O poder de ressignificar é uma das maiores forças e virtudes que o ser humano tem.  Cada pessoa que se permite transformar as suas dores, dificuldades, medos e decepções em motivação, aprendizado e evolução realmente consegue ir além e vencer qualquer coisa. Apesar dos problemas, ela continua acreditando em si mesma e nos seus sonhos.

Ressignificar significa atribuir um novo significado a algo. É o que acontece, por exemplo, diante de um problema. O primeiro significado que atribuímos a ele é o de que algo terrível aconteceu. No entanto, com outros olhares e perspectivas, podemos transformar as adversidades em aprendizados e até em motivação para superá-las e encontrar novos e melhores caminhos.

Neste artigo, vamos compreender melhor o conceito de ressignificação, verificar alguns exemplos desse processo na vida pessoal e na vida profissional e entender quais são os papéis que o coaching desempenha enquanto ferramenta de ressignificação. Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir e saiba tudo sobre o tema!

O conceito de ressignificação

Certa vez, a Agência Brasil apareceu em uma reportagem em que apresentava os dados do Comitê Paralímpico Brasileiro, afirmando que 35% dos nossos atletas tinham sofrido algum tipo de acidente. Consequentemente, em decorrência das sequelas, esses eventos teriam levado os nossos campeões a ficarem com algum tipo de deficiência.

Esses esportistas são perfeitos exemplos de como ressignificar é um ato possível e poderoso.  Depois das adversidades enfrentadas, eles poderiam simplesmente achar que as suas vidas tinham acabado e desistir de si mesmos, mas isso não aconteceu. Eles foram resilientes, escolheram seguir pelo caminho contrário, deram novas chances a si mesmos, buscaram a sua recuperação emocional e focaram na sua felicidade e também na sua realização pessoal e profissional, por meio do esporte.

Na atualidade, o que vemos são atletas de alto rendimento, que nadam, correm, saltam, pedalam, lutam, jogam, levantam, arremessam, lançam e elevam o espírito paralímpico ao mais alto nível. Tudo isso é uma inspiração e também um exemplo de como, independentemente das condições, somos nós que escolhemos como vamos viver. Não existe limitação para quem acredita em si mesmo!

PSC

Essencialmente, este é o conceito de ressignificação: a capacidade que temos de retirar uma visão negativa sobre um acontecimento e de atribuir-lhe um olhar positivo, focando em tudo aquilo que podemos aprender ao viver essas adversidades.

Ressignificar é, antes de tudo, uma escolha!

A partir do momento em que acontece algo na nossa vida, temos sempre que decidir de que forma vamos lidar com esse acontecimento, seja ele bom, seja ruim. É certo que nem tudo está no nosso controle, porém, a forma como vamos reagir é sempre uma escolha pessoal e diz muito sobre como será a nossa existência dali em diante. Em outras palavras, essa forma escolhida decide se a vida será preenchida por lamentos e tristezas ou por aprendizados e novas razões para continuar.

Podemos ficar tristes ou lutar contra a tristeza, podemos desistir ou seguir perseverando, podemos deixar de acreditar na vida ou encontrar uma nova razão para viver, podemos abafar o nosso sorriso para sempre ou aprender de novo a rir de nós mesmos, podemos ficar reclamando e maldizendo de Deus, ou aceitar que nada acontece por acaso e manter a nossa fé nEle ou no que sempre acreditamos.

Ressignificar é dar a si mesmo a oportunidade de transformar algo ruim em algo positivo e continuar vivendo com esperança, motivação, otimismo e entusiasmo. Alimente emoções positivas, olhe para frente e dê a si a chance de também passar pelo seu próprio processo de ressignificação.

Os atletas paralímpicos são mestres nessa capacidade. Enfrentam limitações no seu dia a dia, mas encontraram um meio de praticar esportes e recuperar a motivação de viver por meio dessa atividade. Assim acontece na vida de todos nós: precisamos nos adaptar àquilo que nos acontece, sempre aceitando o que passou e focando naquilo que está sob o nosso controle para melhorar.

Isso, com certeza, libertará você de mágoas, dores, lembranças e angústias. Também o ajudará a perdoar quem o feriu e igualmente a libertar-se de quem o tenha ferido. Ressignificar é um ato de amor: ame-se e viva!

Exemplos de ressignificação

Citamos o exemplo dos atletas paralímpicos, que, de fato, é extremamente poderoso quando o assunto é a ressignificação. No entanto, toda e qualquer pessoa pode ressignificar determinados eventos, tanto na vida pessoal como na vida profissional.

Quando um relacionamento amoroso chega ao fim, por exemplo, é comum que as pessoas se sintam muito tristes, como se tivessem “desaprendido” a viver sem aquela pessoa ao lado. No entanto, esse término pode ser um momento de reconexão consigo mesmo. Aliás, pode ser o momento de perceber que aquela relação idealizada não era tão boa quanto você imaginava. Pode ser também o momento de viver um tempo de qualidade sozinho ou até mesmo de encontrar um novo amor.

Na vida profissional, podemos ter esse sentimento de “catástrofe” quando perdemos um emprego ou quando não somos aprovados em um processo seletivo que parecia perfeito para nós. À primeira vista, esse “não” é terrível. Entretanto, pode ser que oportunidades ainda melhores e mais compatíveis com as nossas habilidades sejam encontradas.

Por exemplo: algumas pessoas tiveram trajetórias extremamente difíceis e frustrantes enquanto trabalhavam em determinadas empresas. Todavia, essas frustrações as levaram a tomar a decisão de abrirem os seus próprios negócios, que prosperaram e despertaram o seu propósito de vida. Elas estão muito mais felizes hoje. Portanto, tenha em mente que algumas decepções podem ser, na verdade, livramentos para que caminhos mais felizes sejam percorridos.

O coaching como ferramenta de ressignificação

Uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano, aperfeiçoamento pessoal e profissional, o coaching, ajuda qualquer tipo de indivíduo a encontrar o seu potencial infinito, dando novo significado aos acontecimentos da sua vida, principalmente aqueles que não foram tão positivos assim.

De que forma isso acontece? É o que vamos compartilhar com você agora, em 4 poderosas etapas.

  1. Aprender com as dificuldades

Para que possamos trabalhar a nossa capacidade de ressignificação, devemos, primeiramente, olhar para o que já passamos; para aquilo que, porventura, nos causou dor e sofrimento. Devemos honrar essa história, respeitando-a e acreditando que ela aconteceu justamente para nos trazer algum tipo de ensinamento.

Quando fazemos isso e quando honramos e respeitamos a nossa própria história, conseguimos ressignificar o que aconteceu e passamos a enxergar a possibilidade de seguir em frente como algo real e que vai nos trazer benefícios, como o encontro com a felicidade novamente. Assim, sempre se questione: o que eu tenho a aprender com isso?

  1. Fortalecer-se com as dificuldades

Outro aspecto muito interessante que acontece quando vivenciamos alguma adversidade é que descobrimos o quanto somos fortes. Você já deve ter ouvido aquela frase popular que diz que “você só descobre o quanto é forte quando ser forte é a sua única opção”, não é mesmo?

De fato, temos muitas capacidades, aptidões intelectuais e habilidades emocionais que só vêm à tona quando precisamos fazer uso delas, ou seja, quando estamos diante de um problema. Por isso, vale muito a pena lançar sobre as dificuldades um olhar mais positivo, que é o de perceber o quanto somos mais fortes e inteligentes do que pensamos.

  1. Focar no futuro

Passado o momento de olhar para aquilo que já nos aconteceu, é chegada a hora de olhar para o futuro e analisar o que vamos fazer para dar um novo rumo à nossa história. O coaching, por meio de ferramentas poderosas, nos ajuda a traçar novas metas e objetivos, a fim de que possamos focar no futuro e naquilo que realmente importa, ou seja, a nossa autorrealização.

Sendo assim, com uma nova perspectiva de vida, temos a chance de nos renovarmos, de começarmos novamente do ponto de onde paramos ou de um novo ponto, ressignificando o passado e encontrando, em nós mesmos, os recursos necessários para construirmos um futuro que nos leve à nossa própria felicidade.

  1. Perdoar e aceitar

Outro ponto importante para a ressignificação do que nos aconteceu é trabalhar dois elementos de extrema relevância nesse processo, que são o perdão e a aceitação. O perdão serve para eliminarmos do nosso caminho o sentimento de culpa que nos rodeia todas as vezes que algo desagradável nos acontece. Isso se deve ao fato de que temos a tendência de nos culpabilizarmos, sempre achando que poderíamos ter agido de forma melhor e diferente.

Além disso, quando nos perdoamos e perdoamos também o outro por aquilo que nos aconteceu, nos libertamos para seguir em frente, para caminhar rumo a novas conquistas, e isso é tudo de que precisamos para nos sentirmos realizados novamente. Isso ocorre também quando trabalhamos a aceitação.

É claro que nada disso é tão simples quanto parece, mas, quando praticamos o perdão a nós mesmos e às pessoas ao nosso redor e quando aceitamos que estamos diante de uma ou de várias situações que não podemos modificar, a jornada fica mais leve, e nós passamos a enxergar a luz no fim do túnel. Ressignificar é possível e preciso!

E já que estamos falando no poder da superação e da ressignificação, vamos compartilhar com você um super, mega, power vídeo, em que abordamos esse poderoso assunto. Confira:

E você, querida pessoa, qual experiência já teve que lhe fortaleceu ainda mais? Deixe o seu comentário abaixo relatando as suas experiências pessoais de ressignificação. Lembre-se também de compartilhar este conteúdo com os seus amigos e familiares, além de continuar nos acompanhando aqui no blog e nas nossas redes sociais!