Voltar

Múltiplas Inteligências – Quais os tipos de inteligência podemos desenvolver

Publicado em | 0 comentários
infográfico de cérebro humano e diferentes habilidades

Doggygraph / Shutterstock Segundo a Teoria das Múltiplas Inteligências, desenvolvida pelo psicólogo cognitivo Howard Gardner, o ser humano possui oito tipos de inteligência.

De acordo com a Teoria das Múltiplas Inteligências, desenvolvida pelo psicólogo, neurologista e especialista em educação da Universidade de Havard, Howard Gardner, existem diferentes tipos de aptidões humanas e não uma só, embora grande parte das pessoas tenha uma mais proeminente do que a outra.

A teoria revolucionou as áreas da Psicologia e Pedagogia na década de 1980. Isso porque até então, a inteligência era avaliada pelos testes de QI (Quoeficiente de Inteligência). A técnica, elaborada pelo psicólogo francês Alfret Binet para medir o desempenho escolar de crianças, identifica a capacidade de dominar o raciocínio que hoje se conhece como lógico-matemático. Como o cientista considerava o aprendizado de números mais difícil do que o de palavras, avaliá-lo seria um ótimo parâmetro para destacar os alunos mais inteligentes.

Esse cenário mudo com a teoria de Gardner, que propunha a existência de mais inteligências baseado no fato de que cada parte do cérebro processa um tipo de informação e nas habilidades e fraquezas individuais. São elas: linguística, lógico-matemática, espacial, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal, naturalística e musical. Cada pessoa se destaca mais em um ou mais tipos de acordo com sua genética e experiências de vida.

São raros os casos de pessoas que possuem todas essas habilidades bem desenvolvidas. Uma das exceções mais conhecidas é o cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico e poeta Leonardo da Vinci.

Conheça os exemplos de inteligências múltiplas e descubra quais você tem em maior ou menor proporção.

TIPOS DE INTELIGÊNCIA

Dream Perfection/Shutterstock

O ser humano possui múltiplas aptidões e não uma só.

LINGUÍSTICA

Diz respeito à facilidade de dominar o idioma nativo e se comunicar de forma eficaz com os outros. Esse tipo de inteligência não está somente relacionado à comunicação oral e escrita, mas também à linguagem gestual, corporal, dentre outros tipos. Pessoas com essa modalidade bem desenvolvida são hábeis em transmitir ideias, negociar, ensinar, motivar e convencer o outro, sendo habilidades muito comuns em políticos, poetas, escritores, jornalistas, por exemplo.

LÓGICO-MATEMÁTICA

Como já vimos, a inteligência lógico-matemática é a referência para detectar o grau de inteligência de uma pessoa nos testes de QI. Para a Teoria das Inteligências Múltiplas, ela é apenas mais uma das habilidades humanas. As palavras de ordem de indivíduos com esta inteligência mais desenvolvida são: padrão, ordem e sistematização. Isso significa que pessoas com inteligência lógico-matemática possuem boa capacidade de raciocínio indutivo e dedutivo, possibilitando a resolução de problemas complexos envolvendo números e padrões abstratos. Cientistas, economistas, engenheiros e matemáticos são alguns dos profissionais que se destacam por terem essa capacidade mais aperfeiçoada.

ESPACIAL

Trata-se da habilidade de visualizar e manipular os espaços mentalmente, de forma exata. As pessoas que possuem essa capacidade, observam o mundo e os objetos em diferentes perspectivas com mais facilidade. Arquitetos, artistas visuais e outros profissionais que trabalham com a criatividade fazem parte desse grupo, uma vez que criam seus projetos e obras em suas mentes antes de transpô-los para a realidade material.

CORPORAL-CINESTÉSICA

Esta habilidade consiste no total domínio do corpo e em seu uso integral ou parcial como ferramenta para expressar sentimentos. Podemos reconhecer essa autoconsciência corporal nos atletas, dançarinos e artistas cênicos ou circenses, que se destacam por utilizar bem sua capacidade física.

INTERPESSOAL

Pessoas que têm essa habilidade mais desenvolvida costumam interpretar gestos, objetivos e palavras subentendidos no relacionamento com os demais. Elas também têm mais facilidade em identificar e compreender os problemas e sentimentos alheios, comunicando-se adequadamente em cada situação. Psicólogos, advogados, educadores e pessoas com inclinação para liderança costumam ter essa capacidade mais desenvolvida, a qual pode ser classificada como inteligência social.

INTRAPESSOAL

As pessoas com essa inteligência mais desenvolvida possuem facilidade de identificar e compreender as suas próprias emoções, ideias, valores e motivações. Dessa forma, conhecem bem seus pontos fortes e fracos, utilizando-os para alcançar os seus objetivos. Elas não perdem tempo com atividades que estão além de suas competências e enxergam o sucesso como resultado de seu esforço e persistência. Com isso, focam-se melhor nas atividades que desempenham, resolvem conflitos mais rapidamente, são determinadas e, geralmente, autodidatas.

O autoconhecimento é a chave para aprimorar a inteligência intrapessoal. Nessa perspectiva, o processo de Coaching é um excelente aliado, uma vez que auxilia a desenvolver maior conexão consigo mesmo.

NATURALÍSTICA

Este tipo de inteligência está ligado diretamente à capacidade de se relacionar com o meio ambiente como parte integrante dele. A habilidade permite identificar plantas, animais e os benefícios de cada um deles com mais facilidade.

MUSICAL

Esta inteligência está presente nos músicos, e pode ser facilmente percebida por meio de sua sensibilidade para reconhecer e produzir diferentes tipos de sons, ritmos e timbres sonorosos, bem como para compor e reproduzi-los.

Vale ressaltar, por fim, que não existe uma inteligência melhor ou pior que a outra. Cada uma delas é especial e atende a necessidades específicas. Se você deseja evidenciá-las ainda mais, procure ajuda do Coaching, e seus resultados serão ainda mais extraordinários.

E você, já identificou os seus tipos de inteligência? Comente abaixo!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!