contar histórias

Iakov Filimonov/Shutterstock Contar histórias ativa a nossa imaginação, criatividade, sensibiliza e é uma forma extraordinária de aprendizado

As histórias são a forma mais antiga e também mais criativa que o ser humano inventou para transmitir conhecimentos, ideias, ensinamentos e filosofias de vida. Quando falamos neste tema, a maioria das pessoas já pensa em livros e filmes, mas o que é a nossa vida se não a construção da nossa própria história, não é mesmo?

Os filmes e as novelas, por exemplo, fazem muito bem isso, criando enredos envolventes que atraem a nossa atenção e despertam em nós as mais variadas emoções. Não é por acaso que os cinemas lotam e a audiência das telenovelas é sempre alta.

O ser humano adora histórias. E tanto é que, se observarmos bem, passamos o nosso dia contando histórias para nossos filhos, parceiros, familiares, colegas, amigos e liderados e, dentro destes contextos, abordamos uma variedade enorme de assuntos.

O líder conta histórias quando fala aos seus liderados sobre suas experiências profissionais, aprendizados, desafios superados e quando narra estes acontecimentos, compartilha o que sabe e inspira sua equipe. Um pai ou uma mãe conta uma história, não apenas quando lê um livro para seu filho dormir, mas quando fala a sua prole sobre passagens de sua infância, das brincadeiras de que mais gostava e dos momentos inesquecíveis que teve em sua vida.

A Importância de Contar Histórias

contar histórias

Pressmaster/Shutterstock Os pais devem reservar um tempo para contar suas histórias para os filhos

Vê como o ativador mental – Contar Histórias – é tão diferente? E sabe por quê? Porque vai dentro da nossa mente, porque mexe com a nossa imaginação, com os nossos sentimentos mais íntimos e porque consegue nos inspirar das mais diversas maneiras.

PSC

As propagandas de Tv entendem bem disso e quando no contam uma história, chama a nossa atenção e atraem o nosso interesse para um produto ou serviço que até então não pensávamos em ter. As do Dia das Mães, então, sempre nos emocionam e arrancam lágrimas em qualquer um. Daí, sem perceber, você já está na loja daquela empresa do comercial ou comprando um produto de tal marca porque foi impactado pela história que ela te contou ali, em 30 segundos. Fascinante!

Nós gostamos tantos de histórias que adoramos os chamados cases de sucesso, aqueles que contam exatamente as histórias de empresas e pessoas excepcionais, e atraem tanto a atenção e nos fazem comprar livros, ver vídeos e ir a palestras só para ouvir e conhecer de perto a história destas pessoas extraordinárias que tanto admiramos.

Contar histórias é um ativador mental tão poderoso porque ativa todos os nossos sentidos, nos faz viajar no tempo, sair do lugar e ter as mesmas sensações e emoções de quem está nos contando. E é exatamente por isso que este é um apelo que dá muito certo quando queremos sensibilizar o outro.

É muito certeiro inclusive quando queremos compartilhar uma lição importante, convencer o outro de algo e convidá-lo a conhecer o outro lado da história ou até mesmo para vender um produto ou serviço.

Honre e Respeite a sua História

Por isso, se você é dono de uma empresa, conte aos seus colaboradores, como tudo começou, quais foram os seus desafios, suas atitudes, seus erros e acertos, ideias e inclusive os seus sacrifícios e, com isso, convide, motive e busque engajar seus funcionários a fazerem parte da continuação desta maravilhosa história. Olha só que ideia maravilhosa!

Se você é pai ou mãe, fale aos seus filhos mais sobre você e, de vez em quando, também seja o personagem dos livrinhos que lê para eles. Conte a eles suas histórias, dias inesquecíveis, momentos especiais como o dia do nascimento deles; para que assim eles possam te conhecer um pouco melhor e também compreenderem sua própria origem. Experimente. Vocês vão adorar!

As histórias sensibilizam, trazem reflexões, geram empatia, inspiram, motivam, emocionam e nos levam a ir além. Eu, por exemplo, adoro contar a minha porque aprendi a honrar e respeitar a minha história, pois foi ela que me fez crescer, evoluir e que me trouxe até aqui.

E você ser de luz, que histórias têm para contar? E qual é o enredo que ainda deseja construir? Pense nisso, use este ativador mental a seu favor e ouse construir uma história maravilhosa em sua vida. Ah, e deixe seu comentário aqui embaixo.