Voltar

O Que é Inferência?

Publicado em | 0 comentários

PathDoc/Shutterstock As inferências são positivas quando não alimentam nossas crenças limitantes

Você sabe o que é inferência? Pois bem, são suposições ou deduções que fazemos em relação a coisas, pessoas ou assuntos. Por meio da análise de informações e possibilidades, as inferências nos levam a determinadas conclusões, entretanto, estas nem sempre são verdadeiras.

No dia a dia, se não usadas adequadamente, nossas inferências podem nos levam a desenvolver comportamentos e crenças limitantes em relação aos mais diversos temas. Por isso, é importante saber filtrar suas interferências, fazer avaliações assertivas e bloquear suas influências negativas na carreira ou na vida pessoal.

Digo isso, porque ao criar e alimentar certos padrões mentais, tendemos a enxergar o mundo sob uma ótica completamente distorcida. Essas inferências levam aos pré-julgamentos que, na maioria das vezes, são baseados em informações errôneas.

O Coaching e as Inferências

“Nenhum homem que conheço presta”; “ Meu emprego é o pior do mundo”; “Sou pouco atraente e ninguém gosta de mim”; “Não sou capaz de vencer sozinho”; “ Fulana é mais bonita e mais magra que eu”. Todas estas afirmações são exemplos de inferências que alimentamos, com base em nossas experiências de vida.

Entretanto, como podemos perceber; todas elas demonstram algumas crenças limitantes que as pessoas desenvolvem em relação a si mesmas. Estas visões e sentimentos evidenciam o poder destruidor de uma inferência errada, que faz com que alguém acredite que não é capaz ou que não merece ser feliz.

O Coaching, com suas técnicas e ferramentas poderosas, trabalha para identificar e eliminar os comportamentos e crenças limitantes que levam o indivíduo a ter uma imagem deturpada de si mesmo e das pessoas à sua volta. Isso é essencial para que as pessoas percebam quem realmente são como também para que enxerguem suas qualidades, capacidades e habilidades distintas.

Além disso, ao conquistar maior autoconhecimento e um empoderamento maior sobre sua percepção de mundo, o coachee (cliente) consegue avaliar as situações sob uma nova ótica. E o que é melhor – sem a influência de seus preconceitos ou visões distorcidas por julgamentos e crenças negativas.

O processo de Coaching atua ainda no alinhamento dos objetivos pessoais e profissionais, de forma que a pessoa possa fazer um planejamento de vida, compatível com seus sonhos, metas e anseios.

Também proporciona maior autoestima, automotivação, plenitude e inteligência emocional para que a pessoa consiga lidar com seus problemas e limitações, sem fazer inferências errôneas sobre cada situação. Experimente, invista em Coaching, aprenda a criar boas inferências e a manter o seu foco sempre no positivo!

Gostou? Curta, comente e compartilhe em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!