Voltar

Networking – Desenvolva sua Carreira com Sua Rede de Relacionamentos

Publicado em | 0 comentários

Pressmaster/Shutterstock Desenvolver um bom networking significa criar relações de confiança e que gerem reconhecimento profissional mútuo e boas indicações

A origem do termo networking vem da junção das palavras em inglês “net”, que significa “rede” e “working“, que significa “trabalhando”. Basicamente, trata-se da rede de contatos que uma pessoa tem, sendo que quanto mais se aumenta essa rede, mais aumentam as chances de se conseguir boas oportunidades na vida profissional.

Atualmente, é comum ver a realização de vários eventos, reuniões e confraternizações com o intuito de expandir esta rede de relacionamentos, importantíssima na construção da carreira de todo profissional.

A habilidade de fazer networking é baseada na troca de informações e conhecimento, que gera benefício mútuo entre as partes envolvidas em qualquer tipo de processo. Para obtermos bons resultados em é preciso aumentar a rede de relacionamento que estabelecemos, para além das fronteiras de qualquer instituição da qual fazemos parte: escola, faculdade, igreja, empresa.

Todo lugar é propício para aumentar a nossa rede de contatos, que a qualquer momento pode ser necessária na busca de uma nova colocação ou de novas oportunidades profissionais. Nesses momentos podemos encontrar boas maneiras de alcançar nossos objetivos buscando manter contato com as pessoas mais próximas a nós, como nossos amigos, por exemplo, que é uma excelente fonte de oportunidades, que pode nos ajudar ao longo de nossa vida.

O Poder do Networking para Alavancar a Carreira

Quando queremos uma recolocação profissional, um novo emprego, novos rumos em nossa carreira, às primeiras pessoas que procuramos são os nossos amigos, pois muito mais importante do que formação acadêmica, as técnicas, habilidades e competências que desenvolvemos, são as relações que estabelecemos que nos proporcionam grandes oportunidades de crescimento não só na vida profissional, mas também, e principalmente, na vida pessoal.

É importante lembrar que não é necessário bajular as pessoas para que possamos construir contatos sólidos. A principal ferramenta que podemos oferecer é a nossa credibilidade e confiança. Demonstrar que estamos verdadeiramente interessados em ouvir o que o outro tem a dizer, o quanto conseguimos fazer com que alguém se sinta bem após estar conosco e que ele saiba que estamos disponíveis e que pode contar conosco, são maneiras de aumentar o networking naturalmente, sem forçar nenhum tipo de situação.

Atitudes como estas fazem com que nós possamos evoluir de várias formas e em inúmeras direções em nossa trajetória pessoal e profissional. É necessário estabelecer proximidade com as pessoas ao nosso redor, pois quanto maior a afinidade, maior a confiança e maiores as possibilidades de construir relacionamentos que levarão ao nosso crescimento profissional.

O grande segredo na construção de um bom networking é fazer com que as pessoas se lembrem de nós, ou seja, não é simplesmente conhecer alguém, mas sim, mostrar que somos o profissional certo para ocupar determinado cargo ou participar de determinado projeto. Devemos nos fazer conhecidos e não só conhecer mais e mais gente. Assim, nos tornaremos referência e nosso networking será verdadeiramente efetivo.

E você, como tem construído o seu networking? Comente e compartilhe sua opinião!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!