© Depositphotos.com / scornejor RH é uma sigla que significa Recursos Humanos, e diz respeito ao departamento responsável pela gestão do capital humano da organização.

Nenhuma área ou departamento tem um impacto tão grande na empresa quanto o RH. A sigla, que significa Recursos Humanos, diz respeito ao departamento responsável pela gestão do capital humano da organização, e também é comumente conhecida como Departamento Pessoal ou Gestão de Pessoas.

O RH pode ser definido como uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas que tem o objetivo de administrar e potencializar comportamentos internos dos colaboradores de uma organização. O setor é responsável por selecionar, gerir e nortear os funcionários em direção aos objetivos e metas de uma empresa.

Esta é uma área que surgiu no século XX, durante a Revolução Industrial, com o objetivo de reduzir e minimizar divergências e diferenças entre organizações e seus funcionários. Foi só a partir da década de 50 que o RH passou a ser sinônimo de administração de pessoas, abrangendo também os direitos e deveres dos trabalhadores.

Muito além de recrutar e selecionar profissionais, o RH treina e desenvolve colaboradores, desenvolve planos de cargos e salários, promove políticas de incentivos, promoções e benefícios, desenvolve estratégias de gestão organizacional, integração de funcionários, cria e implementa políticas, normas, cultura e diretrizes empresariais, e estabelece toda a comunicação interna de uma empresa.

Características do profissional de RH

Saiba quais são as principais características necessárias para ser um bom profissional de RH:

Comunicação objetiva e eficiente

PSC

Esta é uma característica fundamental, pois o profissional de RH lida diretamente com os colaboradores de uma empresa. Sua linguagem, portanto, deve ser objetiva e compreensível.

Visão empresarial

O RH deve ter visão empresarial aguçada, sabendo analisar os desafios e dificuldades de uma empresa e como resolvê-los por meio de sua gestão.

Trabalho em equipe

Esta é, sem dúvida, uma das habilidades mais importantes que um profissional de RH precisa desenvolver. Isso porque a sua atuação está diretamente ligada a outras pessoas: o RH não trabalha sozinho, e sua função é sempre exercida com base nos colaboradores, e sua atuação é vazia sem eles.

Foco e paciência

Estas são competências essenciais para o exercício da função de um RH. Isso porque este profissional lida com diferentes atividades e conflitos no dia a dia e, neste sentido, manter o foco e paciência para resolver estas situações é fundamental.

Conflitos entre colaboradores, insubordinação e desentendimentos entre chefes e seus subordinados são algumas das situações em que este profissional precisa lidar, sempre com calma, profissionalismo, paciência e imparcialidade.

Se você deseja desenvolver habilidades e novas competências, potencializar sua atuação profissional, e ainda adquirir novos conhecimentos que promovam o potencial dos profissionais da sua empresa, convido você a conhecer o Professional & Self Coaching – PSC.

Trata-se da mais eficaz metodologia de desenvolvimento e capacitação humana, indicada a todos aqueles que querem potencializar performances e desenvolver seu capital humano.

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