Voltar

Metáfora “O Nome”

Publicado em | 0 comentários

Rodimov/Shutterstock Estar atento à importância de todas as pessoas é sinal de respeito

Em uma respeitada faculdade, havia um professor muito competente que vez ou outra surpreendia seus alunos. Porém, em certa ocasião, a surpresa causada por ele envolvia, no fundo, uma grande lição.

Seu ensinamento se deu em forma de indagação, incluída numa prova que aplicou em sua turma. Todos os alunos respon­deram à avaliação, um questionário, e a última pergunta do exa­me era a seguinte:

“Qual o primeiro nome da mulher que faz a limpeza da faculdade?”

Depois de se esforçarem para responder todas as questões sobre a matéria, essa atitude do professor pareceu ser aos alunos, sinceramente, uma piada. Todos já tinham visto tal mulher várias vezes. Ela era alta, cabelo escuro, lá pelos seus 50 anos, mas… qual seria o primeiro nome dela?

Quase todos entregaram o teste deixando essa questão em branco. Alguns chutaram dizendo “Dona Maria” ou outro nome qualquer. Um dos alunos, pouco antes da aula terminar, perguntou se a última pergunta do teste valeria nota.

— É claro! – respondeu o professor.

Então, o educador explicou:

— Na sua vida, na sua carreira, você encontrará muitas pessoas. Todas têm seu grau de importância. Não julgue que os professores ou o diretor da faculdade sejam mais importantes que a mulher que faz a limpeza. Ela merece sua atenção, mesmo que seja apenas com um sorriso ou um simples “olá”.

Todos os alunos, depois dessa prova, passaram a conhecer a Célia! E também passaram a prestar mais atenção em todas as pessoas de seu convívio.

Moral da História – Essa metáfora nos desperta para a forma como atribuímos mais ou menos importância às pessoas com as quais convivemos ou que passam por nossa vida.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!