Depositphotos autor: andresr As histórias motivacionais impactam as pessoas e as inspiram a ir além.

“A motivação tem sido entendida ora como um fator psicológico, ou conjunto de fatores, ora como um processo. Existe um consenso generalizado entre os autores quanto à dinâmica desses fatores psicológicos ou do processo, em qualquer atividade humana. Eles levam a uma escolha, instigam, fazem iniciar um comportamento direcionado a um objetivo…”.

A definição exposta por Bzuneck na obra literária A motivação do aluno, expressa bem a quantidade de definições existentes para o termo motivação na área da psicologia que, mesmo que diferentes em alguns pontos, concordam “quanto à dinâmica desses fatores psicológicos ou processo, em qualquer atividade humana.”

Trata-se de um impulso para que as pessoas tomem atitudes orientadas para a consecução de seus objetivos. É a disposição de empregar esforços para atingir tal propósito, que envolve a conquista de recompensas e o alcance de um estado diferente do que se partiu.

Histórias que motivam

Histórias motivacionais são recursos vastamente aplicados em eventos e palestras motivacionais devido ao seu poder de impactar as pessoas e pô-las a pensar.

Nós, seres humanos, respondemos às histórias de outras pessoas com muita sensibilidade, assimilando os eventos mencionados à nossa vida, nos colocando como os personagens daquela história. Quando sabemos que a história é verdadeira, em um filme, por exemplo, em que as pessoas realmente foram submetidas a perdas drásticas, empecilhos tidos como instransponíveis inicialmente e diversas outras dificuldades, nos emocionamos ainda mais devido ao exemplo de superação, garra, fé e bravura que experimentamos ao estarmos expostos a estas histórias. Outro fator que aumenta a identificação e, consequentemente, o engajamento à história é o fato de estarmos intimamente ligados aos protagonistas dessa.

Ao expor exemplos de pessoas que prosperaram, superando as adversidades e conquistando seus objetivos e, ao final, também a felicidade, nos emocionamos e projetamos sobre aquele enredo, o nosso próprio, com os nossos anseios e os aspectos que dificultam as conquistas.

PSC

Outro fator comumente associado à exposição de histórias motivadoras é a relativização de um problema. São apresentadas situações muito mais complicadas daquelas que vivenciamos, e o fato dos protagonistas conseguirem manejar o que tinham a disposição para solucionar seus problemas nos leva a crer que também somos capazes de resolver nossos próprios problemas, utilizando dos recursos que possuímos. É por isso que grandes empresas usam desse artifício em seus cursos e palestras motivacionais: são fontes ricas de inspiração e exemplos de superação a serem seguidos.

O Coaching é uma metodologia que auxilia os indivíduos a conhecer melhor seus próprios recursos, desenvolvê-los e adquirir novas competências que fazem a diferença no processo para atingir um objetivo: promove o autoconhecimento, que auxiliará no estabelecimento de metas, instrui a criar um planejamento estratégico e a conceber um plano de ações para alcançá-las. Um foco mais apurado e uma melhor capacidade de gestão do tempo, essenciais para que o planejamento seja executado completamente, também são desenvolvidos através do Coaching.

 

E você, gostou do meu artigo? Comente e compartilhe com seus amigos nas redes sociais!