resolver-problemas-dicas

A arte de resolver problemas

Por: José Roberto Marques | Blog | 05 de novembro de 2018

Já disse isso em outros artigos, mas nunca nada repetir: todas as pessoas, sem exceção, enfrentam problemas. A diferença entre as pessoas está na forma que lidam com estes problemas. Enquanto alguns reclamam e se tornam verdadeiros críticos e até pessoas tóxicas, podemos dizer que outros são hábeis em encarar e resolver os mais variados problemas. Estas pessoas costumam enfrentar suas adversidades de frente e encarar as dificuldades, ao invés de deixá-las se transformarem numa verdadeira bola de neve.

Ter a capacidade de resolver problemas, de forma assertiva está diretamente ligada ao desenvolvimento da nossa inteligência emocional. Este componente é essencial para fazer uma análise correta da situação e escolher as melhores maneiras de conduzir seu desfecho.

Pessoas reativas, que agem de maneira impulsiva, são aquelas que também têm mais dificuldades quando o assunto é resolver seus dilemas. Nestes casos, na maioria das vezes, preferem terceirizar as responsabilidades ou deixar que os problemas “se resolvam sozinhos”. Isso é um grande erro! Porque isso significa que os problemas ganharão mais intensidade e ficará cada vez mais complicado encontrar uma solução. Encarar os problemas é uma atitude saudável e madura. Mas, como resolver os problemas de maneira pontual e segura? Continue a leitura para descobrir a resposta para esta pergunta!

A Importância de Saber Resolver os Problemas

Seja no trabalho, em nossa vida pessoal ou em sociedade quando um problema surge não dá para simplesmente fingir que não é com a gente. Quanto mais cedo encaramos a situação, menores serão suas consequências negativas.

Por isso mesmo, desenvolver a capacidade de resolver questões pendentes é fundamental. Neste sentido se faz necessário desenvolver, amplamente, a sua inteligência emocional e conhecer as melhores formas de aplicá-la no dia a dia.

Esta IE, por sua vez, representa conhecer a si mesmo, controlar suas emoções e sentimentos – sejam eles positivos ou negativos – para, deste modo, poder sempre escolher a melhor maneira de reagir a cada situação.

Se, por exemplo, você comete um erro no trabalho e seu chefe lhe repreende e chama sua atenção. O que é melhor: ficar na defensiva, negando o problema ou assumir a responsabilidade e buscar corrigir sua falha? Com certeza, é melhor aprender com seu erro, corrigi-lo e seguir em frente, não é mesmo?

Esta postura demonstra maturidade e capacidade de enfrentar os problemas de frente. Este exemplo se aplica em todos os setores de nossa vida, pois quanto mais exercitamos nossa capacidade de reagir aos acontecimentos, mais nos preparamos para lidar com novas dificuldades e nos sairmos bem.

É extremamente saudável buscar outras perspectivas na hora de encarar os problemas. Tem pessoas que olham para os problemas como oportunidades de aprender coisas novas. Ou como caminhos para desenvolver habilidades importantes. Existem também pessoas que encaram os problemas e buscam formas para solucioná-los com o foco no bem-estar que virá após o fim deles. O importante é olhar sem tornar os problemas como motivos para estagnar na vida. Muitas pessoas perdem muito mais tempo reclamando dos problemas que possui do que na hora de buscar soluções para os mesmos.  

Manter o Foco no Positivo faz toda a diferença

Nem todos os problemas são iguais e o impacto que eles causam é bastante particular na vida de cada um. Mas, existem algumas coisas que funcionam bem na hora de solucionar os problemas. Uma poderosa dica para resolver problemas é sempre focar no positivo, ou seja, buscar visualizar os aprendizados e oportunidades que eles podem lhe trazer. Agir deste modo também diminui a carga negativa imposta por situações e pessoas que nos causam prejuízo e mal-estar.

Neste sentido, o Coaching pode ser um aliado poderoso. Pois através das formações será possível desenvolver habilidades e conhecer métodos que farão a diferença na hora de resolver problemas. Com o Coaching, você aprenderá a:

  • Melhorar a sua comunicação
  • Ter visão sistêmica
  • Gerenciar o seu tempo
  • Ter disciplina
  • Conhecer a si mesmo
  • Ser mais empático
  • Ouvir na essência
  • Ter inteligência emocional

Por isso, seja qual for o problema, foque em encontrar boas soluções. É importante que você se prepare para encarar as situações. Portanto, fortaleça sua autoconfiança, sua autoestima e, sempre que for necessário, peça ajuda para tentar contorná-los. Pense positivo, aja de modo correto e lembre-se: com paciência, calma, criatividade e estratégia, tudo pode ser resolvido. Acredite em seu potencial, querida pessoa!

Espero que este artigo faça a diferença em sua vida,querida pessoa. Que você consiga resolver seus problemas de forma eficaz, madura e inteligente. Agora, me conte:como costuma enfrentar seus problemas no dia a dia? Tem alguma dica para compartilhar com a gente? Utilize o espaço abaixo para contar a sua forma de lidar com os problemas e também a sua opinião sobre o assunto. Se este artigo te ajudou de forma positiva e você acredita que ajudará outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

 

Copyright: 243128575 – https://www.shutterstock.com/pt/g/andreyburmakin

Deixe seu Comentário: