Em uma escala de 0 a 10, qual é a sua motivação para trabalhar todos os dias? O seu local de trabalho é tranquilo ou estressante? O quanto você tem tido harmonia e qualidade de vida, tanto no contexto pessoal quanto profissional? Responder a essas perguntas pode demonstrar o grau de qualidade de vida que você está tendo no seu ambiente de trabalho.

Trabalhar é muito mais do que trocar as suas habilidades por um salário. Pode ser também uma maneira de encontrar um propósito de vida, de sentir-se útil e até mesmo de ser feliz executando aquelas atividades. Mas como uma pessoa pode ter qualidade de vida no trabalho, se, na maioria dos casos, os ambientes profissionais são estressantes? Acompanhe-nos na reflexão a seguir e tenha uma ótima leitura!

O que é a qualidade de vida no trabalho?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde — OMS, a qualidade de vida é o conjunto de percepções individuais da vida de cada pessoa, no contexto dos sistemas de cultura e dos valores em que vivem, e em relação a suas metas, expectativas, padrões e preocupações.

Ela nada mais é do que o nível de prazer, felicidade e satisfação que uma pessoa tem nas diferentes áreas da vida, ou, no caso da qualidade de vida profissional, no seu local de trabalho. A qualidade de vida é, portanto, muito pessoal e varia de um profissional para outro. Enquanto, para alguns, a qualidade de vida organizacional pode significar um bom salário, para outros ela pode estar ligada a fatores como ambiente flexível, benefícios e ambiente colaborativo.

Passamos boa parte do nosso tempo no ambiente de trabalho e, por isso, manter uma boa qualidade de vida no meio corporativo torna-se um fator essencial, pois gera maior satisfação, produtividade e, consequentemente, maiores e melhores resultados.

Quais são os benefícios da qualidade de vida no trabalho?

Existem diversos motivos para promover programas que visam à qualidade de vida dentro de empresas. Isso se deve ao fato de que profissionais felizes são altamente produtivos e comprometidos com os resultados da organização.

PSC

Entre os benefícios da qualidade de vida no local de trabalho, podemos destacar:

  • Aumento da produtividade;
  • Conquista de satisfação e motivação profissional;
  • Melhora nas relações interpessoais;
  • Redução de estresse e conflitos;
  • Maior gestão de tempo, foco e energia;
  • Melhora no clima organizacional;
  • Redução da insatisfação profissional.

Quais itens fazem parte da qualidade de vida no trabalho?

Por mais que seja um conceito subjetivo, podemos levantar alguns pontos que todo trabalho com qualidade de vida oferece ao colaborador. Confira os principais a seguir!

1. Remuneração e benefícios

O conceito pode ser relativo, mas não há como negar que toda pessoa precisa de dinheiro para viver com dignidade no mundo em que vivemos. Por isso, as empresas cujos cargos proporcionam remunerações compatíveis com o mercado ou mesmo acima da média saem na frente no quesito qualidade de vida.

Esses empregos se tornam ainda mais atrativos quando incluem outros benefícios, como vale-alimentação, vale-transporte, plano de saúde, plano odontológico, convênio com instituições de ensino, descontos nos produtos da casa, seguro de vida, refeição no local, cesta básica, entre outros.

2. Clima organizacional positivo

O clima da organização também influencia a qualidade de vida de quem faz parte dela. Se você trabalha em um ambiente em que os colegas são simpáticos, os chefes são compreensivos, as demandas são equilibradas, e todos se respeitam, tudo flui bem.

Em contrapartida, se os chefes são autoritários, os colegas se rivalizam, a infraestrutura da empresa é precária, você acumula funções, há hostilidade e uma pressão enorme por resultados, e ocorrem diferentes tipos de assédio no ambiente, não há como ser feliz ali. Infelizmente essa é a realidade de várias empresas no Brasil e no mundo.

3. Administração da vida pessoal com a vida profissional

A qualidade de vida depende do equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional. Por isso, é importante que as empresas deleguem aos colaboradores funções compatíveis com as suas habilidades e competências. Além disso, devem equilibrar as demandas, de modo que os funcionários não fiquem sobrecarregados, nem ociosos.

O excesso de demandas, o acúmulo de funções e a realização de muitas horas extras consomem a energia de um indivíduo, tornando-o menos disposto a cuidar da vida pessoal e, paradoxalmente, até mesmo do próprio trabalho. Sem energia e sem saúde, o indivíduo deixa de cuidar de si, da família, dos relacionamentos, enfim, da vida de maneira geral.

4. Sensação de utilidade e possibilidades de crescimento

Outro fator que confere qualidade de vida ao trabalhador é a sensação de utilidade. Quando o profissional percebe que as suas atividades têm um propósito de existir e de fato promovem uma transformação positiva na sociedade, ou ao menos na realidade da empresa, ele se sente mais realizado.

O mesmo se aplica às possibilidades de crescimento: o colaborador que percebe que há caminhos na empresa para que ele cresça na carreira e ganhe mais destaque, cargos mais altos e salários maiores certamente encontra mais motivação para o trabalho.

5. Prazer nas atividades

Por último, mas definitivamente não menos importante, é fato que quem faz atividades de que gosta terá mais qualidade de vida no trabalho. Dar aulas pode ser um fardo para algumas pessoas, mas aquele que vê propósito na educação e que sente prazer em ensinar poderá ser um ótimo professor, por exemplo, sendo feliz na sua ocupação.

Infelizmente, nem todo mundo tem a oportunidade de escolher algo que lhe dê prazer para tomar como ofício. Contudo, aqueles que conseguem sentir um mínimo de felicidade nas suas atividades, certamente deixarão de ver a profissão como um fardo, trabalhando com mais prazer e serenidade.

Como você pode perceber, a qualidade de vida no trabalho é resultado de diferentes fatores, como o prazer nas atividades, a remuneração, as possibilidades de crescimento, o clima organizacional e a sensação de utilidade. Que você encontre todos esses elementos ao longo da sua carreira e seja imensamente feliz na vida profissional!

E você, querida pessoa, encontra qualidade de vida no seu local de trabalho? De que maneira? O que poderia ser melhor? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!