mulher pensando na carreira

© Depositphotos.com / HASLOO O planejamento de carreira é uma ferramenta de orientação que possibilita a definição dos melhores caminhos para que os profissionais alcancem seus objetivos.

Qual o status profissional você quer ter alcançado daqui a 5, 10 ou 20 anos? Quais são suas pretensões e os objetivos para a sua carreira? Deseja permanecer como empregado ou tornar-se um grande empreendedor? Tentar responder a essas perguntas é fundamental, especialmente considerando o famoso ditado que diz: “Para quem não sabe onde está indo, qualquer caminho serve”.

Se você já sabe as respostas para as questões acima, certamente já está na metade do caminho. Porém, caso ainda não tenha claro quais são seus objetivos profissionais, este pode ser um excelente momento para uma autoavaliação que possibilite definir suas metas e dar um direcionamento efetivo à sua carreira.

É nesse contexto de certezas e incertezas que eu gostaria de te apresentar o conceito de Plano de carreira, ou Planejamento de Carreira. Fundamental para quem quer traçar uma trajetória lógica e efetiva rumo ao sucesso profissional, e , consequentemente, o pessoal também.

Saiba mais sobre o que é e a importância de elaborar um plano de carreira e, confira também, algumas dicas que vão te ajudar nesse processo.

O que é planejamento de carreira

Segundo pesquisa realizada pela Catho em 2014, entre os 26.459 profissionais brasileiros entrevistados, 66,8% consideram que um plano de carreira é o benefício mais importante na hora de escolher uma empresa para trabalhar.  Este dado evidencia a relevância que os colaboradores dão às organizações que oferecem projeções e oportunidades claras de crescimento.

O que o profissional brasileiro deseja:

  1. 66,8% – Plano de carreira;
  2. 62,5% – Salário/ Remuneração condizentes com o mercado;
  3. 52,9% – Possibilidade de melhorar sua qualidade de vida;
  4. 48,4% – Possibilidade de fazer aquilo que gosta;
  5. 44,0% – Oportunidade de novos desafios;
  6. 40,3% – Pacote de benefícios;
  7. 38,5% – Possibilidade de promoção de hierarquia;
  8. 29,0% – Nome e visibilidade de mercado da empresa.
PSC

Esse resultado não é por acaso, afinal de contas, um plano de carreira sugere que a empresa se preocupa com a trajetória do colaborador dentro da empresa. Demonstrando que, à medida que ele estiver preparado, ele irá avançar para um próximo degrau e alcançar um nível mais elevado dentro da organização.

Ter um bom plano de carreira contribui efetivamente para a conquista dos objetivos de qualquer organização. A lógica por trás dessa afirmação é muito simples, é claro, afinal de contas,  trata-se do principal desejo dos profissionais brasileiros. Isso é razão mais do que de sobra para conquistar mais engajamento e motivação da sua equipe.

Além disso, existem diversas outras contribuições específicas que a empresa pode beneficiar-se ao implementar o plano de carreira dentro do seu planejamento estratégico. Mas o foco não é esse.

O objetivo deste artigo é demonstrar a importância que o planejamento de carreira exerce na vida do profissional de qualquer pessoa.

Isso ocorre pois o planejamento de carreira funciona como um importante guia cujos resultados irão se refletir na ascensão profissional de uma pessoa, seja na empresa que ele já trabalha, outra empresa ou, até mesmo, montando o seu próprio negócio.

É preciso definir onde se quer chegar a fim de otimizar os seus resultados e realizar esse trajeto no menor tempo possível e, também, com mais qualidade. Isso porque, a partir do momento em que o trajeto está bem definido é possível progredir o nível de suas habilidades técnicas e comportamentais, por exemplo, de acordo com as etapas em que você estiver situado naquele determinado momento.

Agora que já ficou bem claro a importância de ter uma planejamento de carreira é preciso começar um desde já, caso você ainda não tenha. E para te ajudar nesse sentido em separei um presente, algumas dicas que vão te ajudar nesse processo, vamos lá!

Como fazer um planejamento de carreira

Confira algumas dicas que vão te ajudar a elaborar um planejamento de carreira bastante eficiente. E lembre-se, a receita para que um planejamento possa surtir resultados vai além desta etapa, é claro. É preciso muita dedicação e empenho por parte dos profissionais, de outro modo o planejamento ficará apenas no papel. É preciso que haja a união dessas duas questões. Vamos às dicas.

Promova o autoconhecimento

O primeiro passo para quem deseja alcançar qualquer objetivo é saber bem qual é o destino. Caso você não saiba bem aonde quer chegar ficará apenas à deriva, esperando que o destino tome conta de tudo.

É preciso conhecer-se profundamente, saber bem quais são as suas aspirações, e, sobretudo, qual é o seu propósito. A sua missão maior de vida.

Defina quais são suas metas e objetivos

A partir do momento que você descobre o que você realmente quer para a sua vida é preciso planejar. Saber, dentro desse seu propósito, quais são as suas metas e objetivos.

Vamos supor que você, assim como eu, deseja compartilhar conhecimento a fim de despertar nas pessoas o seu máximo potencial.

Para que isso ocorra existem muitos caminhos. Pode ser que você queira se tornar um Coach, por exemplo, ou um professor de uma universidade, um palestrante. Existem muitas formas de atingir esse propósito e será você o responsável por definir em qual ponto você deseja chegar.

Planejamento de carreira com Coaching

O planejamento de carreira é uma ferramenta de orientação que possibilita aos profissionais definirem os melhores caminhos para alcançarem seus objetivos em curto, médio e longo prazo. Quando associado ao processo de Coaching, os resultados são ainda melhores e mais potencializados.

O Coaching de Carreira, com suas ferramentas e técnicas efetivas, auxilia o profissional em seu processo de autoconhecimento, permitindo que ele entenda suas reais motivações, identifique crenças positivas e limitantes, avalie os valores que norteiam suas ações e os pensamentos que guiam os seus comportamentos.

A partir desta análise, o indivíduo tem mais condições de construir um plano de ações assertivo, levando em conta seus interesses e objetivos profissionais e pessoais. Com isso, pode orientar suas energias e focar no desenvolvimento e aprimoramento de suas habilidades e competências técnicas, emocionais e comportamentais.

Por meio de sessões periódicas, em que faz perguntas poderosas, o coach de carreira ajuda o profissional a mensurar a efetividade de suas ações, identificar e corrigir falhas e visualizar seus avanços. Assim, a execução e realização das tarefas definidas no plano de carreira se tornam mais efetivas, e os resultados podem ser mais facilmente visualizados.

Se, por exemplo, o objetivo é ser promovido e chegar à posição de gerente em três anos, é essencial responder questões como: Quais são as competências necessárias? Será preciso desenvolver quais habilidades (técnicas e comportamentais)? Existe realmente esta oportunidade em minha empresa? Caso não haja, quais são as minhas melhores opções?

O Coaching oferece questionamentos importantes, que levam o profissional a compreender, de forma sistêmica, seu planejamento de carreira. Na prática, isso significa aprender a visualizar as melhores oportunidades e saber aproveitá-las, assim como identificar os gaps e formas efetivas de minimizar ou mesmo eliminá-los.

Invista em Coaching de Carreira e alcance resultados extraordinários!

Imagem: Por VectorMine