Mcherevan/Shutterstock Escrever sua autobiografia é reconhecer e honrar, respeitar sua própria história

As Etapas do Desenvolvimento Humano ou Biografia Humana

Ao observarmos o ser humano em seu processo de desenvolvimento, perceberemos que este se dá em ciclos, geralmente marcados por acontecimentos significativos no campo biológico ou psicológico. Desde o nascimento, vemos profundas transformações relacionadas com o crescimento e desenvolvimento psicológico e neuropsicomotor.

Podemos citar a transformação do bebê em uma criança com pensamento lógico, sentimentos, vontade própria e muita agilidade. Mais tarde, os jovens atingem a puberdade, e esse momento é marcando por um amadurecimento biológico, na fase adulta, geralmente buscam a sua independência da família.

O ciclo da vida continua e a alma humana vai se transformando concomitantemente ao seu corpo físico-biológico, à medida que sua identidade vai se formando, a individualidade, vai se solidificando.

A partir de um olhar mais amplo sobre os ciclos de vida, percebemos que o início é marcado por muita vitalidade física e pouca consciência; em seguida, passamos por um período com maior desenvolvimento emocional e a “apropriação do mundo”, seguido geralmente por uma fase de maturidade, sabedoria e desenvolvimento de consciência social, mas com baixa vitalidade. No fim da vida há um “desprender-se do mundo”.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”,
é um presente!

Antroposofia

Através do estudo da Antroposofia, ciência que estuda vários aspectos físicos, emocionais e biológicos do ser humano, introduzida no início do século XX pelo austríaco Rudolf Steiner, traz em sua essência a ampliação do conhecimento obtido através do método científico convencional, assim como sua aplicação em quase todas as áreas da vida humana.

PSC

“Antes de julgares a ‘minha vida’ ou meu ‘caráter’… Calça os meus sapatos e percorre o caminho que eu percorri, vive as ‘minhas tristezas’, as ‘minhas dúvidas’, as ‘minhas alegrias’. Percorre os anos que e eu percorri, tropeça onde eu tropecei e levanta-te assim como eu o fiz! Cada um tem a sua própria história! E então, só aí poderás ‘Julgar-me!”. Sabias palavras de Mario Quintana, sobre as quais devemos refletir.

O que seria da sua vida, da pessoa que você é hoje, se não tivesse ao longo do tempo, se permitido fazer escolhas, acertando e errando. Contudo, é importante destacar o valor do erro como alavanca para aprendizagem, a partir dos erros, da transcendência da dor e do desenvolvimento de um poderoso processo de autocura.

Sabendo de suas crenças, dos seus valores, habilidades e conhecimentos, o que você tem a dizer sobre você? É preciso ter clareza do modo como nos posicionamos no mundo, que por consequência, formam sua identidade, o nível do senso do eu. Ele é decorrente das crenças, sonhos e cultura do indivíduo. A identidade, por meio dos nossos papéis, relaciona-se assim com a missão do indivíduo e o seu senso de si mesmo.

Tipicamente, uma determinada identidade ou papel é expresso em termos de diversos sonhos, valores e crenças. Estas, por sua vez, são suportadas por uma gama maior de conhecimentos e habilidades, necessários para manifestar determinados valores e crenças.

A partir da visão antroposófica, o Eu humano tem uma trajetória; desenvolve uma história individual, única: a sua biografia. Escrever uma biografia é escrever a história da vida de uma determinada pessoa. É a descrição dos fatos particulares, que falem sobre acontecimentos marcantes, com dados precisos, incluindo nomes, locais e datas dos principais acontecimentos.

Neste momento, nossa proposta é te levar para escrever a própria história, reproduzir mentalmente fatos e momentos importantes e ordená-los em uma linha cronológica de modo que ela amplie suas percepções acerca das crenças e dos valores que norteiam suas ações conscientes.

5 Dicas Poderosas Para Você Escrever sua Autobiografia

Yulia Grigoryeva/Shutterstock
  1. O Poder da sua História – Permita-se verdadeiramente honrar e respeitar cada parte de sua história, todos os momentos mágicos e transcendentais, assim como os momentos de dificuldades e incongruências, são eles que certamente te ajudam e te ajudaram a ser a pessoa que você é hoje. Antes de começar, quebre seus preconceitos e acredite que a sua história pode ser muito mais interessante do que você acredita.Reflita profundamente sobre a história que você conta da sua história e lembre-se, que este é seu sistema de crenças sobre si mesmo e que o seu sistema funciona de acordo com essas percepções.
  1. Hora de Mexer no Baú de Memórias – Para escrever sua autobiografia, lance mão das suas memórias visuais, olfativas, táteis de tudo aquilo que já viveu. Uma boa dica é tentar lembrar o máximo que puder sobre sua vida e anotar aquilo que considera mais interessante. Use a ferramenta “Montando sua Autobiografia”.
  1. Lembre-se dos Detalhes – Embora você saiba que uma autobiografia deve conter os acontecimentos mais importantes da sua vida, lembrar-se dos detalhes, é o que dará vida a este processo que nossa ferramenta propõe. Relate as curiosidades da sua família, como é ou era o relacionamento com seus primos, irmãos, pais e tios, etc.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

  1. Passe Por Todas as Etapas – Desfrute de cada momento, viva ou reviva intensamente tudo o que tiver que viver ou sentir. Aniversários, festas, primeira vez que andou de bicicleta, que foi à escola, o primeiro dente que caiu, a primeira paixão, momentos marcantes em qualquer etapa da sua vida. Seja específico, lembre detalhes do seu crescimento, as experiências que passou até chegar ao que você é hoje. Muito do que você é hoje foi formado na sua infância. Lembre-se disso.
  1. Sua Cultura– O modo como você vive atualmente, se comporta, o que você gosta e até mesmo o que não gosta. Tudo isso deve estar presente na sua autobiografia. Considere suas preferências musicais, literárias, seus alimentos favoritos, para quais lugares você gosta de sair, deste modo sua autobiografia contará a realidade sobre você.

Inspire-se e comece agora a escrever a biografia da sua vida. Orgulhe-se de quem você é e seja o personagem principal da sua história. Permita-se!