Voltar

Qual a é importância do Planejamento de Carreira?

Publicado em | 0 comentários
mulher pensando na carreira

© Depositphotos.com / HASLOO O planejamento de carreira é uma ferramenta de orientação que possibilita a definição dos melhores caminhos para que os profissionais alcancem seus objetivos.

Qual o status profissional você quer ter alcançado daqui a 5, 10 ou 20 anos? Quais são suas pretensões e os objetivos para a sua carreira? Deseja permanecer como empregado ou tornar-se um grande empreendedor? Tentar responder a essas perguntas é fundamental, especialmente considerando o famoso ditado que diz: “Para quem não sabe onde está indo, qualquer caminho serve”.

Se você já sabe as respostas para as questões acima, certamente já está na metade do caminho. Porém, caso ainda não tenha claro quais são seus objetivos profissionais, este pode ser um excelente momento para uma autoavaliação que possibilite definir suas metas e dar um direcionamento efetivo à sua carreira.

Segundo pesquisa realizada pela Catho em 2014, entre os 26.459 profissionais brasileiros entrevistados, 66,8% consideram que um plano de carreira é o benefício mais importante na hora de escolher uma empresa para trabalhar.  Este dado evidencia a relevância que os colaboradores dão às organizações que oferecem projeções e oportunidades claras de crescimento.

O que o profissional brasileiro deseja:

  1. 66,8% – Plano de carreira;
  2. 62,5% – Salário/ Remuneração condizentes com o mercado;
  3. 52,9% – Possibilidade de melhorar sua qualidade de vida;
  4. 48,4% – Possibilidade de fazer aquilo que gosta;
  5. 44,0% – Oportunidade de novos desafios;
  6. 40,3% – Pacote de benefícios;
  7. 38,5% – Possibilidade de promoção de hierarquia;
  8. 29,0% – Nome e visibilidade de mercado da empresa.

Planejamento de carreira com Coaching

O planejamento de carreira é uma ferramenta de orientação que possibilita aos profissionais definirem os melhores caminhos para alcançarem seus objetivos em curto, médio e longo prazo. Quando associado ao processo de Coaching, os resultados são ainda melhores e mais potencializados.

O Coaching de Carreira, com suas ferramentas e técnicas efetivas, auxilia o profissional em seu processo de autoconhecimento, permitindo que ele entenda suas reais motivações, identifique crenças positivas e limitantes, avalie os valores que norteiam suas ações e os pensamentos que guiam os seus comportamentos.

A partir desta análise, o indivíduo tem mais condições de construir um plano de ações assertivo, levando em conta seus interesses e objetivos profissionais e pessoais. Com isso, pode orientar suas energias e focar no desenvolvimento e aprimoramento de suas habilidades e competências técnicas, emocionais e comportamentais.

Por meio de sessões periódicas, em que faz perguntas poderosas, o coach de carreira ajuda o profissional a mensurar a efetividade de suas ações, identificar e corrigir falhas e visualizar seus avanços. Assim, a execução e realização das tarefas definidas no plano de carreira se tornam mais efetivas, e os resultados podem ser mais facilmente visualizados.

Se, por exemplo, o objetivo é ser promovido e chegar à posição de gerente em três anos, é essencial responder questões como: Quais são as competências necessárias? Será preciso desenvolver quais habilidades (técnicas e comportamentais)? Existe realmente esta oportunidade em minha empresa? Caso não haja, quais são as minhas melhores opções?

O Coaching oferece questionamentos importantes, que levam o profissional a compreender, de forma sistêmica, seu planejamento de carreira. Na prática, isso significa aprender a visualizar as melhores oportunidades e saber aproveitá-las, assim como identificar os gaps e formas efetivas de minimizar ou mesmo eliminá-los.

Invista em Coaching de Carreira e alcance resultados extraordinários!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!