Já citamos em outros artigos, mas não custa repetir: todas as pessoas, sem exceção, enfrentam problemas. A diferença está na forma com que as pessoas lidam com os seus problemas. Enquanto alguns reclamam e se tornam verdadeiros críticos (e até pessoas tóxicas!), podemos dizer que outros são hábeis em encarar e resolver os mais variados problemas. Essas pessoas costumam enfrentar as suas adversidades de frente, ao invés de deixá-las se transformarem numa verdadeira bola de neve.

Ter a capacidade de resolver problemas, de forma assertiva, é uma capacidade diretamente ligada ao desenvolvimento da nossa inteligência emocional. Esse componente é essencial para fazer uma análise correta da situação e escolher as melhores maneiras de conduzir seu desfecho.

Pessoas reativas, que agem de maneira impulsiva, são aquelas que também têm mais dificuldades quando o assunto é resolver os seus dilemas. Nesses casos, na maioria das vezes, elas preferem terceirizar as responsabilidades ou deixar que os problemas “se resolvam sozinhos”. Isso é um grande erro! Significa que os problemas ganharão mais intensidade e ficará cada vez mais complicado encontrar uma solução.

Encarar os problemas é uma atitude saudável e madura. Mas, como resolver os problemas de maneira pontual e segura? Continue a leitura para descobrir a resposta para esta pergunta!

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

Não procrastinar

Seja no trabalho, em nossa vida pessoal ou em sociedade, quando um problema surge, não dá para simplesmente fingir que não é com a gente. Quanto mais cedo encararmos a situação, menores serão as suas consequências negativas.

PSC

Muita gente, porém, entra num ciclo de procrastinação, que consiste em adiar o quanto for possível a resolução de um problema, pois a pessoa acredita que haverá um momento futuro em que ela estará mais preparada e disposta. O problema é que esse momento ideal nunca chega. Então, quando percebemos, o problema já tem o dobro do tamanho inicial, e nós temos pouquíssimo tempo para lidar com ele.

Esse processo é angustiante e promove um sofrimento psicológico intenso. Por isso, tão logo os problemas apareçam, não adie a sua resolução. Por difícil que pareça, é melhor do que deitar-se com a angústia e a consciência pesada de ter adiado a adversidade para o dia seguinte.

Desenvolver a inteligência emocional

Por isso mesmo, desenvolver a capacidade de resolver questões pendentes é fundamental. Nesse sentido, se faz necessário desenvolver amplamente a sua inteligência emocional e conhecer as melhores formas de aplicá-la no dia a dia.

A IE, como também é conhecida, representa conhecer a si mesmo e administrar as suas emoções e sentimentos — sejam eles positivos ou negativos — para, desse modo, poder sempre escolher a melhor maneira de reagir a cada situação. Isso também inclui identificar e respeitar a emoção do outro.

Se, por exemplo, você comete um erro no trabalho, e o seu chefe o repreende e chama a sua atenção, o que é melhor: ficar na defensiva, negando o problema, ou assumir a responsabilidade e buscar corrigir a sua falha? Com certeza, é melhor aprender com o seu erro, corrigi-lo e seguir em frente, não é mesmo?

Esta postura demonstra maturidade e capacidade de enfrentar os problemas de frente. Este exemplo se aplica em todos os setores de nossa vida, pois, quanto mais exercitamos a nossa capacidade de reagir aos acontecimentos, mais nos preparamos para lidar com novas dificuldades — o que pode ocorrer na vida pessoal, no trabalho, nos estudos, nos relacionamentos, na família, nas finanças, enfim, em todas as áreas da vida.

Entender os problemas como oportunidades de evolução pessoal

É extremamente saudável buscar outras perspectivas na hora de encarar os problemas. Há pessoas que olham para eles como oportunidades de aprender coisas novas ou como caminhos para desenvolver habilidades importantes. Aliás, você já pensou como seria a sua vida se não existissem problemas?

A princípio, esse cenário pode parecer a vida ideal. Contudo, você não teria desenvolvido nenhuma habilidade intelectual ou emocional até agora. O indivíduo que você é hoje é fruto não apenas do conhecimento que você adquiriu, mas também dos problemas que venceu. Como diz a sabedoria popular, é na adversidade que as pessoas crescem, muito mais do que nos bons momentos.

Existem, também, pessoas que encaram os problemas e buscam formas para solucioná-los com o foco no bem-estar que virá após o fim deles. Se hoje é difícil estudar, amanhã você terá uma carreira mais bem-sucedida em decorrência desses estudos, por exemplo. Assim, o importante é olhar para os problemas, sem interpretá-los como motivos para estagnar na vida. Muitas pessoas perdem muito mais tempo reclamando das adversidades que enfrentam do que buscando soluções para elas.

Conhecer os benefícios do coaching

Nem todos os problemas são iguais, e o impacto que eles causam é bastante particular na vida de cada um. Contudo, existem alguns fatores que funcionam bem na hora de solucionar os problemas. Uma poderosa dica para resolver problemas é sempre focar no positivo, ou seja, buscar visualizar os aprendizados e oportunidades que eles podem lhe trazer. Agir deste modo também diminui a carga negativa imposta por situações e pessoas que nos causam prejuízo e mal-estar.

Nesse sentido, o coaching pode ser um aliado poderoso. Por meio das formações e sessões, é possível desenvolver habilidades e conhecer métodos que farão a diferença na hora de resolver problemas. Alguns exemplos de benefícios da técnica são:

  • Melhorar a sua comunicação;
  • Ter visão sistêmica;
  • Gerenciar o seu tempo;
  • Ter disciplina;
  • Conhecer a si mesmo;
  • Ser mais empático;
  • Ouvir na essência;
  • Ter inteligência emocional.

É comprovado que os sentimentos influenciam diretamente no seu foco.
Clique aqui, faça o nosso teste e descubra qual o seu nível de felicidade!

Não ter medo de pedir ajuda

Por isso, seja qual for o problema que estiver enfrentando, foque em encontrar boas soluções. É importante que você se prepare para encarar as situações. Portanto, fortaleça a sua autoconfiança, a sua autoestima e, sempre que for necessário, peça ajuda para tentar contorná-los. Pense positivo, aja de modo correto e lembre-se: com paciência, calma, criatividade e estratégia, tudo pode ser resolvido. Acredite em seu potencial, querida pessoa!

Sempre que for preciso, converse com as pessoas que têm mais experiência com o assunto referente ao seu problema. Este é o lado bom das diferenças que existem entre as pessoas: cada um pode ajudar o outro com as suas habilidades, e é isso o que nos fortalece enquanto grupo. Portanto, lembre-se de oferecer a sua ajuda a quem dela precisar, mas também de pedir ajuda a quem sabe mais, sem medo ou vergonha.

Que este artigo faça a diferença em sua vida e que você consiga resolver os seus problemas de forma eficaz, madura e inteligente. Agora, compartilhe conosco: como você costuma enfrentar os seus problemas no dia a dia? Tem alguma dica para compartilhar com a gente? Utilize o espaço abaixo para contar a sua forma de lidar com os problemas e também a sua opinião sobre o assunto.

Por fim, se este artigo o ajudou de forma positiva e você acredita que ajudará outras pessoas, compartilhe-o também nas suas redes sociais!

Copyright: 243128575 – https://www.shutterstock.com/pt/g/andreyburmakin