As empresas têm investido cada vez mais na gestão de pessoas como uma forma de aumentar seus resultados e lucros. Neste sentido, incentivar o desenvolvimento dos colaboradores torna-se um diferencial competitivo e essencial para as organizações que buscam se destacar no mercado.

Existem diversas metodologias que focam no crescimento e evolução dos profissionais. Entre elas estão o Coaching e o Mentoring que, embora muitas pessoas pensem que são a mesma coisa, apresentam significado e função bastante distintos.

Acompanhe-me nesta leitura e saiba o que é Coaching, Mentoring e de que maneiras os dois métodos atuam para tornar o capital humano de uma empresa cada vez mais capacitado para alcançar resultados extraordinários, individual e coletivamente.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento
humano! Conheça mais sobre essa metodologia,
acesse “Tudo Sobre Coaching”!

Diferenças entre Coaching x Mentoring

Para conseguirmos compreender de que maneira estas duas metodologias atuam na gestão de pessoas, é preciso entender também o que é cada uma delas. Continue a leitura e confira:

Coaching

O Coaching é a melhor e mais eficaz metodologia de desenvolvimento e capacitação humana que existe. Esta é a carreira que mais cresce no Brasil e no mundo, e pode ser considerada uma verdadeira filosofia de vida, que influencia na maneira de ser, viver, agir e conduzir pessoas e organizações.

PSC

Para realizar mudanças eficazes, permanentes e fazer com que metas e objetivos sejam alcançados em um curto espaço de tempo, o Coaching se utiliza de conhecimento, técnicas e ferramentas de diversas áreas, como psicologia, neurociência, administração, gestão de pessoas, entre muitas outras.

No ambiente organizacional, o Coaching é um excelente aliado para a preparação e desenvolvimento de profissionais. Isso porque ele trabalha no aprimoramento de habilidades e competências, além de desenvolver a liderança, comunicação, negociação, inteligência emocional, foco, gestão de tempo e planejamento estratégico.

O Coaching também leva à maximização de performances, uma vez que emprega a quebra de comportamentos limitantes e comportamentos sabotadores, incentivando o trabalho em equipe, elaboração de metas e objetivos tangíveis, a harmonização entre vida pessoal e profissional, motivação de funcionários e relacionamento interpessoal.

Todas essas mudanças são possíveis graças à parceria entre o profissional que conduz o processo, chamado de coach, e o profissional submetido a ele, chamado de coachee. Por meio de perguntas poderosas, o coach estimula o coachee a desenvolver todo o seu potencial e, ainda, descobrir as respostas que precisa para alcançar seus objetivos.

Para que você entenda com ainda mais profundidade como Coaching atua, compartilho com você um vídeo, em que explico de forma simples, em apenas 4 minutos, o que é e como funciona esta poderosa metodologia:

Mentoring

O Mentoring, por outro lado, é uma forma de aconselhamento e tutoria de profissionais, em que uma pessoa mais experiente orienta e auxilia os colaboradores que fazem parte de uma empresa em seus cargos, demandas e atividades, para que estes tenham uma atuação cada vez mais eficiente. A função desse indivíduo é repassar seus conhecimentos para que o profissional possa executar seu trabalho com excelência.

Essas orientações são fundamentais para profissionais que estão iniciando a carreira, que acabaram de entrar em uma organização, que conseguiram promoção de cargo, ou, ainda, que estão assumindo uma posição de liderança e precisam de um acompanhamento, para alcançarem resultados extraordinários, através de sua equipe.

O processo tem duração média de três a seis meses, ou até a pessoa conseguir realizar seu trabalho sem a dependência de seu tutor.

Qual método escolher?

Neste momento, tenho certeza, Ser de Luz, que você deve estar se perguntando qual a melhor metodologia a se escolher para aplicar em sua empresa, não é mesmo?!

Neste sentido, é importante destacar, que Coaching e Mentoring são métodos que devem ser aplicadas de acordo com as necessidades de cada organização. Cabe à área de Recursos Humanos a função de identificar as deficiências e carências da empresa e saber qual deles é o mais indicado para solucionar as questões que a empresa precisa, para tornar os seus processos ainda mais otimizados, e potencializar a performance dos colaboradores que fazem parte da organização.

Tratam-se de metodologias verdadeiramente poderosas, que, inclusive, podem ser aplicadas em conjunto, caso observe-se a necessidade no ambiente organizacional. O essencial, nisso tudo é fazer uma análise do cenário atual em que a empresa se encontra, levantando suas maiores forças, bem como suas principais fraquezas, para que assim, se tenha um diagnóstico preciso do que é necessário desenvolver nos colaboradores, para que eles sejam preparados, no sentido de trabalhar com excelência e alcançar as metas e os objetivos estabelecidos previamente.

Para que você possa ter maior clareza e fazer uma escolha consciente, ou seja, para que possa optar pelo Coaching e/ou pelo Mentoring, compartilho com você algumas situações organizacionais em que ambas as metodologias podem se aplicadas:

  • Conflitos de valores entre empresa e colaboradores;
  • Dificuldades no processo de tomada de decisão da empresa;
  • Dificuldades para realizar uma gestão de pessoas verdadeiramente eficiente;
  • Problemas e ruídos na comunicação;
  • Colaboradores desmotivados;
  • Falta de sinergia e objetividade entre os colaboradores, gestores, empresários líderes e empreendedores;
  • Problemas de estresse e falta de inteligência emocional entre os profissionais que compõem a organização;
  • Falta de comprometimento, por parte dos colaboradores, com os resultados organizacionais;
  • Problemas de relacionamento e conflitos entre equipes e colaboradores;
  • Resultados negativos em vendas;
  • Produtividade aquém das expectativas;
  • Dificuldades no relacionamento e comunicação com os clientes;
  • Mudanças organizacionais de todas as ordens.

Observa-se que são os mais diversos pontos em que o Coaching e o Mentoring têm possibilidade de atuar, de maneira efetiva, para empregar melhorias nos processos de gestão de pessoas, preparando, assim, a empresa como um todo, para lidar e se destacar no mercado altamente competitivo no qual estamos inseridos atualmente, encontrando novas oportunidades de negócios, focando, principalmente, no relacionamento com seus clientes e trabalhando com a sinergia necessária, para tornar-se cada vez mais inovadora e, com isso alcançar verdadeiramente, resultados extraordinários em sua trajetória.

Você acredita que é verdadeiramente feliz em sua essência?
Clique aqui e descubra! Acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Empresas são resultados de pessoas

Conforme pudemos acompanhar ao longo de todo este conteúdo, uma empresa só consegue alcançar o sucesso em sua atuação no mercado, se investir, efetivamente e na prática, em seu capital humano. Isso porque é ele o grande responsável por fazer os processos funcionarem como devem, implementando melhorias contínuas e trazendo soluções criativas e inovadoras para melhorar ainda mais os produtos ou serviços oferecidos pela organização, no sentido de  atender, com muito mais assertividade, às diversas necessidades de seus clientes.

Diante disso, a minha dica é que você, empresário, empreendedor, gestor ou líder, conheça o Coaching Corporativo, que é um programa desenvolvido justamente para potencializar ainda mais a performance dos profissionais que fazem parte de sua empresa, para que eles estejam verdadeiramente preparados, técnica, operacional e comportamentalmente, para lidar com os desafios diários e, assim, atingirem metas e objetivos, individuais e coletivos, de forma contínua.

Se você acredita que uma gestão de pessoas realizada de maneira eficiente, pode trazer grandes resultados para os seus negócios, entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores e conheça mais e melhor o Coaching Corporativo!

Gostou deste artigo, querida pessoa? O que você faz em sua empresa para potencializar os processos de gestão de pessoas? Já conhecia o poder do Coaching e do Mentoring? Deixe o seu comentário, falando sobre suas experiências e impressões, e lembre-se de continuar acompanhando meus conteúdos, pois diariamente eu trago novidades para o seu desenvolvimento pessoal, profissional e empresarial.

 

Copyright: 1337964617 – https://www.shutterstock.com/pt/g/asdf_media