Qual a diferença entre Coaching e Mentoring?

© Depositphotos.com / Wavebreakmedia O Mentoring é uma forma de desenvolvimento profissional que é baseada na tutoria e aconselhamento feito por uma pessoa mais experiente.

Nem sempre cursos e aperfeiçoamentos são suficientes para alcançar os objetivos profissionais. Além do conhecimento técnico, o sucesso na carreira também depende do aperfeiçoamento de capacidades. Desenvolvê-las é uma das formas mais eficientes de se sentir satisfeito consigo mesmo e alcançar resultados melhores na empresa em que se trabalha.

Os profissionais podem contar com a ajuda de diversos métodos para isso, entre eles, destacam-se o coaching e o mentoring. Ambas são consideradas ferramentas eficazes de aperfeiçoamento,  na medida em que ajudam os profissionais a planejar melhor sua carreira, bem como otimizar a sua performance.

Apesar de terem propósito em comum, existe uma grande diferença entre coaching e mentoring e ela reside principalmente no foco de cada um desses métodos. Enquanto o primeiro visa o desenvolvimento profissional alinhado à evolução pessoal, o segundo é uma orientação mais voltada ao âmbito da carreira.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”,
é um presente!

Essa discrepância é facilmente entendida pela forma como os métodos são aplicados. O coaching é oferecido por um profissional certificado e credenciado para desenvolver as capacidades e habilidades de cada um. Já o mentoring é um tipo de tutorial fornecido por um especialista em determinada área e que geralmente apresenta mais experiência na função.

O treinamento de coaching pode ser realizado individual ou em grupo e contribui para o profissional desenvolver suas capacidades e identificar seu potencial. Durante o procedimento, o indivíduo ou o grupo é auxiliado a estabelecer metas e prazos para alcançar os resultados desejados em curto período de tempo. O método foca-se principalmente na evolução contínua do consulente.

PSC

Para isso, o coach utiliza-se de conceitos, técnicas e ferramentas que levam seu cliente de um estado atual ao estado desejado. O coach não necessariamente precisa ter experiência na área de atuação profissional do coachee, na verdade quanto mais neutro ele for, mais efetivo se torna o processo.

Já quem opta pelo mentoring, obtém orientação de um profissional experiente em determinada área de interesse para alcançar principalmente crescimento em sua carreira. Não é estipulado um prazo para verificar esse resultado porque a condução é feita conforme o profissional demonstra modificações positivas.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”,
é um presente!

Coaching X Mentoring – Indicações de cada um

Devido às diferenças entre coaching e mentoring, cada um desses métodos apresenta melhor desempenho em situações específicas. O mentoring é um processo muito solicitado pelas empresas em caso de substituição de um profissional por outro, como mudança de cargo e aposentadoria.  Nessa perspectiva, o mentor é aquele que se encarrega de transmitir todo o conhecimento adquirido ao longo de sua carreira com objetivo de preparar o novo profissional para assumir o cargo mantendo o mesmo nível de qualidade exercida pelo profissional anterior.

Todas as pessoas podem fazer coaching, mas se você quer atingir determinado objetivo em um curto espaço de tempo, esse método é o mais indicado. Ele pode ser aplicado nos mais variados contextos e objetivos, independente da idade, formação ou área de atuação do indivíduo.

Esses resultados são possíveis já que o profissional do coaching estimula o seu cliente a uma autorreflexão para que ele próprio seja capaz de encontrar sua respostas. Ao contrário do mentor, que durante o processo de mentoring oferece o conselhos significativos ao seu consulente, o coach vai muito além e procura investigar e questionar o seu avaliado. Por esse motivo, esse processo é mais adaptado à realidade de cada um.

O processo de coaching é do cliente e, portanto, ele é quem direciona o trajeto a ser trilhado. O coach é um parceiro habilitado profissionalmente que aplica as ferramentas certas para desenvolver um processo efetivo de acordo com o objetivo determinado pelo próprio coachee.

O foco do coach é utilizar de forma assertiva os pontos de melhoria de seu coachee, além de potencializar seus pontos fortes, talentos, habilidades e capacidades a favor do resultado almejado. Sua missão é despertar a melhor versão de seu coachee. No entanto, as pessoas que optam por esse método precisam estar conscientes de que o sucesso de seu resultado requer muito comprometimento e motivação.

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!