Foi demitido ou está pensando em sair do seu emprego atual? Saiba que, mesmo em tempos de desemprego e desaceleração da economia, o coaching pode ajudar você a conquistar uma recolocação no mercado de trabalho.

O processo é dinâmico e visa ao alcance, de maneira rápida e planejada, dos objetivos e metas do cliente. A metodologia dispõe de ferramentas e técnicas efetivas que, além de desenvolverem as suas capacidades e habilidades técnicas e comportamentais, também aumentam as suas chances de sucesso na carreira.

Neste artigo, você vai compreender melhor os diferentes contextos da recolocação profissional e os benefícios do processo de coaching nessa área. Para saber mais sobre o tema, é só continuar a leitura a seguir!

O que é recolocação profissional?

A recolocação profissional consiste no processo que tem como objetivo dar apoio e orientação para o profissional que, por algum motivo, saiu do seu emprego e deseja buscar por uma nova vaga. Alguns fatores que levam o colaborador a buscar por recolocação no mercado de trabalho são:

  • Insatisfação com o emprego atual;
  • Demissão por parte da empresa;
  • Interesse por outra área de atuação;
  • Oferta de vaga em outra organização;
  • Desejo de crescer profissionalmente;
  • Busca por novos desafios;
  • Problemas com os gestores atuais;
  • Desejo por um salário maior;
  • Visibilidade profissional;
  • Qualidade de vida.

Para que todo o processo seja bem sucedido, é necessário muito foco, pois, para encontrar o novo emprego, o profissional precisa traçar algumas estratégias, como:

  • Organizar as suas finanças para que o período sem emprego seja enfrentado com tranquilidade e estabilidade;
  • Definir quais são os próximos passos e aonde deseja chegar com a recolocação profissional, o que demanda a definição de metas e objetivos;
  • Atualizar o currículo e capacitar-se profissionalmente por meio de treinamentos, cursos e workshops;
  • Treinar para as próximas entrevistas;
  • Utilizar o networking adquirido em experiências profissionais anteriores.

Quais são os benefícios do coaching na vida profissional?

Muitas vezes, até mesmo os melhores profissionais passam por momentos de transição, que lhes impõem dificuldades para encontrar um novo emprego.  Nesses momentos, o coaching se destaca como um poderoso aliado, uma vez que os ajuda a repensar as suas carreiras e a definir as melhores estratégias para conquistar a recolocação.

  • Definição de um plano de carreira

PSC

Entretanto, o processo não se concentra apenas no objetivo atual. Com o auxílio do coaching, o alcance das metas profissionais, em médio e longo prazo, também é incluído no plano de carreira. A intenção, com isso, é que o cliente possa expandir a sua visão de futuro e trabalhar efetivamente para chegar aos resultados que deseja ter em sua vida.

Existem diversos tipos de profissionais, e cada um possui pontos fortes e de melhoria, como também aspectos do comportamento que podem ser melhorados ou mesmo eliminados de seu dia a dia de trabalho.

  • Potencialização de competências técnicas e comportamentais

O coaching tem como objetivo potencializar as chances do coachee (cliente) desenvolver as suas habilidades no que tange a aspectos como: comunicação, gestão de pessoas, gestão de tempo e de processos, relações interpessoais, inteligência emocional, organização, planejamento estratégico, e por aí vai.

O desenvolvimento dessas competências comportamentais é universal, no sentido de que beneficiam a carreira de qualquer pessoa. Além do mais, elas auxiliam o indivíduo a desenvolver as suas competências técnicas, isto é, os conhecimentos e habilidades específicos da sua área de atuação.

  • Autoconhecimento

Nesse sentido, quanto mais o profissional conhece a si mesmo, mais ele tem condições de acessar o seu potencial infinito e demonstrar, na prática, os seus diferenciais em um processo de contratação. Esse empoderamento, proporcionado pelo processo de coaching, aumenta significativamente a autoconfiança, pois revela ao indivíduo capacidades e qualidades novas e que podem ajudá-lo a alcançar o seu objetivo.

Além disso, comportamentos nocivos, pensamentos negativos e crenças limitantes também são identificados e trabalhados, de modo que não mais interfiram nas ações da vida profissional da pessoa. Esse trabalho é essencial, pois, muitas vezes, essas influências negativas são as principais responsáveis pelas demissões dos profissionais ou pela perda de valiosas oportunidades.

  • Organização dos passos da recolocação profissional

O coach é um profissional que consegue orientar o cliente em todos os passos da vida profissional, o que inclui os momentos de recolocação. Esses passos incluem o autoconhecimento, a resolução das crenças limitantes, a definição dos objetivos de carreira e a criação de um plano estratégico para que o cliente enfim alcance a recolocação desejada.

Qual é a área escolhida? Que tipo de cargo a pessoa deseja ocupar? Que tipo de empresa ela está procurando? Será preciso fazer novos cursos? Será necessário atualizar o currículo do profissional? Há alguém na rede de contatos do indivíduo que pode auxiliá-lo nesse processo de recolocação? Ou será melhor adotar uma rotina de estudos para um concurso público? Cada escolha demanda um planejamento específico, a ser organizado em conjunto — entre o coach e o coachee.

Conclusão

A recolocação profissional é um momento delicado da carreira de uma pessoa, pois é uma fase de transição, marcada pela ansiedade para encontrar uma nova oportunidade. Por isso, é essencial que esse momento seja conduzido com inteligência emocional, com autoconhecimento e com muito planejamento estratégico — pilares tão essenciais no processo de coaching voltado à carreira.

Ao rever os seus comportamentos e abrir-se às mudanças reais e duradouras propostas pelo coaching, o profissional multiplica as suas chances de conquistar um novo emprego e também tem a possibilidade de crescer como ser humano.

Dessa forma, invista em uma formação em coaching! Faça o Professional & Self Coaching – PSC, conquiste um novo emprego e alcance resultados extraordinários na sua carreira!

E você, ser de luz, já passou por algum momento de recolocação profissional? Como foi a sua experiência? Deixe o seu comentário no espaço a seguir, pois a troca de vivências pode ser útil para muita gente. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!