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Os pilares para relações interpessoais no trabalho

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colegas de trabalho se cumprimentando

© Depositphotos.com / AlexBrylov Para respeitar e ser respeitado, é fundamental desenvolver comportamentos positivos e que favoreçam a boa convivência e a cordialidade entre colegas.

Passamos a maior parte do dia no trabalho, um ambiente geralmente pautado pela pressão, alta competitividade, e necessidade de se relacionar com pessoas de diferentes perfis. Nesse contexto, é fundamental construir relações interpessoais harmoniosas e produtivas para evitar fadiga e transtornos.

Fazer comentários maldosos sobre determinado profissional, falar mal do chefe e da empresa, criticar o modo de alguém se vestir ou falar, desmerecer o empenho do outro e aproveitar-se da boa vontade dos colegas são alguns exemplos de atitudes que sabotam as boas relações interpessoais. Evite-as.

Atitudes positivas no trabalho

Para respeitar e ser respeitado, é fundamental desenvolver comportamentos positivos e que favoreçam a boa convivência e a cordialidade entre colegas e líderes. Por isso, sempre respeite os pilares das relações interpessoais positivas. São eles:

  • Honrar e respeitar a história do outro: Cada pessoa tem suas razões para agir de determinada maneira. Isso não quer dizer que ela seja melhor ou pior do que as outras, ou mesmo que isso justifique seus erros. Porém, do mesmo modo como você gosta de ser respeitado, é importante respeitar o ponto de vista de seus colegas;
  • Suspensão de julgamentos: Antes de julgar a falha de um colega ou de seu superior, coloque-se no lugar dele e perceba como ninguém está livre de cometer erros — nem mesmo você! Se puder, ajude seu colega a corrigir o erro e ensine o que você sabe;
  • Invista em autoconhecimento: Muitas vezes, por falta de autoconhecimento e autocrítica, temos comportamentos nocivos no trabalho. Em vez de ser grosseiro ou maldoso, e magoar os colegas, tente compreender as razões de seu comportamento (se são problemas com colegas, insatisfações com a empresa ou de cunho pessoal). Ao compreender o problema, você tem mais condições de mudar suas atitudes e melhorar os relacionamentos;
  • Desenvolva sua inteligência emocional: Profissionais com a inteligência emocional desenvolvida conseguem se relacionar melhor com seus colegas, pois lidam bem com críticas e usam-nas a seu favor. Assim, em vez de fazer cara feia e reagir impulsivamente, buscam soluções amigáveis para os conflitos.

Em sua opinião, quais são as atitudes e os comportamentos que mais favorecem os bons relacionamentos no ambiente de trabalho? Compartilhe aqui!

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