Podemos dizer que o sarcasmo é um tipo de ironia que tem como intuito zombar de outra pessoa. Quando se é apenas irônico, o objetivo é um pouco mais leve, que é o de dar ênfase para algo, dizendo exatamente o contrário do que se acredita, como quando alguém fala: “adoro quando meu vizinho começa uma reforma em pleno domingo às sete da manhã”. Como se pode imaginar, a pessoa que diz isso não está nada contente de ter sido acordada cedo, com barulhos de obra e no seu dia de descanso.

Já a palavra sarcasmo vem do grego e é formado por sark (queimar) + asmo (carne), e se refere ao fato de que uma frase dita dessa maneira pode magoar a pessoa a quem é direcionada. Claro que existem frases sarcásticas que são mais divertidas do que ofensivas, e tudo depende do contexto e do tom em que são ditas. Contudo, é importante refletir sobre o assunto para não exagerar e evitar passar uma imagem de arrogância para aqueles com quem convive.

Reflexão Sobre o Sarcasmo

Oscar Wilde afirmou que o sarcasmo era a pior forma de humor, mas a melhor demonstração de inteligência. Realmente, para se criar uma boa frase sarcástica é preciso ter um bom raciocínio e ser criativo. Contudo, será que realmente vale a pena demonstrar o seu QI zombando dos outros? Como disse anteriormente, se for dentro de um contexto no qual tenha intimidade com as pessoas e tiver certeza absoluta que não irá magoar e sim divertir, tudo bem, a escolha é sua.

De qualquer forma, independente do grau de proximidade, não há como ter certeza absoluta de que uma frase sarcástica não irá magoar aquele que recebê-la. Debochar da aparência, do peso, da inteligência, da situação financeira, da profissão ou de qualquer outra característica de alguém deve ser sempre evitado, pois nunca sabemos o que se passa no interior de cada indivíduo. Muitas vezes, aquele que ri desse tipo de piada e zomba de si mesmo, na realidade está tentando fugir de seus sentimentos.

Se, mesmo considerando esses pontos, acha que o sarcasmo é divertido e uma forma inteligente de humor, o ideal é pelo menos evitá-lo em situações profissionais. Afinal, dentro de uma empresa, a comunicação é um fator de grande importância e, por isso, deve ser realizada com clareza para evitar mal-entendidos e outros tipos de problemas com colegas, chefes e clientes.

Como você se encontra em relação aos seus sentimentos?Tenha uma vida e relacionamentos mais leves e felizes!Mude sua vida em 21 dias
com o Detox da Mente!Clique aqui!

Pontos a Considerar ao Usar o Sarcasmo em Sua Comunicação

PSC

Se, assim como Oscar Wilde, considera que o sarcasmo é uma demonstração de inteligência e acha válido utilizá-lo, confira alguns pontos importantes a respeito.

1 – O Risco de Ser Mal Interpretado é Grande

Nem todo mundo está preparado para entender um comentário sarcástico e, por isso, o risco de você ser mal interpretado é grande. Portanto, escolha bem as pessoas para quem irá mostrar esse seu lado, para que seja algo mais voltado para o humor do que para a ofensa. Sinta o clima do ambiente e saberá quando seu comentário será recebido de maneira positiva.

2 – Cuidado ao Ser Sarcástico em Mensagens Escritas

O tom de voz e a forma com a qual se fala algo é tão importante quanto o que é propriamente dito. Dessa maneira, é necessário ter cuidado quando for fazer esse tipo de comentário em mensagens escritas, como em chats, e-mails e nas redes sociais, para evitar ser interpretado de um jeito negativo.

3 – Use Apenas em Situações Informais

Por se tratar de uma forma de humor, o sarcasmo combina apenas com situações informais, de preferência quando se está entre amigos. Em situações profissionais, acadêmicas ou quando há a presença de indivíduos com o qual não se tem intimidade, o ideal é guardar para si as suas frases sarcásticas.

4 – Tome Cuidado Para Não Ofender

Sempre pense bem antes de ser sarcástico citando algo que possa ter qualquer tipo de viés ofensivo. Lembre-se que existe uma pessoa do outro lado e que ela poderá se chatear com o seu comentário. Por via das dúvidas, evite falar coisas que não gostaria de ouvir de terceiros, pois essa é uma ótima maneira de medir suas palavras.

5 – Evite Falar Sobre Pessoas

Uma forma de ser sarcástico sem magoar, é utilizando esse recurso para se referir a situações e não a pessoas, como, por exemplo, um evento, a situação política do país, o clima, entre outras. Assim, estará mostrando-se uma pessoa espirituosa sem ofender ninguém e poderá, até mesmo, dar início a uma conversa interessante a respeito do assunto mencionado.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Dicas Para Responder Comentários Sarcásticos

Devemos pensar, também, no outro lado, que é quando você é alvo de comentários sarcásticos por parte de outra pessoa. Veja formas de como responder sem se estressar e se envolver em intrigas.

Responda ao Invés de Reagir: o primeiro passo é realmente responder ao invés de reagir, e a principal diferença entre essas ações é que irá demonstrar tranquilidade, sem se permitir agir de maneira intempestiva. Para isso, é necessário que se conheça, tenha consciência de quem você é e entenda as suas emoções. Assim, saberá controlá-las com serenidade e evitará ser pego de surpresa por uma pessoa sarcástica.

Analise a Frase Dita: considere o que o outro disse e, também, o ambiente em questão. Talvez seja apenas uma tentativa de se aproximar de você ou de descontrair o clima do local. Contudo, se for uma ofensa que realmente te magoou, demonstre isso, mas sem discutir e devolver na mesma moeda.

Peça Clareza: caso não tenha conseguido entender claramente o que o outro disse, peça para que ele seja claro. Muitos indivíduos fazem comentários com o intuito de serem sarcásticos, mas que são quase indecifráveis, portanto, não tenha vergonha de dizer que não compreendeu.

Não é Pessoal: independente do que o outro disse, evite tomar aquilo para si. Claro que você não é obrigado a aceitar coisas ruins que te digam, mas isso não significa que deve passar dias triste por conta do que ouviu. Pense que cada um oferece aquilo que carrega dentro de si e siga em frente.

O sarcasmo pode, sim, ser uma demonstração de inteligência, contudo, perde o seu valor quando tem como objetivo menosprezar alguém. Aproveite e compartilhe este artigo com os seus amigos para que mais pessoas reflitam sobre esse estilo de linguagem e o utilizem com equilíbrio.

Copyright: 280933484 – https://www.shutterstock.com/pt/g/kudla