sorrir

Sorrir – Um Ato Simples com Resultados Extraordinários!

Por: José Roberto Marques | Blog | 10 de abril de 2018

Sorrir faz bem para a alma e, com certeza, melhora o humor e aumenta a motivação para enfrentar os desafios do dia a dia. Este é um gesto simples, muitas vezes subestimado e deixado em segundo plano, especialmente quando assumimos uma postura séria demais em relação à vida.

Com frequência, esquecemos de retribuir um sorriso, de rir de nós mesmos e das pequenas coisas que dão sentido à nossa existência. Rir é tão benéfico e maravilhoso, que pesquisas da Wayne State University, nos Estados Unidos, constataram que pessoas sorridentes vivem, em média, sete anos a mais em relação a quem vive de “cara fechada”. Incrível, não é mesmo? Continue lendo o texto para saber mais dos benefícios de sorrir.

 

O poder do sorriso verdadeiro

O sorriso é muito poderoso, sendo capaz de quebrar o gelo, iniciar uma conversa, alegrar as pessoas e até mesmo ajudar no processo de cura. E não é de hoje que os especialistas estudam o efeito do riso no tratamento de doenças.

Hipócrates (460 a.C. – 370 a.C.), o pai da Medicina, já tentava reanimar seus pacientes com brincadeiras na Grécia Antiga. Sigmund Freud (1856 – 1939), o criador da Psicanálise, mostrou em um de seus trabalhos que as cenas cômicas e o riso ajudam a melhorar a saúde. Até mesmo o famoso cientista Charles Darwin (1809 – 1882), autor da Teoria da Origem e da Evolução das Espécies, teve interesse em estudar o poder do sorriso. Com isso, desenvolveu a Teoria da Resposta Facial, afirmando que o ato de sorrir realmente proporciona bem-estar.

A terapia do riso, porém, só ganhou notoriedade na década de 1960. Isso porque, o médico americano Patch Adams, passou a difundir a “terapia do riso” para ajudar seus pacientes a lidar melhor com a rotina no hospital e os desconfortos provocados por suas doenças.

Em tese, a terapia tem o objetivo de resgatar a sensação provocada pelo bom humor e pela felicidade, fazendo a pessoa a viver com amor e felicidade, envolvendo autoestima e, amor-próprio. E a melhora acontece devido ao aumento da secreção de endorfina, que é uma substância que relaxa as artérias, melhora a circulação e beneficia a reação imunológica

 

Benefícios do sorrir

Diversos artigos e publicações da literatura médica ressaltam os benefícios de se sorrir no dia a dia. Entre eles, podemos destacar os seguintes exemplos de melhorias para a vida das pessoas:

  • Um estudo realizado na Universidade de Loma Linda, nos Estados Unidos, constatou uma diminuição de 66% no risco de problemas cardíacos em pessoas que tinham como hábito assistir a, pelo menos, 20 minutos diários de programas humorísticos;
  • Sorrir e manter o bom humor aumenta consideravelmente os níveis de colesterol bom e ajuda a controlar a diabetes;
  • Reduz os hormônios que causam estresse;
  • Contribui para o aumento da automotivação, autoestima e autossatisfação;
  • Fortalecimento dos relacionamentos interpessoais;
  • Promoção de melhores condições para o trabalho em grupo;
  • Diminuição das dores físicas e relaxamento dos músculos;
  • Aumento da imunidade e diminuição dos riscos de infarto.

 

A importância do sorriso no ambiente de trabalho

Como vimos, sorrir com frequência melhora os relacionamentos interpessoais e traz mudanças não só para o âmbito pessoal, mas também em aspectos profissionais. Uma vez que todas as nossas atitudes no trabalho refletem diretamente na maneira com que as pessoas nos enxergam, o sorriso pode auxiliar aqueles que querem melhorar a produtividade e a apresentação de resultados. Mas como um sorriso pode lhe ajudar em seu crescimento profissional?

Pessoas bem-humoradas tendem a ter melhores relações interpessoais e a trabalharem bem em grupo. Tudo isso, aliado às competências técnicas e comportamentais, são características de pessoas que costumam decolar em suas carreiras com mais facilidade.

Repare: na maioria das vezes, passamos mais tempo no ambiente corporativo do que em casa e, por isso, é importante fazer deste lugar o mais agradável possível. E para começar, porque não sorrir?

Ainda está na dúvida? Veja abaixo como o sorriso pode lhe ajudar no ambiente de trabalho:

 

 

  • Estímulo ao cérebro: quando você está bem-humorado e sorrindo, os hormônios da endorfina e serotonina são liberados, gerando uma sensação de prazer e bem-estar, que, além de ativarem o sistema imunológico, elevam o seu grau de disposição.

 

 

Esse é o gatilho para você ser uma pessoa ainda mais produtiva, focada e otimista, que consegue gerar novas ideias e soluções com maior facilidade. Ou seja, um profissional engajado, feliz e que gera bons resultados para a organização.

 

 

  • Diminui o estresse: como sabemos, o estresse gera uma série de malefícios à saúde das pessoas, tais como problemas cardiovasculares, pressão alta, perda de memória, depressão, entre outros. E estes interferem nos afazeres diários e profissionais. Como já diria a sua avó: “sorrir é o melhor remédio”, então libere seu bom humor para evitar que as doenças barrem seus projetos profissionais e pessoais!

 

 

 

  • Tenha pessoas ao seu redor: pessoas positivas e bem-humoradas atraem pessoas positivas e de bom humor. Nesse sentido, faça do seu sorriso um cartão de visitas que lhe ajuda a construir relações saudáveis e agregadoras em sua carreira e em sua vida.

 

 

Com relações mais leves e felizes, você começará a estabelecer conexões que o ajudarão a crescer e a se estabelecer na sua carreira. Sendo assim, o seu sorriso vai atrair as pessoas certas para a sua trajetória profissional.

 

 

  • Fortaleça sua auto-estima: nossas ações são reflexos de nossos pensamentos e de nosso humor, portanto manter uma auto-estima elevada é fundamental na carreira e na vida. É a partir dela que adquirimos autoconfiança para enfrentar os desafios, resolver conflitos e manter uma atitude mental positiva e que contribui para o alcance dos objetivos almejados.

 

 

Pensando nisso, é fundamental buscar aquilo que faz você feliz! Encontre nos detalhes os motivos para sorrir e conquistar tudo o que você sempre sonhou.

 

A aplicação da psicologia positiva

Sabemos, no entanto, que nem sempre é possível manter-se feliz e sorridente o tempo todo, mas saber contornar os períodos difíceis da vida com uma visão positiva faz toda a diferença. Por isso, a Psicologia Positiva, o mais moderno estudo da psicologia, desenvolvido no final do século XX, por Martin Seligman, nos Estados Unidos, é a ciência que estuda como despertar e manter a felicidade autêntica.

Este movimento científico surgiu com o intuito de compreender os traços positivos dos seres humanos, e como eles se manifestam, abrindo novas perspectivas para a apreciação do potencial do ser humano. Martin Seligman, considerado o pai da teoria, afirma que para vivermos bem, necessitamos de:

 

  • Emoções positivas;
  • Engajamento e fluidez;
  • Relacionamentos construtivos;
  • Propósito, engajamento e realizações.

 

Pensando nisso, assim como Seligman buscou entender o que leva os indivíduos a se sentirem plenos e realizados, o Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) apresenta um curso para lhe ajudar a identificar as virtudes e forças de caráter que sustentam verdadeiramente as suas emoções positivas, estimulam o alto desempenho do seu trabalho e promovem o seu bem estar e prosperidade.

Dê um passo à frente, conheça o curso de Psicologia Positiva e conte com apoio de um conteúdo diferenciado, exclusivo, que atende às exigências do desenvolvimento pessoal e profissional, com foco na felicidade e resultados positivos. Desfrute de um rico embasamento teórico da mais contemporânea vertente da Psicologia, e do que há de mais atualizado no Universo do Coaching Positivo.

Como o sorriso tem ajudado na sua carreira? Além de contagioso, ele faz bem para a saúde física e emocional, trazendo inúmeros benefícios ao corpo e à mente. Então, se permita sorrir, gargalhar e aproveitar os bons momentos da vida!

 

Gostou do artigo? Compartilhe e deixe seu comentário abaixo!