Voltar

Organização Profissional através de Mapa de Carreira

Publicado em | 0 comentários

Veja como o Mapa de Carreira pode ajudar uma organização na motivação de seus funcionários! Syda_Productions

Você já parou para pensar em quantos talentos a serem desenvolvidos existem na sua empresa? Ou, ainda, quantas pessoas teriam um rendimento e desempenho melhor se estivessem em um cargo que se encaixasse em suas habilidades e sonhos? Por isso, é de extrema importância que as pessoas tenham a oportunidade de fazer o melhor que podem e sigam o caminho correto até a carreira que almejam. Para isso, é importante que haja planejamento.

De modo a tornar claras as oportunidades de desenvolvimento, bem como a possível trajetória da carreira, alguns líderes têm investido no Mapa de Carreira. Essa ferramenta de gestão de talentos, baseada nas competências pessoais organizacionais (conhecimentos e habilidades) e organizacionais (atitudes relacionadas ao alto desempenho e a estratégias e valores da organização), tem como principal objetivo estabelecer o alinhamento das pessoas com as demandas e estratégias de negócio.

A metodologia simplifica a estrutura e os cargos, focando diretamente nas necessidades do processo. Na análise das trajetórias é possível, ainda, verificar os agrupamentos de cargos que possuem demandas semelhantes. Assim, o mapa de carreira e a gestão por competências tornam-se instrumentos importantes que irão ajudar a obter os resultados desejados.

Principais características de um Mapa de Carreira

  • Criar um sistema robusto de apoio à recompensa e gestão de talentos da organização;
  • Operacionalizar com eficácia a gestão por competências e o modelo integrado de Gestão de Pessoas;
  • Definir com clareza os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para a pessoa desempenhar bem as suas funções;
  • Definir as necessidades de desenvolvimento e o processo de aquisição de competências;
  • Desenvolver a linha de visão do colaborador, apresentando as principais oportunidades de carreira;
  • Estimular o autodesenvolvimento.

Como criar um Mapa de Carreira?

Mapeie a estrutura organizacional e oportunidades

Como o próprio nome já sugere, a ideia é que a organização mapeie toda a sua estrutura e, posteriormente as oportunidades. Assim, é possível focar nas necessidades do negócio e traçar a trajetória que é preciso percorrer para chegar ao cargo almejado.

Estabeleça um modelo de competências

Liste as competências necessárias – de liderança, comportamental, técnica e do negócio – e o perfil do cargo. Estabeleça níveis de avaliação e medição. Desse modo, é possível integrar o processo aos principais programas de talentos e gestão de pessoas, e à estratégia da companhia.

Depois do mapa de carreira ser criado, é hora de o profissional investir em estratégias que o coloquem mais próximo do sonho. Por isso, é preciso ampliar os conhecimentos e investir em capacitação profissional e desenvolvimento de habilidades.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!