Como o Coaching vai te ajudar na recolocação profissional?

Por: José Roberto Marques | Blog | 04 de setembro de 2015
Recolocação profissional com coaching

Coaching pode ajudar você a conquistar uma recolocação profissional. / Monkey Business Images.

Foi demitido ou está pensando em sair do seu emprego atual? Saiba que mesmo em tempos de desemprego e desaceleração da economia, o Coaching pode ajudar você a conquistar uma recolocação no mercado de trabalho.

O processo é dinâmico e visa o alcance, de maneira rápida e planejada, dos objetivos e metas do cliente. A metodologia dispõe de ferramentas e técnicas, efetivas, que além de desenvolverem suas capacidades e habilidades, técnicas, emocionais e comportamentais, também aumentarão suas chances de sucesso na carreira.  

O que é recolocação profissional?

A recolocação profissional consiste na assessoria, que tem como objetivo, dar apoio e orientação para o profissional, que por algum motivo, saiu do seu emprego e deseja buscar por uma nova vaga. Alguns fatores que levam o colaborador a buscar por recolocação no mercado de trabalho são:

  • Insatisfação com o emprego atual;
  • Demissão por parte da empresa;
  • Oferta de vaga em outra organização;
  • Desejo de crescer profissionalmente;
  • Busca por novos desafios;
  • Problemas com os gestores atuais;
  • Desejo por um salário maior;
  • Visibilidade profissional;
  • Qualidade de vida.

Para que todo o processo seja bem sucedido, é necessário muito foco, pois para encontrar o novo emprego, o profissional precisa traçar algumas estratégias, como:

  • Organizar suas finanças para que o período sem emprego seja enfrentado com tranquilidade e estabilidade;
  • Definir quais são os próximos passos e onde deseja chegar com a recolocação profissional, para tanto, metas e objetivos devem ser traçados;
  • Atualizar o currículo e se capacitar profissionalmente em cursos e workshops;
  • Treinar para as próximas entrevistas;
  • Utilizar o networking adquirido em experiências profissionais anteriores.

Benefícios do Coaching na Carreira

Muitas vezes, até mesmo os melhores profissionais passam por momentos de transição, que lhes impõem dificuldades para encontrar um novo emprego.  Neste momento, o Coaching se destaca como um poderoso aliado, uma vez que lhes ajuda a repensar sua carreira e, definir, as melhores estratégias para conquistar a recolocação.

Você é feliz?

Entretanto, o processo não se concentra apenas no objetivo atual. Com o auxílio do Coaching, o alcance das metas profissionais, em médio e longo prazo, também é incluído no plano de carreira. A intenção, com isso, é que o cliente possa expandir sua visão de futuro e, trabalhar, efetivamente, para chegar aos resultados que deseja ter em sua vida.

Existem diversos tipos de profissionais e, cada um, possui pontos fortes e de melhoria, como também aspectos do comportamento que podem ser melhorados ou mesmo eliminados de seu dia a dia de trabalho.

O Coaching tem como objetivo potencializar as chances do coachee (cliente) desenvolver suas habilidades no que tange: comunicação, gestão de pessoas, gestão de tempo e de processos, relações interpessoais, por meio da expansão do seu nível de autoconhecimento.

Neste sentido, quanto mais o profissional se conhece, mais ele tem condições de acessar seu potencial infinito e demonstrar, na prática, seus diferenciais num processo de contratação. Este empoderamento, proporcionado pelo processo de Coaching, aumenta significativamente a autoconfiança, pois revela ao indivíduo capacidades e qualidades novas, e que podem ajudá-lo a alcançar seu objetivo.

Além disso, comportamentos nocivos, pensamentos e crenças limitantes também são identificadas e trabalhadas, de modo, que não mais interfiram nas ações na vida profissional da pessoa. Esse trabalho é essencial, pois muitas vezes, estas influências negativas são as principais responsáveis pelas demissões dos profissionais.

Ao rever seus comportamentos e se abrir às mudanças, reais e duradouras, propostas pelo Coaching, o profissional multiplica suas chances de conquistar um novo emprego e também tem a possibilidade de crescer como ser humano.

Então, invista numa formação em Coaching! Faça o Professional & Self Coaching – PSC; conquiste um novo emprego e alcance resultados extraordinários em sua carreira.

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: