© Depositphotos.com / tashatuvango O treinamento de Coaching é estruturado por etapas bem definidas, garantindo que o aluno tenha a oportunidade de acessar seu potencial pleno.

O Coaching é uma técnica composta por conhecimentos e ferramentas de diversas ciências, como Psicologia, Programação Neurolinguística, Gestão de Pessoas, Sociologia, Administração, entre outras. Trata-se da mais eficaz metodologia de desenvolvimento humano da atualidade. Seu objetivo é proporcionar aceleração de resultados e alta performance em qualquer contexto, seja pessoal ou profissional.

As pesquisas abaixo evidenciam a notoriedade da metodologia e os motivos pelos quais empresas e profissionais têm investido em larga escala no Coaching:

– Segundo dados da International Coach Federation – ICF, 70% dos profissionais aumentaram seu desempenho após realizarem o processo de Coaching, e 86% das empresas que investiram no Coaching tiveram um retorno sobre investimento de 100%;

– A Universidade de Harvard aponta que 48% das empresas realizam Coaching para desenvolver lideranças de alta performance.

– Uma pesquisa feita pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas, com 10 executivos que passaram por processo de Coaching, aponta que:

  • 100% aperfeiçoaram a capacidade de ouvir;
  • 80% melhoraram a flexibilidade;
  • 90% melhoraram a produtividade;
  • 80% se mostraram mais abertos às mudanças organizacionais;
  • 70% deles conseguiram melhorar o ambiente e os relacionamentos.

Etapas de um Treinamento de Coaching

PSC

O Coaching possui um grande objetivo: auxiliar o indivíduo a sair do estado atual para chegar ao estado desejado. É indicado, portanto, para todos aqueles que possuem clareza sobre o que desejam, seja na vida pessoal ou na carreira.

O treinamento de Coaching é estruturado por etapas bem definidas, garantindo que o aluno tenha a oportunidade de acessar seu potencial pleno e esteja totalmente capacitado para gerar as mudanças necessárias para obter os resultados que deseja.

Levantamento do estado atual

O primeiro passo do Coaching é a avaliação do contexto atual, analisando previamente seu histórico de modo a identificar habilidades e competências, pontos fortes e oportunidades de melhoria, tendências comportamentais, valores e crenças, estilo de vida e todos os outros fatores relevantes para suas ações e alcance de resultados.

Identificação do estado desejado

Após a compilar as informações sobre o coachee, é hora de compreender onde ele almeja chegar e o motivo de ele ter buscado o Coaching.  Além de traçar o objetivo, é essencial definir um prazo para alcançá-lo.

Elaboração do plano de ação

O planejamento estratégico é essencial para orientar as ações que irão levar o aluno ao alvo desejado. O plano de ação deve ser inteiramente elaborado a partir das escolhas do aluno, de modo que tudo o que for decido faça total sentido para ele.

Nesse sentido, o programa Professional & Self Coaching- PSC utiliza o poderoso método de perguntas poderosas, que aplica questionamentos de acordo com o perfil da pessoa, situação e momento atual, estimulando o coachee a imergir em um intenso processo de autorreflexão que o leva a encontrar respostas internas que conduzirão suas escolhas para o alcance do objetivo.

Aplicação de técnicas e ferramentas

O aluno aprende como aplicar as técnicas do Coaching em todos os âmbitos de sua vida. Essas ferramentas permitem que o indivíduo faça uso pleno de suas potencialidades e, desta forma, desempenhe suas ações com alta performance.

Avaliação e mensuração

Por último, o aluno aprende a avaliar e mensurar seus resultados. Assim, ele pode recalcular a rota e reajustar as estratégias sempre que necessário, de modo a continuar na direção certa e fortalecer seu foco. Esse é o segredo para atingir objetivos em um curto espaço de tempo!

Coaching é mais que um método, Coaching é estilo de vida! Conte com o Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, e conquiste mais!

Este artigo foi útil para você? Comente e compartilhe o conhecimento com seus amigos.