Entenda como funciona o processo e o conceito de aprendizagem e como este é dividido! | andresr | DepositPhotos.com

O que é a aprendizagem? Com certeza é algo com o qual convivemos desde que éramos crianças e um processo pelo qual passamos todos os dias. Pois bem. Para definirmos o conceito de aprendizagem, devemos ficar atentos para algo muito mais profundo do que o simples ato de pensar que tudo isso é apenas “conhecer algo novo e saber como funciona dentro da sua realidade”, definição que por si só já é cheia de possibilidades, mas com uma característica concisa que nos impede de ir além.

Mas por que não irmos além, eu e você, acerca do conceito e dos processos de aprendizagem? Você verá no final como todas essas questões se interligam e podem ser benéficas para a sua carreira.

O conceito de aprendizagem e o autodesenvolvimento

A aprendizagem já foi alvo de muitos estudos e conceituações. E ainda é. Por isso mesmo, é normal que muitas pessoas cheguem com diferentes ideias acerca do que é aprender ou não. Basicamente, a aprendizagem é algo necessário para a evolução e adaptação do ser humano dentro do mundo. É quando uma pessoa conhece algo novo que pode ser aplicado em sua realidade e alterá-la de fato.

Diante desse conceito, podemos assumir que a aprendizagem é muito mais do que modelos de ensino que há em todas as escolas e universidades. É uma experiência transformadora de vidas. É algo que transcende uma sala de aula, uma empresa, qualquer instituição do tipo. Porque a aprendizagem pode se dar de várias formas e é aqui que chegamos aos seus processos.

Esses são divididos em processos dinâmicos, contínuos, globais, pessoal, gradativo e cumulativo. Todos esses seis processos possuem suas diferentes formas de concretizar a aprendizagem de algo novo dentro da mente de um indivíduo.

A aprendizagem e a necessidade da adaptação

Toda essa discussão sobre o conceito de aprendizagem nos leva uma frase perdida no meio de tantas palavras “a aprendizagem é algo necessário para a evolução e adaptação do ser humano dentro do mundo”.

PSC

Primeiramente, se o ser humano precisa se adaptar é porque ele está em um meio que se altera. Neste caso, o mundo. Então, é correto afirmar que o mundo é mutável, passa por diferentes fases e, como podemos ver na História, nenhuma fase foi igual à outra, por mais que existam semelhanças, afinal, o ser humano ainda possui os mesmos instintos de antigamente, embora estejam sendo acrescentados alguns outros com o passar do tempo.

Mas, o fato é que: há a necessidade de se adaptar. E, como já foi discutido aqui, o Coaching é uma das ferramentas mais utilizadas nos dias de hoje para ajudar profissionais que precisam de uma nova perspectiva na carreira, que estão vendo o seu valor se tornar obsoleto, que percebem o processo de transição no qual estão envolvidos.

Então, o Coaching vem como um método pontual numa sociedade em que tudo muda, tanto o homem como o meio. E se há tantas mutações, há a necessidade de novas aprendizagens, conhecimentos aplicados que antes não existiam ou não eram relevantes.

A necessidade do Coaching na atualidade

O Coaching está bem presente dentro do conceito de aprendizagem. Com ele percebemos que não há mercado, não há humanidade, não há história, não há futuro sem uma única coisa: mudanças. Aliás, o tempo só existe porque tudo muda. Se nada se alterasse, o futuro seria o presente. Consegue visualizar isso?

Então, o que o ser humano que está dentro de um mercado se especializando, querendo ser notado, querendo ser especial, querendo seu lugar ao sol, deve fazer? Adaptar-se! Submeter-se aos seis processos de aprendizagem que foram citados de forma bem breve ali em cima. Porque você só caminha se o os seus pés percorrerem chãos diferentes. Afinal, você quer estar na estrada e não numa esteira de academia sem sair do lugar.

O Coaching te ajuda a cada passo que é dado, a cada paisagem nova que é descoberta, te ajuda a visualizar as características importantes de cada ambiente e a focar no que deve ser conhecido, compreendido e aplicado.

Por isso o coaching é tão importante, tanto quanto a aprendizagem.