Voltar

Os Prós e Contras de Ser um Líder

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / stokkete Veja quais são os prós e contras de ser um líder.

No ambiente organizacional existem diversos tipos de líderes, cada um com diferentes características e formas de gerir, estimular e comandar seu time de colaboradores. É importante salientar que não existe um líder perfeito, cada estilo de liderançapossui aspectos positivos e negativos em diferentes contextos. E é exatamente sobre este assunto que quero compartilhar com você.

Confira abaixo os principais estilos de liderança bem como as vantagens e desvantagens de cada perfil.

Líder afetivo

Também conhecido como líder carismático, o líder afetivo é o profissional que executa sua liderança através do carisma, simpatia e bom humor. Este líder tem grande influência sobre seus liderados fazendo com que todos realizem suas tarefas com mais afinco, dedicação e entusiasmo.

Trata-se de um profissional que aprecia seus colaboradores, está sempre motivando e mantendo um relacionamento harmônico com sua equipe. Este líder consegue instigar seu time a produzir grandes resultados, pois é um exemplo e inspiração para seus subordinados.

Apesar das características positivas o líder afetivo funciona em equipes comprometidas e pode não se dar muito bem com profissionais que necessitam de regras mais severas ou não aceitam ser chefiados por outra pessoa.

Líder crítico

Também conhecido como líder autoritário, o líder crítico desempenha sualiderançacom base na pressão e autoritarismo, de forma individual, levando em conta somente suas ideias e opiniões e sem ouvir seus liderados. É ele quem determina o que será feito, como e quem o fará sem perguntar a opinião de sua equipe. Por essas atitudes, este líder pode gerar a desmotivação e insatisfação de seus colaboradores e, consequentemente, queda da produtividade e dos resultados também.

Este profissional costuma fazer críticas e julgamentos de forma pessoal, desconsiderando os aspectos profissionais e o desenvolvimento de sua equipe. Apesar das características negativas, este estilo de liderança pode ser benéfico para novos colaboradores que ainda não foram treinados para suas devidas funções e desconhecem as normas da organização. Bem como também funcionam para profissionais que precisam de constante supervisão ou quando não respeitam hierarquia.

Líder dirigente

Os líderes dirigentes são extremamente visionários, focados em resultados em longo prazo e, para isso, estão sempre empenhados em criar ambientes de trabalho positivos, motivando sua equipe para que dêem o seu melhor em qualquer trabalho ou atividade.

Este profissional costuma dar direcionamentos e delegações claras sem gerar dúvidas em seus subordinados. Sabe ouvir a opinião de cada colaborador e dá feedbacks construtivos com foco em melhoria.

Apesar das características deste tipo de liderança serem essencialmente positivas, ele pode não ser o estilo mais indicado para momentos de pressão, desafios e crises, pois pode dificultar a tomada de decisões rápidas.

Líder sistemático

O líder sistemático gosta das coisas feitas de forma metódica, sistemática e do jeito dele. É extremamente perfeccionista e preso a detalhes, por isso acredita que sua equipe nunca conseguirá fazer do jeito que acredita ser o certo.

Esta forma de liderança pode ser aplicada positivamente em organizações com alto padrão de qualidade, mas pode ter dificuldades em liderar empresas com equipes que necessitam de criatividade, pois não dá abertura à sua equipe.

Independente de qual seja a sua forma de liderar pessoas e organizações, a liderança é uma das habilidades mais exigidas pelo mercado e, por isso, todo líder deve estar em constante desenvolvimento e evolução.

Existem diversos treinamentos e formações para aqueles que buscam ser um líder, com o objetivo de desenvolver grandes líderes, entre eles os treinamentos em Coaching, a melhor metodologia de desenvolvimento e capacitação existente na atualidade.

Trata-se de um poderoso método que visa o alcance de grandes resultados e mudanças permanentes em qualquer contexto, pessoal e profissional, através do desenvolvimento de habilidades e talentos, aperfeiçoamento de competências, definição de pontos fortes e de melhoria a serem trabalhados, quebra de comportamentos e sentimentos negativos, definição de metas e objetivos, entre outros fatores.

Entre as formações que o Coaching oferece está o Leader CoachTraining – LCT, o melhor e mais rápido programa de desenvolvimento de líderes do Brasil. Trata-se de um eficiente treinamento que tem como foco capacitar, habilitar, estimular e desenvolver grandes líderes, visando resultados e alta performance.

Se você deseja conhecer mais sobre o LCT, clique aqui e obtenha maiores informações.

Este artigo foi útil para você? Qual é o seu estilo de liderança? Quais características você considera importantes para uma boa gestão e liderança? Compartilhe comigo o seu comentário e lembre-se de sempre curtir e compartilhar o conhecimento em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!