A Psicologia Organizacional compreende melhor os processos em uma empresa de consegue fazer com que o índices de motivação dessa aumentem! | andresr

A Psicologia Organizacional é aquela que se desenvolve no ambiente de trabalho. Ela possui importante atuação em empresas, governos, instituições, ONG’s entre outras organizações. Sua principal função é criar melhorias no ambiente de trabalho e, dessa forma, contribuir com a produtividade dos colaboradores.

O psicólogo organizacional irá atuar em toda a estruturação do capital humano de uma empresa. Isso passa por seleção de funcionários, planejamento de cargos, desenvolvimento de profissionais, treinamento de equipes e auxílio na construção de metas e comportamentos que contribuam para o equilíbrio no ambiente de trabalho.

Quando o foco do psicólogo organizacional é a motivação da equipe ele deverá construir uma série de planejamentos e dinâmicas que deverão resolver problemas concernentes à gestão de pessoas. Colaboradores que possuem uma boa condição de trabalho e se desenvolvem dentro de suas capacidades intelectuais e sociais conseguirão alcançar metas de maneira muito mais rápida e desenvolverão seu potencial de maneira a dar mais lucros ou executar um trabalho com qualidade maior.

Psicologia e Coaching

Junto com o psicólogo a figura do Coaching é muito importante. O coach é o profissional capaz de organizar metas e ajudar o cliente a conquistar seus objetivos. Seus conhecimentos do universo empresarial em conjunto com os conhecimentos do universo de gestão de pessoas que o psicólogo possui irão contribuir para que a motivação no ambiente de trabalho seja efetiva.

Existem diversas formas de Coaching atrelados ao desenvolvimento de pessoal. O Coaching junto ao treinamento concilia as características e qualidades específicas do aprendiz às dinâmicas de treinamento e adequação ao trabalho que será executado. O Coaching com aconselhamento apoia e ajuda o cliente a realizar metas desafiadoras que estão colocadas no médio ou no longo prazo e tem papel de melhorar desempenhos.

O Coaching vinculado à carreira auxilia na progressão do funcionário dentro da empresa, acelera seu desenvolvimento profissional. Por fim, o Coaching com Mentoring tem o papel de conectar profissionais mais experientes na área àqueles que ainda estão aprendendo; ele estimula o aconselhamento e vínculo entre esses profissionais.

PSC

Com todas essas técnicas o ambiente de trabalho se torna mais coeso com funcionários que conhecem bem suas funções e de seus colegas e que respeitam a importância do trabalho de cada um. Também auxiliam na exploração de habilidades que são especificas de cada cliente e os ajudam a organizar suas metas e aspirações na carreira. Um ambiente organizado é muito mais produtivo e agradável!

Agora que você já conhece todos os benefícios da psicologia organizacional focada em motivação e vinculada ao trabalho do Coaching conheça o Curso Professional & Self Coaching – PSC do IBC Coaching e desenvolva você também as habilidades de Coaching!