problemas metabólicos, pois o organismo passa a reter a energia causando a obesidade ou seus opostos, como a anorexia.

Manipura e Controle Emocional

Destarte, esse ponto também influencia nossa identidade pessoa, a forma como nos vemos e nos portamos no mundo. Nossa autoestima e nossa individualidade, o poder pessoal e o magnetismo. Pessoas com muita atração pessoal são muito frequentemente chamadas de “pessoas solares”, o que significa uma irradiação grande de energia pelo chacra Manipura.

Em sânscrito Manipura significa “Cidade das Joias” ou “das pedras preciosas”. A cor que rege esse ponto é o amarelo em suas tonalidades. Essa cor atua na vibração positiva do sistema nervoso e até mesmo nos processos de cicatrização e o elemento é o fogo. Suas funções físicas são a digestão, as emoções e metabolismo. No campo mental e espiritual atua no senso de liderança, individualidade, o poder, o propósito e magnetismo pessoal.

PSC

Positivamente esse chacra auxilia o desenvolvimento do autocontrole, autoridade, energia, humor, poder pessoal e transformação. Quando não ativado ele pode gerar medo, raiva, problemas digestivos, descontrole emocional até certa agressividade, além da tirania.

Equilibramos esse chacra usando roupas e acessórios amarelos ou mentalizando a cor amarela envolvendo a região acima da cintura, como uma bola de fogo que tomasse conta de todo nosso sistema digestivo. Passar a ingerir alimentos amarelados, como milho e mandioquinha, também podem ajudar. Também não descarte mais passeios ao sol durante a manhã ou no fim da tarde.  Invista em perfumes com toques de lavanda ou bergamota. Ouça música alegre e dançante e caminhe ao Sol.