Voltar

Teoria da Inteligência Multifocal

Publicado em | 0 comentários

Vladgrin/Shutterstock A teoria da Inteligência Multifocal estuda como o ser humano forma suas ideias e pensamentos

A Teoria da Inteligência Multifocal é um conceito relativamente novo e ainda pouco estudado por especialistas em comportamento humano. Compreende o estudo de nosso mindset, ou seja, da forma como formamos nossos pensamentos e ideias.

Esta busca pelo entendimento do funcionamento da mente humana é um mistério que vem acompanhado o desenvolvimento da própria humanidade ao longo do tempo. Todos nós queremos saber como criamos tantas ideias, formulamos insights, soluções e conseguimos correlacionar tantos pensamentos e condensá-los em memórias.

Quando tratamos da Inteligência Multifocal, os objetos de estudo estão baseados em quatro fatores distintos, que são: a construção dos pensamentos; organização da história, consciente e inconsciente, em nossa memória; a formação do “eu” e a transformação da energia psíquica.

As Funções da Mente Humana Segundo a Teoria da Inteligência Multifocal

  1. Amar e valorizar a vida;
  2. Apreciar o que é bonito;
  3. Raciocinar antes de agir;
  4. Expor as ideias e não de impô-las;
  5. Estimular a Solidariedade;
  6. Gerenciar o mindset dentro e fora dos conflitos
  7. Colocar-se no lugar dos outros;
  8. Manter o espírito empreendedor;
  9. Trabalhar perdas, dores e frustrações;
  10. Saber trabalhar em equipe.

Como Funciona a Inteligência Multifocal

O objetivo deste tipo de intelecto é ajudar o ser humano a ressignificar os acontecimentos negativos e aprender a lidar com sentimentos ruins. Em outras palavras, estimula as pessoas a ampliar sua visão de mundo, de si mesmo e das pessoas à sua volta e a conviver com tudo isso de forma otimista.

Ao expandir sua forma de se relacionar, o indivíduo tem mais condições de aprender com seus erros, desenvolver suas habilidades, manter o equilíbrio de sua autoestima e proteger-se de frustrações e pensamentos negativos que podem boicotar suas realizações.

Ao avaliarmos a inteligência multifocal podemos perceber algumas semelhanças com os preceitos defendidos e os benefícios proporcionados pela teoria da Inteligência Emocional, que nos conduz a um poderoso processo de autoconhecimento no que tange tanto aprender a lidar e controlar nossas emoções, como também reconhecer as emoções alheias.

Para desenvolver esta inteligência múltipla é preciso estar aberto a conhecer seus pontos fortes e de melhoria e trabalhar, continuamente, para eliminar pensamentos e comportamentos limitantes. Na prática, isso significa aprender a ressignificar, aprender a ver a vida de modo diferente, com as dores e as delícias que ela tem, mas sempre focando em seus aspectos positivos.

Entender isso é o primeiro passo para desenvolver sua Inteligência Multifocal!

Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!