relacoes-interpessoais

Os pilares para relações interpessoais no trabalho

Por: José Roberto Marques | Blog | 24 de janeiro de 2018

Passamos a maior parte do dia no trabalho, um ambiente geralmente pautado pela pressão, alta competitividade, e necessidade de se relacionar com pessoas de diferentes perfis e formas de enxergar o mundo ao redor. Nesse contexto, é fundamental construir relações interpessoais harmoniosas e produtivas para evitar fadiga e transtornos no futuro.

Fazer comentários maldosos, sobre determinado profissional, falar mal do chefe e da empresa, criticar o modo de alguém se vestir ou falar, desmerecer o empenho do outro e aproveitar-se da boa vontade dos colegas, são alguns exemplos de atitudes que sabotam as boas relações interpessoais. Por isso, é importante sempre evitá-las, para que assim, tanto o sucesso profissional, quanto os objetivos organizacionais sejam alcançados com maestria.

Convido você a me acompanhar nesta leitura e saber a importância de se manter uma relação harmoniosa entre os colegas de trabalho, bem como os pilares fundamentais para criar este clima na empresa. Confira:

A importância das relações interpessoais

Um ambiente de trabalho altamente construtivo e harmonioso, depende quase que exclusivamente dos membros que dele participam, ou seja, dos colaboradores que compõem o quadro de funcionários da empresa. Neste sentido, para que organização como um todo cresça e seus profissionais acompanhem este crescimento e se desenvolvam na mesma velocidade, é importante que todos trabalhem em um clima de perfeita harmonia e união, caso o contrário, os processos vão desandar e será ainda mais difícil alcançar os objetivos planejados.

Digo isso, pois, como sempre faço questão de enfatizar, tanto em meus textos, quanto em minhas palestras e treinamentos, empresas são resultados de pessoas, ou seja, se estas mesmas pessoas que fazem parte de um negócio, vivem em clima de “guerra”, de desunião, de desentendimento, onde um quer ser melhor e se destacar mais do que os outros, a probabilidade de bons resultados sejam alcançados, diminui consideravelmente.

Assim, é importante que todas as empresas tenham estratégias para desenvolver bem as relações interpessoais de seus colaboradores, disseminando esta cultura entre cada um deles, para que assim, seja criado, não só um ambiente de harmonia, mas também de respeito mútuo, em que todos saibam conviver com opiniões e pontos de vista diferentes dos seus.

Como as relações ruins podem comprometer o ambiente como um todo?

Colegas de trabalho que precisam desempenhar suas atividades diárias em conjunto, porém têm problemas de convivência e não conseguem administrar bem suas diferenças, têm o grande poder de comprometer todo o ambiente e o clima organizacional. Isso porque, sua rivalidade acaba sendo compartilhada e contaminando os demais colaboradores da empresa, que tomam por um lado ou pelo outro e assim, criam rixas internas desnecessárias e prejudiciais ao bom andamento dos processos.

O resultado disso é que as pessoas ao invés de realizarem as atividades pertinentes aos seus cargos e funções, e, consequentemente, ajudarem a empresa a atingir suas metas e objetivos, acabam focando em alimentar sentimentos ruins com relação a um ou mais colegas. Com isso, o trabalho fica comprometido, uma vez que o foco é apenas brigar e não resolver os problemas, seguindo em frente, trabalhando para que todos sejam beneficiados no final das contas.

Os pilares para uma boa relação interpessoal

Para respeitar e ser respeitado, é fundamental desenvolver comportamentos positivos e que favoreçam a boa convivência e a cordialidade entre colegas e líderes. Por isso, sempre respeite os pilares das relações interpessoais positivas, que vou compartilhar a seguir:

Honrar e respeitar a história do outro

Cada pessoa tem suas razões para agir de determinada maneira. Isso não quer dizer que ela seja melhor ou pior do que as outras, ou mesmo que justifique seus erros. Porém, do mesmo modo como você gosta de ser respeitado, é importante respeitar o ponto de vista de seus colegas, buscando ter em mente que por trás de todo ser humano, existe uma história que o levou a agir de um jeito ou de outro jeito.

Saiba, que a partir do momento em que você olhar para alguém, seja dentro ou fora do ambiente de trabalho, e fizer o exercício diário de honrar e respeitar a história por trás deste alguém, com certeza convivência entre será muito mais leve do que antes.

Suspensão de julgamentos

Antes de julgar a falha de um colega ou de seu superior, coloque-se no lugar dele e perceba como ninguém está livre de cometer erros — nem mesmo você! Se puder, ajude seu colega a corrigir o erro e ensine o que você sabe.

Faço questão de enfatizar que as pessoas precisam suspender seus julgamentos, seja sobre alguém ou alguma situação, pois assim, será muito mais tranquilo levar a vida, tanto profissional, quanto pessoal.

Invista em autoconhecimento

Muitas vezes, por falta de autoconhecimento e autocrítica, temos comportamentos nocivos no trabalho. Em vez de ser grosseiro ou maldoso, e magoar os colegas, tente compreender as razões de seu próprio comportamento (se são problemas com colegas, insatisfações com a empresa ou de cunho pessoal).

Ao compreender o problema, você tem mais condições de mudar suas atitudes e melhorar os relacionamentos, visto que o autoconhecimento é uma ferramenta poderosa, que nos ajuda a nos entendermos melhor e aplicar as mudanças necessárias, para que hajam melhorias significativas em todas as nossas relações interpessoais.

Desenvolva sua inteligência emocional

Profissionais com a inteligência emocional desenvolvida conseguem se relacionar melhor com seus colegas, pois lidam bem com críticas e usam-nas a seu favor. Assim, em vez de fazer cara feia e reagir impulsivamente, busque soluções amigáveis para os conflitos, que sejam benéficas, tanto para você, quanto para as pessoas ao seu redor, que muitas vezes não sabem lidar com suas próprias emoções e só precisam de alguém para lhe ajudar a orientar neste sentido.

Neste processo de desenvolver boas relações interpessoais, é importante entendermos que não temos de ser melhores amigos de nossos colegas de trabalho. Na verdade, é primordial apenas que os respeitemos assim como são, para que dessa maneira seja possível trabalhar de forma harmônica e encontrar maneiras de, juntos, alcançarem resultados extraordinários, para si e para a empresa como um todo.

E se você deseja aprimorar ainda esta a sua capacidade de desenvolver bem suas relações interpessoais, bem como o seu trabalho em equipe, conte com a ajuda do Professional & Self Coaching – PSC, a formação em Coaching do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, que lhe apoia em seu crescimento pessoal e profissional, uma vez que lhe oferece as ferramentas necessárias, para que você desenvolva o seu autoconhecimento e passe a honrar e respeitar a história das pessoas ao seu redor, suspendendo todo tipo de julgamento que você venha a ter referente a cada uma delas.

Experimente passar por este poderoso treinamento e permita-se transformar a sua própria realidade positivamente!

Agora em conte: em sua opinião, quais são as atitudes e os comportamentos que mais favorecem os bons relacionamentos no ambiente de trabalho? Deixe o seu comentário e lembre-se de compartilhar este conteúdo extraordinário com seus amigos em suas redes sociais, para que eles também saibam como lidar com os colegas de trabalho no dia a dia.

Copyright: 785607049 – https://www.shutterstock.com/pt/g/artdes