Voltar

Ondas Gama – Veja como elas funcionam e conheça seus benefícios!

Publicado em | 0 comentários
Ondas Gama

Andrey Popov/Shutterstock As ondas gama nos ajudam a ter uma boa noite de sono, como também potencializam nosso processo de aprendizado e fortalecem a nossa memória!

 Você sabia que nosso sono têm vários níveis e frequências e, que uma delas, é a das ondas gama? Pois é, quando adormecemos não fechamos os olhos e automaticamente apagamos. Até mesmo os considerados “bons de cama” precisam passar por este movimento de modulação cerebral que possui estágios diferentes, que se alternam entre consciência e inconsciência mental, para então conseguir dormir.

Estas cinco diferentes frequências são chamadas de: teta, beta, gama, alfa e delta. No estado beta, por exemplo, ainda estamos um pouco conscientes, o que faz com que, mesmo em face ao adormecimento, nós ainda nos conectemos a situações que causam algum tipo de estresse e ansiedade. Na prática, vivenciamos esta frequência naquelas noites onde tentamos dormir, mas as preocupações rondam nossa cabeça não nos deixam cair no sono de jeito nenhum.

Já as ondas teta, delta e alfa são aquelas realmente nos ajudam a adormecer e entrar num sono de estágio mais profundo, num estado de inconsciência que permite desligar-se complemente da realidade externa e acessar uma frequência mental de relaxamento maravilhoso. Mas e as ondas gama, como elas atuam e como favorecem uma boa noite de sono? É isso que vamos ver a seguir. Continue lendo e saiba mais!

Como as Ondas Gama Atuam

Podemos dizer que as ondas gama são as responsáveis por conectar as diferentes frequências cerebrais, por ligar as informações e alternar os estágios da mente consciente para a inconsciente, o que potencializa o nosso adormecimento.

Além disso, pesquisas afirmam que, quando nós estamos no estágio de sono gama, nosso cérebro ativa partes importantes e que estão diretamente relacionadas à compaixão, sensação de felicidade, bem-estar, inteligência e autocontrole emocional.

As ondas gama também ajudam no fortalecimento e manutenção da memória, bem como a não perdermos o senso de percepção da realidade. Isso é essencial, especialmente, quando estamos em processo de envelhecimento e nossa memorização vai ficando mais prejudicada ou quando precisamos aprender algo importante, mas não conseguimos nos concentrar no assunto.

Neste sentido, não é por acaso que quando não temos uma boa noite de sono, além de o nosso dia se arrastar e ficarmos mais cansados e dispersos, o desequilíbrio das ondas gama acaba prejudicando também o nosso processo de aprendizado. Este desajuste é o que dificulta e limita nossa capacidade de manter a atenção focada, entrar em flow, conectar as ideias e entendê-las.

Vejamos então quais são as alternativas para mudarmos isso e o que fazer para poder ter uma boa noite de sono.

Ondas Gama e a Batida Binaural

E se a nossa mente não quer colaborar espontaneamente para uma boa noite de sono, existem terapias alternativas que podem nos ajudar a modular as frequências cerebrais e nos induzir a um bom sono. O uso da batida Binaural é uma delas e consiste em usar determinados tipos de sons para acessar nossa mente inconsciente e conduzi-la ao adormecimento.

Para isso, são colocados fones de ouvido na pessoa e cada ouvido recebe e ouve sonoridades diferentes. A ideia é modular os hertz conforme as ondas gama e fazer com que o subconsciente da pessoa consiga orientar-se por eles para chegar a um sono relaxante, restaurador e profundo ou mesmo potencializar seu aprendizado, memória e aumentar sua inteligência também.

Onde encontrar – atualmente é possível encontrar diversos arquivos com músicas gravadas na frequência gama, em sites como Youtube ou naqueles especializados em meditação. Você pode ouvir todos os dias durante seus estudos, trabalho ou mesmo antes de dormir para reforçar os efeitos positivos das ondas na modulação cerebral.

Meditação Binaural para Dormir

https://www.youtube.com/watch?v=pKMEHgSJKkM

Como podemos perceber, as ondas gamas são mais uma boa alternativa para lidar com problemas de insônia e modular a mente para que você consiga relaxar e ter boas noites de sono. Também são bastante efetivas para potencializar o processo de aprendizagem do ser humano, ajudar a pessoa a cultivar sentimentos positivos como a compaixão, favorecer seu autocontrole e também a que tenha uma boa memória.

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!