Voltar

Autoconhecimento está ligado ao nosso sucesso!

Publicado em | 0 comentários

O autoconhecimento permite mergulhar no inconsciente para investigar os nossos pontos fortes e aqueles que precisam de melhoria. Essa viagem também contribui para identificarmos aquilo que nos motiva verdadeiramente, de modo a definirmos com mais assertividade aonde queremos chegar.

Pode parecer paradoxal, mas conhecemos bem pouco sobre nós mesmos. Não à toa, a psicologia compara a personalidade dos seres humanos à estrutura de um iceberg. A ponta desse bloco de gelo equivale a cerca de 10% de sua massa total e o restante fica submerso. Da mesma forma, possuímos diversos pontos cegos que nem imaginamos.

Autoconhecimento está ligado ao nosso sucesso!

Saiba a importância de investir em seu autoconhecimento para caminhar ao sucesso pessoal e profissional | photography33 Depositphotos

Não somos apenas aquilo que mostramos ser. As consequências negativas de experiências que tivemos ao longo de nossas vidas ficam submersas. Os traumas aglomerados e vontades não reveladas acabam esmagando a autoestima. Tudo isso atrapalha o nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

Explorar o nosso eu interior é fundamental na conquista do sucesso pessoal e profissional. Por meio do autoconhecimento conseguimos liderar e direcionar melhor a nossa vida.  Ao trabalharmos as nossas limitações e ansiedades, desenvolvemos a autoconfiança. Essa habilidade é essencial para alcançar os objetivos traçados. Afinal, precisamos de coragem e segurança para vencermos os obstáculos.

O que é autoconhecimento?

“Conheça-te a ti mesmo” era a inscrição que se encontrava na entrada do Templo de Delfos, na Grécia Antiga. Essa frase inspirou a filosofia de Sócrates, cujo foco era entender as implicações de nossa relação com os outros e com o mundo. Com esse aforismo, ele pregava a ideia de que devemos nos preocupar menos com as coisas e passarmos a nos ocupar com nós mesmos. Esse caminho é o que leva à verdade capaz de revelar o nosso próprio ser.

O conhecimento de si mesmo permite alcançar aquilo que Sócrates chama de autotranscedência. Esse fator é fundamental para modificarmos a nossa relação conosco, com outros e com o mundo.  No entanto, esse aprendizado não é um simples ato intelectual. Exige sobretudo renúncias e purificações que são obtidas por meio de reflexões constantes sobre as nossas ações e atitudes. Também envolve verificar como modificá-las para se tornar uma pessoa melhor.

É preciso nos conhecer para não nos perder. O autoconhecimento consiste, portanto, em um aprendizado mais profundo sobre nós mesmos. Esse processo possibilita diferenciar as características inatas daquelas que são socialmente impostas. Ou seja, é a base para encontrarmos a nossa essência.

A busca pelo autoconhecimento

Peça para alguém próximo mencionar algumas características sobre você. Certamente, você não concordará com um ou outro ponto citado. Quem convive conosco tende a perceber elementos de nossa individualidade que nem imaginávamos ter. Considerar as críticas construtivas é fundamental para alcançar o autoconhecimento.  

Todas as pessoas precisam de ajuda ou acompanhamento para se desenvolver ainda mais.  Se você não busca por orientações, conselhos ou acompanhamento é porque está parado. A melhoria contínua também envolve dar atenção ao que os outros têm a dizer sobre nossas atitudes e comportamentos.  

O mundo está em constante transformação e precisamos nos adaptar a isso constantemente se quisermos alcançar o sucesso em qualquer aspecto da vida. Para crescer profissionalmente, é necessário buscar pelo autoconhecimento, de modo a desenvolver habilidades e transformar pensamentos que não estão mais contribuindo no alcance de resultados extraordinários.

Desenvolver o seu potencial único, entender aquilo que ama para encontrar satisfação no ambiente de trabalho são produtos do autoconhecimento. Sem isso, o profissional fica estagnado. A interpretação de nossos pontos fracos e fortes deve ser um exercício diário, constante, evolutivo e interdependente.

Quando temos uma percepção equivocada sobre quem somos, acabamos nos rotulando como fracos ou vítimas das circunstâncias. Pensamentos negativos nos invade consciente e inconscientemente e inicia-se um grande ciclo de insatisfação com a vida e consigo mesmo. O resultado é uma insegurança e crença limitadora de que não somos capazes de conseguir aquilo que tanto sonhamos.

A partir do momento em que nos conhecemos melhor, compreendemos as nossas emoções e como elas afetam o nosso comportamento. E o mais importante, começamos a encarar todas as experiências como oportunidades de aprender e evoluir.

Devemos tomar posse de tudo que é bom e buscar a intenção positiva e os maiores aprendizados naquilo que parece não ser positivo! “Tudo o que vier é bem-vindo. Se for bom, deixe que fique e agregue em sua vida. Se for ruim, ressignifique, transcenda, cure e transforme em conhecimentos e aprendizados”.

O autoconhecimento é a chave para descobrir as nossas paixões e limitações. Diante de nossa essência, somos capazes de definir nosso próprio conceito de sucesso. Refletir sobre suas experiências e tentar descobrir aquilo que realmente o fez feliz por completo é uma forma de entrar em contato com seu eu mais profundo.

Concluo compartilhando uma frase que faz totalmente sentido na minha vida: “Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo. Sou capaz de gerar cada vez mais RESULTADOS EXTRAORDINÁRIOS”. Cura, para mim, é o equilíbrio emocional, profissional e espiritual.

Que sejamos cada vez mais conectados em nós mesmos, que busquemos entender a intenção positiva de tudo e que aprendamos que a vida não é o que acontece com a gente e sim o que fazemos acontecer. “Honrar e respeitar nossa própria história é o maior poder do ser humano”.

Se você está em busca de autoconhecimento, conte com a ajuda do coaching. Visite o site do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching e escolha a formação mais adequada às suas necessidades e objetivo!

Gostou deste artigo? Não se esqueça de deixar a sua opinião nos comentários e compartilhar esse conhecimento com todos os que o cerca.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!