Lightspring/Shutterstock As metáforas são ferramentas poderosas porque representam uma forma de comunicação efetiva e que respeita os limites e dores do paciente em seus processos de cura e autoconhecimento

Metáfora é um modelo de comunicação poderoso, realizado por meio de figuras de linguagem. Traz exemplos, de modo figurado, ou seja, por meio de expressões ambíguas que remetem a uma ideia extra para ilustrar o sentido daquilo que queremos que a pessoa entenda.

Quando dizemos, por exemplo – “Amor é fogo que arde sem se ver”, estamos mostrando, no sentido figurativo, que amar é o mesmo que queimar, entretanto, não existe um fogo real, somente uma chama interior que alimenta o nosso próprio sentimento de paixão.

Para entender melhor o sentido das metáforas, vamos recorrer à etimologia desta palavra. Metáfora é um termo que vem do verbo grego “metaphorein” e que designa “transferência para outro lugar”. Na prática significa transferir o sentido de uma palavra/frase para outro contexto, de modo que o primeiro explique o segundo, por meio da comparação com alguns de seus predicados.

Vejamos outro exemplo – Eu tenho um gato (felino, animal bonito, de pequeno porte, quadrúpede) e – Meu namorado é um gato (homem bonito). Aqui a qualidade do belo, atribuída ao gato, foi transferida ao namorado, cuja beleza era comparável. Assim, por meio desta metáfora simples, é possível entender que a pessoa não namora um gato, mas sim um homem bonito.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

O Poder de Cura das Metáforas

O psiquiatra americano Milton Erickson costumava utilizar o poder das metáforas para conduzir seus pacientes em seus processos de autoconhecimento e cura interior. Não por acaso o especialista utilizava esta ferramenta, pois as metáforas são um poderoso aliado da mudança, uma vez que conectam os padrões de emoção e os comportamentos humanos, com a intenção de aprimorá-los.

PSC

Segundo especialistas como Lakoff e Johnson (1980), nosso sistema conceitual é metafórico e os nossos pensamentos são corporificados e se desenvolvem através da percepção, do movimento e de nossas experiências físicas. Assim, se nossa mente de algum modo está adoecida, consequentemente, os sinais de seu mal estar irão se mostram em nosso corpo físico e poderão levá-lo a adoecer também.

Por isso mesmo, devemos buscar acessar nossa mente, nossas memórias mais remotas e buscar identificar tantos os estados emocionais positivos com aqueles que nos fazem mal, para que assim, possamos curar nosso corpo físico e blindá-lo contra as doenças da consciência. Estes sentimentos negativos, quando não tratados, podem acabar interferindo diretamente em nossa felicidade e no sucesso em todas as esferas de nossa vida.

Interessante, não é mesmo? Aproveite, curta e compartilhe estes conhecimentos em suas redes sociais!