O que é conduta?

Por: José Roberto Marques | Blog | 04 de agosto de 2015

Digital Genetics/ Shutterstock A conduta diz muito sobre o caráter e as atitudes de cada pessoa

Conduta pode ser definida como a nossa forma de pensar, agir e de viver. Existem dois tipos de conduta: a positiva e a negativa e, cada uma delas, é responsável por guiar nossas atitudes e comportamentos no dia a dia.

A conduta é baseada em nossas crenças, cultura e valores éticos e morais. Por isso, cada um de nós forma seus pensamentos e comportamentos de acordo com as influências que recebeu e, portanto, pensa e age diferente das demais pessoas, que não foram influenciadas pelos mesmos valores.

Nestes momentos é que nascem os conflitos culturais, porém, não é porque alguém tem uma conduta diferente da nossa que pode ser automaticamente considerada como sendo inferior ou errada. Ainda assim, podemos afirmar que a conduta evidencia o caráter da pessoa e, mostra, por meio de suas ações, como ele verdadeiramente é.

Isso explica porque existem sim, tipos de condutas que, de modo geral, são consideradas positivas e, outras que são totalmente rechaçadas pela nossa sociedade. Por isso, quando identificamos estes comportamentos, de acordo com os nossos valores, automaticamente ou sentimos empatia ou repulsa.

Tipos de Condutas

Matar, roubar, corromper, agredir, violentar, enganar: são algumas das condutas consideradas moralmente reprováveis. Amar, doar, ajudar, perdoar, acolher, reconhecer, vencer, pelo contrário, são atitudes positivas e, que de modo geral, todos desejam que estejam presentes em sua vida.

A conduta profissional e a conduta pessoal estão diretamente ligadas aos valores que cultivamos. Por isso, quando alimentamos crenças negativas tendemos a ter atitudes iguais tanto no ambiente de trabalho como fora da empresa.

Muitas vezes, inconscientemente, temos atitudes desfavoráveis e cometemos erros que acabam sabotando o nosso sucesso. Neste sentido, o profissional deve buscar ajuda para identificar como os valores norteiam suas ações e, de quais formas, eles interferem em seus resultados.

 Coaching no Processo de Mudança

Os comportamentos negativos evidenciam condutas que devem ser reavaliadas e modificadas urgentemente, uma vez que estão prejudicando a pessoa, tanto profissional como pessoalmente. Neste contexto, um grande aliado na resolução destes problemas, é o Coaching.

De forma, assertiva, objetiva e acelerada, a metodologia auxilia os indivíduos a identificarem seus pontos fortes e de melhoria e, com isso, a eliminar os comportamentos que sabotam sucessivamente o seu sucesso.

Este extraordinário processo é tão poderoso porque convida a pessoa a refletir sobre suas ações, crenças e valores e a traçar metas e objetivos alinhados com as mudanças que o coachee (cliente) está disposto a realizar em sua vida.

Então, quer melhorar comportamentos e mudar algumas condutas? Faça o Professional & Self Coaching e aprenda a fazer diferente!

E, para você, o que é conduta? Compartilhe abaixo sua opinião!